O Projeto Educação para Sustentabilidade, criado e coordenado pelo NEATS – núcleo do âmbito do Programa de Estudos Pós-graduados de Administração da PUC-SP - é fruto de um convenio entre a Fundação São Paulo e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo com recursos do FEMA.
O NEATS - NÚCLEO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR é um núcleo interdisciplinar de pesquisa, formação e consultoria, criado em 1998, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-SP, que congrega professores, alunos da pós-graduação e da graduação em Administração e de outras áreas do conhecimento como Direito, Ciências Sociais, Serviço Social, Psicologia e Economia, além de outros profissionais envolvidos com o Terceiro Setor. Sua missão é produzir e difundir conhecimento interdisciplinar sobre o Terceiro Setor, contribuindo para o desenvolvimento dos diferentes segmentos da sociedade civil.
Com esse objetivo desenvolve estudos, pesquisas e projetos relativos ao Terceiro Setor e às políticas sociais, realiza reuniões mensais, cursos, seminários e debates que contribuam para a formação e capacitação de profissionais envolvidos com o setor, visando à promoção da cidadania, da responsabilidade social, do desenvolvimento socioeconômico e ambiental, para a construção de uma sociedade mais democrática e mais justa.
O NEATS acredita que:
A Educação para Sustentabilidade deve ser tratada como um tema transversal a todas as áreas do conhecimento.
Todo profissional, independente de sua área de atuação, precisa estar sensibilizado e, mais do que isso, comprometido com o desenvolvimento sustentável.
Faz parte do papel da universidade envidar esforços para que a futura prática profissional dos alunos venha a refletir um claro posicionamento de defesa da causa socioambiental.
Tão importante quanto a formação complementar dos alunos da Universidade é que esse próprio processo já renda frutos em curto prazo, mediante a adequada multiplicação desse conhecimento a toda comunidade.
A multiplicação desse conhecimento é um ciclo em que o aluno aprende enquanto ensina e ensina enquanto aprende.
A utilização de um jogo para facilitar a interação universidade – comunidade apresenta vantagens seja em termos da criação de uma ferramenta efetiva, seja em termos de estimulo à participação da comunidade, de forma lúdica e integrada.
A vocação da PUC é executar ações de origem acadêmica com orientação comunitária, expressando a responsabilidade social na orientação da produção do conhecimento.
A Carta da Terra é o documento síntese da Sustentabilidade e fonte de inspiração para ação.
É papel do NEATS ajudar a fomentar a inclusão do enfoque da Sustentabilidade no âmbito acadêmico e ao mesmo tempo, atender ao chamado à ação da Carta da Terra.
OBJETIVOS do PROJETO EDUCAÇÂO PARA SUSTENTABILIDADE
O objetivo geral do projeto é capacitar universitários em sustentabilidade, fornecendo um jogo socioambiental como instrumento para multiplicação desse conhecimento para outros públicos na cidade de São Paulo.
Objetivos Específicos
Formatar material didático para capacitação de jovens para a educação socioambiental, num modelo de formação transdisciplinar;
Identificar e formar multiplicadores para realizar o treinamento em sustentabilidade socioambiental;
Criar jogo que facilite a integração com a comunidade, capaz de transmitir conhecimentos sobre sustentabilidade socioambiental;
Capacitar facilitadores para intervenções de educação para sustentabilidade socioambiental mediadas e facilitadas pelo jogo.
CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Abril 2011 a março 2012
Etapas |
Meses |
Abr |
Mai |
Jun |
Jul |
Ago |
Set |
Out |
Nov |
Dez |
Jan |
Fev |
Mar |
Formatação de capacitação |
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Recrutamento e seleção dos candidatos a multiplicadores |
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Criação do jogo |
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Capacitação dos multiplicadores |
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Produção do jogo |
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Aplicação na comunidade |
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Avaliação e validação |
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PERCURSO DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES
A formação, no âmbito do presente projeto, consta de 100 horas de atividades programadas, sendo:
84 horas de curso em 14 encontros aos sábados
4 horas de orientação de trabalhos
12 horas de aplicação do jogo, conforme disponibilidade de espaço e agenda
Fazem parte da capacitação a apresentação, ao final do projeto, de um trabalho de conclusão de curso realizado em grupo e a participação em fóruns / blog do projeto, conforme disponibilidade.
