NÚCLEO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA SOCIAL DA CIDADE – NEHSC (PUC-SP)



PUBLICAÇÕES

1. Histórico

O Núcleo de Estudos de História Social da Cidade – NEHSC – da PUC-SP em seus mais de 15 anos produziu vários Eventos, Encontros Científicos, Congressos Nacionais e Internacionais, Publicações, Exposições, Simpósios, Seminários, Debates, Dissertações, Teses, cursos em Graduação, Pós-Graduação (Lato/Strito Sensu), Convênios, Intercâmbios em universidades latino-americanas, espanholas e desdobramentos em Salvador e Fortaleza.

Em 2001, deu início a um ciclo de Palestras mensais, das mais diversas temáticas dentro do grande eixo "da Cidade Clássica à Cidade Contemporânea", que ocorrem até os dias atuais, com acadêmicos de várias Instituições de Ensino Superior, abertas à toda comunidade acadêmica.

Em 2002, realizou em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de SP o evento 25 Anos de Invasão da PUC SP, homenageando Dom Paulo Evaristo Arns com a Comenda Dom Helder Câmara, oferecida pela Sociedade Cearense de Cidadania de Fortaleza.
Em 2003, após 2 anos de pesquisa sobre As Transformações Urbanas e Sociais da Cidade de São Paulo, em parceria com o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas e financiada pela FAPESP em Políticas Públicas, com 11 bolsas de Iniciação Científica, teve como resultado o site www.misp.pucsp.br .

Em 2004, em comemoração aos 35 anos de Pós-Graduação da PUC-SP apresentou a história da Universidade em Mesa Redonda e apresentou um videoclipe com imagens, depoimentos e homenagens àqueles que construíram a Pós-Graduação.

Iniciou uma pesquisa intitulada Vila Madalena: Um Bairro Eclético, em parceria com o Centro Cultural Vila Madalena, que busca recuperar histórias de vida dos personagens portugueses na construção deste bairro, produzindo exposições e mesas redondas. Este projeto encontra-se em andamento, cujos resultados até agora, especificamente no que se refere à imigração portuguesa, tem sido objeto de apresentações em Simpósios Internacionais, como São Paulo, Santos, Porto (Portugal) e Belém.

Em 2005, retomou o projeto Universidade, Memória e Sociedade, sobre a História da PUC-SP nos seus 60 anos, que resultou em uma exposição permanente nas rampas de acesso ao Prédio Bandeira de Mello, além de várias palestras sobre o assunto, Encontros e Simpósios Nacionais.

Em 2006, iniciou a pesquisa O Canto das Cantinas, que busca recuperar o processo cultural e histórico das famílias de imigrantes italianos em São Paulo, através da gastronomia. Este projeto encontra-se em fase de re-elaboração, buscando recursos financeiros em Agências de Fomento.

Em 2007, realizou o evento 30 Anos de Invasão da PUC SP, no Tucarena, com a presença da Reitora à época, Profa. Dra. Maura Bicudo Véras, entre outros personagens da Instituição, que vivenciaram este marco da Universidade.
Deu início aos encontros mensais do Grupo de Pesquisa "História, Arte e Mídia", onde seus integrantes produzem textos que são discutidos e resultam em artigos para publicações.

Em 2008, promoveu o I Encontro Transdisciplinar de História e Comunicação: Cidade, Barroco e Mestiçagem, parceria com o Núcleo de Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem.
Lançou a Revista Cordis – Revista Eletrônica de História Social da Cidade, em www.pucsp.br/revistacordis .

Em 2009, lançou o livro Polifonias da Cidade, coletânea de artigos resultantes das pesquisas de seus integrantes e debates realizados nos encontros do Grupo de Pesquisa "História, Arte e Mídia.
Promoveu o II Encontro Transdisciplinar de História e Comunicação: Cidade, Barroco e Mestiçagem, parceria com o Núcleo de Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem.

Em 2010, pretende lançar mais um livro no formato de coletânea de artigos resultantes das pesquisas de seus integrantes, assim como dar continuidade aos números da Revista Cordis, além dos encontros e palestras mensais, que ocorrem sistematicamente desde o ano de 2001.

 



 


 
© Pontifícia Universidade Católica de São Paulo DTI - Núcleo de Mídias Digitais