Página Inicial | Voltar



Em agosto de 1980 surgia o numero zero da Revista Projeto - Historia, com o objetivo de divulgar trabalhos de professores e alunos do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP. No ano de 2005 editamos seus números 29 e 30, intitulados respectivamente: Guerra, Império e Revoluções e América, estando em editoração o número 32 – Latinidade e Polifonia, .

Em 1984, acompanhando a reestruturação do Programa que se reordena em torno de linhas de pesquisa que aglutinam seu corpo docente, os objetivos da Revista se ampliam em dois sentidos básicos: passa a privilegiar o debate sobre temas indicativos do avanço da reflexão e da produção historiográfica e incorpora a contribuição de intelectuais de outras áreas (nacionais ou estrangeiros).

A partir de 1985, em decorrência da repercussão obtida, o Conselho Editorial decidiu por publicações semestrais. Embora a implantação da semestralidade tenha sofrido alguns percalços, fundamentalmente por problemas de ordem financeira, ao longo destes 26 anos não sofreu interrupções em sua anualidade até o tempo presente.

É uma revista que resulta dos esforços dos docentes do Departamento de História, no qual trabalham integradamente a Pós-graduação e a Graduação, além do substancial auxílio financeiro obtido de tempos em tempos, das principais agências de financiamento do país (CNPQ/FAPESP/CAPES).

Descrição da revista

A Projeto História é uma revista semestral temática na integralidade de cada volume, ou seja, todos os artigos publicados em cada número estão afetos ao tema – título da revista. Vindo a público periodicamente, cada número contém em torno de 400 páginas nos quais constam, em média, 28 artigos, distribuídos em:
    a) traduções – todos os números incluem, no mínimo, uma tradução de artigo de autor de relevância na área. Na maior parte dos números conta-se mais de uma entrevista.

    b) artigos de profissionais da área com titulação de, no mínimo doutorado para o Brasil, ou titulação semelhante quando se tratar de contribuições de autores de outros países. Estes compõem a parte mais substantiva de cada volume, com um número que varia de 12 a 14 artigos, onde se mesclam autores internacionais, nacionais da casa e de outras Universidades no Estado e de outros Estados. Assim, por ano, a Revista publica, no mínimo, 24 artigos originais de especialistas, todos versando sobre uma temática).

    c) notícias de pesquisas – todos os números incluem uma seção de divulgação de pesquisas em andamento ou recém-concluídas, em nível de, no mínimo mestrado, inscrito em instituição de nível superior de reconhecida habilitação;

    d) resenhas – todos os números trazem resenhas de publicações recentes de interesse para a área; Nos últimos dois anos, a revista publicou 000000 resenhas.
A Projeto História publica apenas matérias originais resultantes de pesquisa científica e/ou significativa na área específica do periódico.

Seu conselho editorial é público, se encontra indicado na contra-capa de cada original e, conforme se pode aí observar, conta com especialistas reconhecidos de diferentes instituições nacionais de vários estados do Brasil, além dos internacionais. Seus editores científicos são indicados pelo Conselho da Revista em reunião aberta, por um período entre 02 a 03 anos. Este revezamento permite que todos tenham a oportunidade de alternância tomar conhecimento de todas as etapas que envolvem cada edição, em termos da produção, divulgação e controles administrativos vários. Compete ao conselho editorial dar a sustentação necessária à viabilização e continuidade da revista e em particular, analisar os textos encaminhados pelos autores, elaborando pareceres substantivos conforme os critérios previamente definidos, proceder à sua seleção final, definir sobre as temáticas apresentadas pelos editores científicos ou apresentar outras.

A editoração é realizada por especialistas em parceria com a Editora da PUC/SP (EDUC). Todas as matérias seguem as normas da ABNT. Os artigos contêm títulos, resumo, palavras-chaves no idioma do texto do artigo e em inglês, assim como a filiação dos autores, incluindo filiação de origem, cidade e país.

Revista Projeto História é uma produção do Programa e do Departamento de História, estando sujeita e afeita às regras de atuação e publicação definidas por seu Conselho Editorial, que se faz representar pelos Editores. Não estando ninguém mais autorizado a se colocar como intermediário, interprete ou negociador em ausência de tais pessoas.
 
Design by DTI - Núcleo de Mídias Digitais