Pontificia Universidade Católica de São Paulo

Quem Somos

O grupo de pesquisa TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: PROCESSOS EDUCACIONAIS foi formado por professores e estudantes (de iniciação científica e de pós-graduação) para conduzir a pesquisa "Perfil da Religiosidade do Jovem Universitário – um estudo de caso na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo".

A partir de Georg Simmel, nosso grupo conceitua a religiosidade como "uma faculdade humana, história e culturalmente determinada, de elaborar sentidos para a totalidade da existência".

Tal como outras dimensões humanas, a religiosidade é educável, desde que suas características sejam compreendidas. Altamente empoderados, graças a sua escolaridade, posição social, renda familiar, herança cultural e cultura urbana, e dispondo de várias fontes de elaboração de sentidos para sua existência, nossos sujeitos apresentam maior autonomia frente à religião.

Assim, nosso objetivo é compreender como ocorre a experiência religiosa (formal e não-formal) em sujeitos nessas condições. O grupo e a pesquisa nasceram da docência de uma disciplina que lida com temas filosóficos e teológicos e é lecionada na PUC-SP desde os anos 1970.

Esse período foi polarizado pela ditadura militar e pela resistência de instituições da sociedade civil, entre elas a Igreja Católica, então liderada em São Paulo por D. Paulo Evaristo Arns, arcebispo da cidade e grão-chanceler desta universidade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Designer: DTI-NMD