INFORME SOBRE GRIPE SUINA

O que é gripe suína?

É uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza tipo A/ H1N1 capaz de infectar humanos, e que se propaga de pessoas para pessoas.

Etiologia – subtipo do vírus da Influenza A/H1N1.

Modo de transmissão - a doença é transmitida de pessoa para pessoa, principalmente, através de tosse ou espirros; pode também ser transmitida através de contato com objetos contaminados. Não é transmitida por meio da ingestão de carne de porco ou produtos derivados.

Período de transmissão - os sintomas podem iniciar no período de 3 a 7 dias após contato com o vírus, principalmente em locais fechados.

Sintomas - semelhantes aos sintomas de uma gripe comum: febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares e no corpo, falta de ar, cansaço; podem ocorrer diarréia e vômitos.

Diagnóstico – é feito através dos sintomas clínicos, laboratorial e de contato com o vírus em países onde está havendo um grande número de casos da doença.

Vacina - Não existe vacina contra o vírus A/H1N1. Pesquisas estão em andamento em alguns países. A vacina contra a gripe comum não protege contra a gripe A/H1N1.

Casos suspeitos – são considerados, como casos suspeitos, as pessoas que apresentarem febre alta de maneira repentina (acima de 38º C) e tosse, podendo ainda ser acompanhadas de um ou mais dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor muscular, dores articulares, ou falta de ar e ter apresentado sintomas até 10 dias após voltar de viagem no exterior, de países que estão apresentando casos de Influenza A/H1N1; ou ter tido contato próximo, nos últimos 10 dias, com uma pessoa considerada como caso suspeito de Influenza A/H1N1.

Orientação para casos suspeitos – procurar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima e informar o roteiro da viagem ao profissional de saúde.

Recomendações das autoridades de saúde em relação à Influenza A (H1N1).

Aos viajantes que se destinam aos paises afetados:
• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
• Evitar locais com aglomeração de pessoas.
• Evitar contato direto com pessoas doentes.
• Não compartilhar alimentos, copos toalhas e objetos de uso pessoal.
• Evitar tocar os olhos, nariz e boca.
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
• Se apresentar sintomas, procurar assistência médica.

Aos viajantes que estão voltando de viagens internacionais:

Viajantes procedentes de outros países, independente de ter ou não casos confirmados, que apresentarem (os viajantes) alguns dos sintomas da doença até 10 dias após saírem dessas áreas afetadas, devem:
• Permanecer em casa durante 10 (dez) dias, utilizando máscara cirúrgica descartável.
• Não vá ao trabalho ou à escola.
• Meça sua temperatura três vezes ao dia.
• Fique atento para o surgimento de tosse.
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
• Cubra o nariz e boca quando tossir ou espirrar
• Lavra as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
• Manter o ambiente ventilado.
• Evitar contato próximo com pessoas.

Países com maior número de casos de Influenza A/H1N1 - Gripe suína:
Estados Unidos, México, Austrália, Argentina e Chile.

Referências:
• Ministério de Saúde – Secretaria de Vigilância em Saúde – Gabinete Permanente de Emergências de Saúde Pública - 2009
• Informe sobre a gripe causada pelo novo Vírus Influenza A/H1N1
• Sociedade Brasileira de Infectologia e Associação Médica Brasileira - 2009