Página Inicial | Voltar



XII Semana de História
Neste ano o evento visou ampliar o debate sobre história para além dos muros da universidade, abrindo para a sociedade civil a oportunidade de ter acesso aos novos conhecimentos gestados no curso de pós-graduação, assim como refletir sobre temas que possibilitem um raciocínio científico sobre as questões nacionais e internacionais que compõem o campo da história. A proposta surgiu das evidências de que, apesar da renovação contínua do conhecimento histórico por meio de pesquisas e reflexões teóricas em intercâmbio nacional e internacional e das inúmeras pesquisas de mestrado e doutorado que se finalizam, tais conhecimentos históricos ainda são pouco difundidos. Por outro lado, os historiadores de ofício e professores de história, particularmente os que atuam com este saber junto ao grande público, como os envolvidos com a docência de ensino básico, discutem o devir da sociedade, da cultura, da política e têm como dever contribuir para ampliar esse conhecimento, a fim de colaborar para que outro mundo seja possível, outra escolaridade seja possível, outra história seja possível.

A semana, que foi coordenada por Vera Lucia Vieira, com o apoio de Yvone Dias Avelino e Adilson Gonçalves, contou com 711 inscritos e presentes aos debates promovidos em mesas redondas com, no mínimo três palestrantes convidados. Integraram-se também aos 24 Grupos de Trabalhos que versaram sobre temas diversos, aos 9 minicursos, à mostra de cinema brasileiro de latino-americano e ao lançamento de quatro livros.
O conjunto das mesas redondas expressa a prática das propostas, conforme se observa a seguir.

Em 7 de novembro, a mesa “Poderes na contemporaneidade: reflexões sobre conceitos e práticas” foi integrada pelos professores do Departamento de História da PUC, Márcia Mansor D’Alessio e Hermetes Reis de Araújo e por Jacy Alves Seixas, da UFUB.

No dia 8, da mesa intitulada “Patrimônio Memória e Identidade”, participaram Antonio Gilberto R. Nogueira, da PUC-SP, e Luis Soares de Camargo, do Arquivo Municipal, e Paulo C. Garcez, do Museu Paulista.

O tema “História e Mídia: da cidade histórica à virtual”, no dia 8, foi debatido por Adilson José Gonçalves, Lucrécia D’Alessio Ferrara e Lúcia Leão, da PUC-SP.

Concomitantemente, discutiram sobre “Meio ambiente: história e desafios políticos na contemporaneidade” Maurício Broinizi Pereira, Denise Bernuzzi Sant’Anna e Rosa Kulcsar, da PUC-SP, e Janes Jorge, da USP.

Em outro momento, Maria Antonieta Antonacci e Jaime Rodrigues, da PUC-SP, debateram com Acácio Sidnei A. Santos da Casa das Áfricas a temática “Culturas e linguagens africanas e afro-brasileiras”.

Neste mesmo dia a mesa “Identidade / Identidades” contou com Maria Angélica Soler, Yvone Dias Avelino, Graciela Foglia e Laura Ramiréz, todos da PUC-SP.

No dia 9 o tema “São Paulo Imperial” foi debatido por Maria Odila da Silva Dia e Denise
Bernuzzi Sant’Anna, da PUC-SP, e Paulo César Garcez, da USP.

As reflexões sobre “Política e Religiosidade da Antiguidade à Modernidade Européia” contaram com a participação de Yone de Carvalho e Ruy de Oliveira Andrade Filho, da PUC-SP, Ana Paula Megiani, da USP, e Margarida Maria de Carvalho, da Unesp.
Refletiram sobre o tema “Revisitando a História do Brasil: Perspectivas Contemporâneas”, no dia 10, Olga Brites e Maria Auxiliadora Guzzo, da PUC-SP, juntamente com Esmeralda Blanco de Moura e Regina Célia Pedroso, da USP.

Yara Aun Khoury, Olga Brites, Maria do Rosário Cintra Peixoto, Paulo Roberto Almeida e Heloísa de Faria Cruz da PUC-SP, juntamente com Laura Antunes Maciel, da UFF, trouxeram para o público “Notícias do Procad: Muitas Memórias, Outras Histórias”.

Encerrando a semana, Vera Lúcia Vieira, da PUC-SP, e Jorge Grespan, da USP, apresentaram seus textos sobre “América Latina: Integração e Lutas Sociais”, enquanto Antonio Rago Filho da PUC-SP, e Ibaney Chasin, da UFPB, abordavam a questão da “Música, Estética e História Social da Arte”.

Desarquivando o Brasil
O movimento denominado “Desarquivando o Brasil”, lançado no início do ano de 2005 deu continuidade às suas atividades coletando assinaturas para o abaixo-assinado contra a lei 11.111/2005, considerando que, ao admitir a possibilidade de “segredo eterno” para determinados documentos, a lei restringe o exercício de um direito que hoje figura como alicerce dos Estados democráticos e impregna todo o seu ordenamento jurídico: o direito à informação, devidamente assegurado pela Constituição brasileira (art. 5º, incisos XIV e XXXIII). Essa distorção é inconcebível, na medida em que os chamados direitos fundamentais, que têm por função primária, no mundo jurídico, impor limites à própria ação estatal, ficam sujeitos aos interesses do governo.

Atividades Programadas
O “Núcleo de Estudo de História: trabalho, ideologia e poder”, vinculado ao Centro de Estudos de História da América latina promoveu debate sobre a “Crítica Ontológica à Filosofia Especulativa” por ocasião do lançamento do livro Crítica da Filosofia do Direito de Hegel – 1843 (Editora Boitempo) de Karl Marx. Participaram do debate o professor Antonio Rago Filho e o tradutor da obra do original alemão, Leonardo de Deus, doutorando da UFMG.

O Núcleo de Estudos de História, Sociedade e Cultura promoveu um ciclo de palestras sobre os 60 anos da PUC-SP, além do desenvolvimento dos seguintes seminários temáticos de pesquisa: Imagens e Memórias: Vidas na Revolução Russa de 1917, realizado em 4/05 e apresentado por Virgínia Nazaré Rocha Aveiro; A desilusão com o Modernismo Paulista nos Anos 1930: Oswald de Andrade e o Teatro, realizado em 24/06 e desenvolvido por Alexandre Pianelli Goddoy; A Praça na Paisagem Urbana: Lineamentos para uma Discussão, discutido por Edimilsom Peres Castilho em 26/08 e Mulheres na Bíblia: Uma Leitura Feminina nos Textos dos Evangelhos, em 25/10, tematizado por Roberto Barreiro Coelho Filho.

Lançamento de livro
A Professora Maria Odila Leite da Silva, integrante do Núcleo de Pesquisa: Política História e Cultura (Polithicult) lançou o livro intitulado A interiorização da metrópole e outros estudos, São Paulo, Alameda, 2005.

 
Design by DTI - Núcleo de Mídias Digitais