PROGRAMA DO CURSO
Data, horário e local:
Encontros aos sábados, de 06 de agosto a 12 de novembro de 2011, das 9h às 16h, no campus Perdizes da PUC-SP.
Metodologia:
No período da manhã serão ministradas aulas participativas sobre os principais temas da Sustentabilidade, em seus aspectos econômico, social e ambiental.
No período da tarde terão lugar oficinas sobre os temas apresentados, desenvolvidas a partir dos quatro pilares da Educação, preconizados pela UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Certificação:
Certificado de conclusão de curso emitido pela PUC-SP.
O aluno poderá requerer a contabilização das horas do curso como parte das atividades extracurriculares, de acordo com as exigências do curso que esteja frequentando.
Equipe docente:
Prof. Dr. Luciano A. Prates Junqueira – coordenador geral do projeto
Prof. Dr. Ladislau Dowbor
Prof. Dra. Maria Stela Santos Graciani
Prof.ª Maria de Fátima D. C. Alexandre
Prof.ª Maria Magdalena Vila Uribe (Magda Vila)
Professores convidados
Pesquisadores e voluntários do NEATS
Agenda dos encontros:
EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE
CURSO DE CAPACITAÇÃO
Módulo |
Data |
Conteúdo |
Professores |
Módulo 1
marco geral de sustentabilidade |
06/ago |
Sustentabilidade em seus aspectos econômico, social e ambiental |
Ladislau Dowbor |
Integração da turma, definição de grupos e trabalhos, acordos |
Fátima Alexandre/Magda Vila |
13/ago |
Desafios metodologicos da sustentabilidade |
Luiz Carlos Beduschi
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Interdependência, individuos e redes sociais |
Fátima Alexandre / Magda Vila |
20/ago |
Perspectivas e desafios da sustentabilidade no Brasil |
Helena Ribeiro
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Educar para a sustentabilidade |
Marcia Guerra |
27/ago |
A Sustentabilidade na globalização hegemonica e contra-hegemonica
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Luiz Eduardo Wanderley
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Acordos, feedback, conflitos e cultura de paz
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Fátima Alexandre / Magda Vila |
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Módulo 2
panorama de crises e oportunidades |
03/set |
Nova economia |
Ladislau Dowbor |
Desafios na prática, stakeholders e responsabilidade social |
Fátima Alexandre / Magda Vila |
10/set |
Stakeholders e dialogo de multiplas partes
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Fátima Alexandre / Magda Vila |
Oficina de furoshiki
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Sofia Kamatani
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24/set |
Preservação de recursos naturais |
Ricardo Lopes Crispino |
Visita guiada ao Parque do Carmo
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Valdson Fraga de Oliveira |
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Módulo 3
mudando paradigmas |
01/out |
Participação e mobilização social |
Maria Stela Graciani |
Participação, articulação social e os espaços democraticos
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Marcia Guerra
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08/out |
Educação e comunicação para sustentabilidade |
Dal Marcondes
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Oficina de moeda social |
Fátima Alexandre |
15/out |
Gestão de projetos socioambientais |
Leticia S. Camargo / Eric Deblire
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Gerenciamento do Risco Ambiental em Programa Educação Sustentab.
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Icaro A. Cunha |
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Módulo 4
preparando a intervenção |
22/out |
Carta da Terra |
Rose Inojosa / Julia Tomchinsky |
World café na UMAPAZ |
Fátima Alexandre / Magda Vila / Edson Rodrigues Passos |
29/out |
Uso de jogos em desenvolvimento de pessoas |
Felipe Vila / Denis Elias |
Oficina do jogo do projeto |
Felipe Vila / Denis Elias |
05/nov |
uso do jogo para sensibilização para sustentabilidade |
Felipe Vila / Denis Elias |
oficina do jogo do projeto |
Felipe Vila / Denis Elias |
19/nov |
reunião com coordenação, orientação dos trabalhos |
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Avaliação e transformatura |
Fátima Alexandre / Magda Vila |
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12 horas |
a definir |
aplicações de jogos |
Multiplicadores |