A pesquisa denominada O currículo da escola do século XXI – integração das TIC ao currículo: inovação, conhecimento científico e aprendizagem, foi financiada pelo edital PROUCA 2010 do CNPq, CAPES e MEC e desenvolveu-se no período de setembro de 2011 a setembro de 2013. Teve como objetivo principal identificar as contribuições e dificuldades das ações de formação e das práticas realizadas nas escolas participantes do Projeto UCA, as mudanças no currículo e nas práticas educativas, os indícios de inovação educativa. Também se propôs a desenvolver ações de formação contextualizada que pudessem impulsionar o uso do laptop de modo a trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo. A proposta partiu das evidências identificadas nas escolasCE Prof Marcelon Dorneles CE Roque Romeu Ramos CEM Profª Neyde Tonanni Marão EE Beira Rio EE Presidente Costa e Silva EE Prof. Antonio Carlos Nobre EMEF Gov. André Franco Montoro onde se desenvolviam o Projeto UCA |
e a formação de seus educadores era de responsabilidade direta da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), da Universidade Federal de Goiás ou da Universidade Federal de Tocantins. A metodologia teve como base a análise documental e a pesquisa de campo em escolas com os procedimentos: análise documental, registro de observação, diário reflexivo, entrevista, questionário, grupo focal e narrativa. Os resultados obtidos estão retratados em vasta produção científica, como teses, dissertações e artigos, difundidos nacional e internacionalmente, com destaque para: as contribuições, dificuldades e os impactos no currículo identificados nas práticas |
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com o uso do laptop sob o olhar de gestores, professores, especialistas alunos e pais; os impactos no currículo que evidenciam mudanças com indícios de inovação educativa; as necessidades emergentes de formação que contribuíram com a construção de práticas significativas com o uso do laptop; as características da mobilidade e das diferentes linguagens (escrita, imagética, musical, fílmica, teatral...) reconhecidas nas atividades realizadas (na escola ou fora dela) com o uso do laptop; o apoio e a preparação do professor para a seleção de material didático digital e outros recursos do laptop ou da web, segundo os objetivos pedagógicos e as condições contextuais. |
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