COLEÇÕES

Internacional Comunista

Identificação:

Denominação: INTERNACIONAL COMUNISTA
Sigla: (INT COM)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1922
Data Limite Final: 1928
Quantidade: 4 pastas

Contextualização:

História Administ./Biografia: O socialismo, no século XIX, manifesta-se não apenas no campo teórico. A prática encontra-se espelhada nas organizações e nos congressos operários, especialmente aqueles conhecidos como "Internacionais". A Internacional ou Primeiro Congresso da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) reuniu-se de 1864 a 1876.
As dificuldades da I Internacional foram grandes: pouca representatividade dos grupos operários, discussões acaloradas entre anarquistas e comunistas. Enquanto Marx afirmava a necessidade de um período de "ditadura do proletariado" para se chegar ao comunismo, os anarquistas argumentavam que todo Estado é opressor, acreditando que se poderia passar diretamente do capitalismo ao comunismo. A prova de fogo de I Internacional foi a revolução de 1870 na França, à qual se seguiu a instalação da Comuna de Paris. Na Comuna, foi tentada uma ampla democracia (funcionários eleitos por sufrágio universal, revogabilidade dos cargos e mandatos a qualquer momento , fim do exército e criação de milícias populares, determinação de que o salário dos representantes não poderia ser maior do que o de um operário qualificado, etc.), mas a oposição dos setores burgueses e conservadores levou a uma violenta repressão. A partir daí, os participantes da I Internacional passaram a ser duramente perseguidos.
Em 1872, os anarquistas foram expulsos da I Internacional, cujo Conselho foi transferido para Nova York, onde se decidiu pelo seu fechamento, em 1876.
Em 1891, surgiu a II Internacional, na qual os socialistas passaram a aceitar a idéia de que, ao invés da luta armada, era possível alcançar os objetivos do socialismo por meio de eleições, nas quais os trabalhadores chegariam ao poder pela maioria eleitoral e parlamentar. Surgia, então, uma facção do marxismo denominada "revisionista", que pregava uma revisão das teses de Marx, pois com o desenvolvimento do capitalismo, havia condições para que o operariado pudesse assegurar seus direitos e bens, sem impedir a liberdade das pessoas e sem ter de implantar a "ditadura do proletariado".
A Revolução Russa de 1917, liderada por comunistas, implantou o regime socialista soviético, que, gradativamente, foi se propagando para outros países: China, Alemanha Oriental, Polônia, Hungria, Cuba, Iugoslávia, Thecoslováquia, Romênia, Bulgária, Argélia, Angola, etc.
Em 1919, instituiu-se a III Internacional, em meio a um socialismo dividido: a ala extrema (comunista), que se isolara do resto do mundo, e a ala moderada, representada por várias correntes.
Em 1938, foi criada a IV Internacional, conhecida também como a "trotskista", porque nela se destacou o grupo liderado por Trotsky. Líder da revolução russa de 1917, junto com Lenin, Trotsky defendia alguns pontos básicos como: teoria da revolução permanente, necessidade de democracia dentro do partido, independência política dos trabalhadores com relação ao Estado e a necessidade da criação e manutenção de uma "frente única" de trabalhadores.
As internacionais socialistas tinham como objetivos dotar o Movimento operário internacional de uma consciência de classe e elaborar um programa de ação comum aos trabalhadores de todos os países industrializados. Chegaram ao fim em 1943, quando a União Soviética, por meio da direção da própria Internacional Comunista, avisa a todos os Partidos Comunistas que a organização estava extinta.
Os documentos que constituem a Coleção foram coletados no Institut Maurice Thorez, de Paris (França), pela Profa. Yara Aun Khoury, do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC/SP, e doados ao Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica - NDPH do Departamento de História da PUC/SP, em data desconhecida.
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram integrados ao acervo da CEDIC, quando da incorporação a ela do NDPH, em 1986.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de reproduções de boletins sobre congressos da Internacional Comunista, publicações sobre a Internacional e seu programa.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)
. Listagem de Acervo do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica - NDPH do Departamento de História da PUC/SP. São Paulo, NDPH, s.d.

Notas:

Notas:



 
Busca
 
Filtros
   
Não é cadastrado? Clique aqui e cadastre-se
 

Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira, das 9:30h às 17h

Entre em contato conosco através do nosso e-mail: cedic@pucsp.br

Para obter mais informações sobre o CEDIC, clique aqui

 

Endereço: Rua Monte Alegre, 1104 - Perdizes
Cep: 05014-001
São Paulo - SP - Brasil

Telefone(s): 55 11 3872-8323/7461
Telefax: 55 11 3872-8323/7461, ramal 209

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Design: DTI-NMD
PUC-SP Página Inicial