Página Inicial Apresentação

Apresentação

"Desafios Contemporâneos na Prática Científica"

A Pró-Reitoria de Graduação e a Coordenação do Comitê Institucional de Iniciação Científica cumprimentam os participantes do 20º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP, uma instituição comprometida com o enfrentamento dos desafios do ensino superior brasileiro e que, dada a sua reconhecida qualidade acadêmica, é apontada pelo Ministério da Educação como a melhor universidade particular de todo o estado de São Paulo e a segunda melhor do Brasil. E isto se deve, muito especialmente, à articulação entre pesquisa–ensino–extensão, aqui praticada com excelência.

O tema deste 20º Encontro – Desafios Contemporâneos na Prática Científica – emergiu da própria natureza da grande maioria das pesquisas a serem apresentadas este ano. Esse tema é particularmente relevante para o mundo de hoje, que, cada vez mais, necessita de urgentes transformações, as quais exigem uma sólida formação científica, educacional e profissional, aliada ao senso de responsabilidade social.

A PUC-SP, com seus docentes, alunos e funcionários, se compromete com esse fazer transformador e, para isso, não poupa esforços para solidificar e ampliar seu Programa Institucional de Iniciação Científica. O 20º Encontro de Iniciação Científica ultrapassa os limites das investigações que o constituem, criando oportunidades também para que vários cursos coloquem em prática os saberes teóricos e laboratoriais, previstos em seus componentes curriculares.

Neste 20º Encontro, serão apresentados pelos alunos os resultados de 319 pesquisas, na forma de pôsteres e banners, bem como de exposição oral em salas de aula, em 44 Sessões de Comunicações Coordenadas de caráter interdisciplinar.

Parabenizamos a todos os participantes, estudantes, bolsistas, professores orientadores, membros do Comitê Externo na avaliação dos projetos e do Comitê Institucional do PIBIC no acompanhamento de todas as pesquisas, e a todos os colaboradores do 20º Encontro.

 
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
DTI-NMD