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Chamada de trabalhos

Prorrogação final do prazo para submissão de trabalhos para 26/08/2012

O III Seminário Web Currículo - Educação e Mobilidade, será realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, abrindo espaço para que especialistas, pesquisadores,educadores e alunos possam apresentar seus Trabalhos Científicos, relatos de práticas pedagógicas baseados em investigação científica ou em experiências inovadoras de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do currículo.


Trabalhos Científicos

1. Cada Trabalho, no momento da inscrição, deve ser direcionado à temática de interesse proposta nas mesas-redondas. Os temas definidos são:

Políticas públicas de inserção das TIC ao currículo
Tecnologias Móveis e Currículo
Currículo e Web 2.0
Tecnologia, currículo e formação de educadores
Currículo em diferentes espaços de produção de conhecimento
Tecnologias, currículo, avaliação e pesquisa
Integração de mídias e tecnologias ao currículo
Currículo e comunicação
Tecnologias, currículo e cultura


2. Natureza do Trabalho

A - Comunicações Orais: Apresentação oral de trabalhos científicos, Relatório de Pesquisa; Descrição de Projeto em Andamento; Relato de Experiências.
B – Pôsteres: Trabalhos de pesquisa em andamento.
C - Relatos de práticas: Relato de práticas desenvolvidas em distintos ambientes escolas e não escolares.
D – Seminários de Pesquisa: Apresentação de pesquisa (de doutorado, mestrado ou Iniciação Científica) em andamento.
E– Oficinas: Oficina com 3 horas de duração sobre temas diversos (WeB 2.0; software educativo, objeto de aprendizagem, software para análise de dados etc).
F – Projetos e atividades com alunos: Relatos de projetos e atividades apresentados em conjunto pelos educadores e alunos envolvidos nas atividades.



3. Critérios para Avaliação

A Comissão Científica emitirá seus pareceres considerando os seguintes critérios:

Relevância e pertinência do trabalho para o tema do evento.
Riqueza conceitual na colocação dos problemas.
Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação.
Interlocução com a produção da área.
Clareza e objetividade do texto na temática trabalhada.
Estar de acordo com os critérios de normalização da ABNT e com as normas de submissão do III WEB Currículo

Ao final do processo de análise dos trabalhos enviados, o Comitê poderá tomar as seguintes decisões sobre o trabalho:

Relevância e pertinência do trabalho para o tema do evento.
Aceito para apresentação nas mesas, pôsteres, relatos de prática pedagógica ou oficina;
Direcionamento para apresentação de pôster;
Devolução ao autor para modificações, após as quais poderá ser apresentado nas mesas;
Recusa por não se adequar a proposta do evento ou não apresentar as normas de formatação sugeridas.


4. Apresentação dos Trabalhos Científicos

Comunicação Oral e Relatos de Prática Pedagógica - Na modalidade Comunicação Oral, serão apresentados os trabalhos aceitos. Estarão disponíveis para a apresentação dos trabalhos durante o evento um computador com sistema operacional básico: Windows XP, com aplicativo Microsoft PowerPoint, um projetor multimídia (data show) e acesso à Internet.
Pôsteres - Haverá no evento espaço próprio para a apresentação na modalidade pôster. Acesse o link para elaboração do poster: Orientações para elaboração de Poster.doc (application/msword) 702K .
Oficinas – Os proponentes de oficinas deverão especificar a infra-estrutura necessária para sua realização (equipamentos e software). As propostas serão analisadas pela comissão organizadora quanto à sua viabilidade.
Seminários de Pesquisa – Na modalidade de colóquio com uma breve apresentação síntese da pesquisa em andamento, seguida do debate de uma questão proposta pelos mediadores da sessão. Ao final há um debate geral sobre todas as pesquisas apresentadas na sessão.
Projetos e atividades com alunos – Os trabalhos aceitos serão apresentados em conjunto pelos educadores e alunos. Estarão disponíveis para a apresentação dos trabalhos durante o evento um computador com sistema operacional básico: Windows XP, com aplicativo Microsoft PowerPoint, um projetor multimídia (data show) e acesso à Internet.

5. Publicação dos Trabalhos Científicos

Os Trabalhos aprovados serão publicados na íntegra em mídia eletrônica. Os resumos serão disponibilizados nos anais do evento, na forma impressa.

6. Normas de Padronização – Orientações para elaboração dos trabalhos

Para cada natureza de trabalho os autores devem utilizar as orientações a seguir:

Nas modalidades comunicação oral, pôster e oficinas serão aceitos no máximo até 4 autores por trabalho.

A – Comunicação Oral: Os Trabalhos deverão ter entre 4.000 e 5.000 palavras. Clique aqui para ver o modelo.
B – Pôsteres: Os Trabalhos para pôster deverão ter entre 2.000 e 3.000 palavras. Clique aqui para ver o modelo.
C - Relato de prática pedagógica: Os Relatos de  prática pedagógica deverão ter 1.500 palavras e devem ser apresentados de acordo com o formulário.Realize o download deste formulário, preencha-o com os seus dados e de sua experiência pedagógica.
Após a realização de sua inscrição, submeta sua experiência no sistema clicando no link submissão, localizado no menu ao lado esquerdo e siga as orientações.
D – Seminários de Pesquisa: Os Trabalhos deverão ter entre 4.000 e 5.000 palavras. Clique aqui para ver o modelo.


E - Oficina Pedagógica: deverão ser apresentados de acordo com o formulário. Realize o download deste formulário, preencha-o com os seus dados e de sua experiência pedagógica.
F – Projetos e atividades com alunos: deverão ser apresentados de acordo com o formulário. Realize o download deste formulário, preencha-o com os seus dados e as informações de seu projeto.


7. Envio de Trabalhos

7.1 – Os trabalhos deverão ser submetidos pelo portal de congressos da PUC - SP disponível no endereço
http://congressos.pucsp.br/   
Se ocorrer alguma dificuldade, sugere-se realizar os seguintes procedimentos: Encaminhar o trabalho para o e-mail webcurriculo@pucsp.br como anexo; O assunto do e-mail deverá especificar a natureza do trabalho; O corpo do e-mail deverá conter as seguintes informações:

  1. 1. Após o espaçamento de três linhas, colocar o nome do primeiro autor em corpo 12;
  2. Em seguida, colocar o nome da instituição a que estiver ligado e o endereço eletrônico do autor (e-mail), usando letra em corpo 10;
  3. 3. Fazer o mesmo para os demais autores, deixando uma linha em branco entre cada um dos autores.

8. Cronograma

Período para encaminhamento dos trabalhos: de 14 de junho de 2012 a 06 de agosto de 2012;
Divulgação dos resultados no site e comunicação – a partir de 25 de setembro de 2012;
Apresentação no III Seminário Web Currículo - Educação e Mobilidade, nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2012.
Inscrição online para participação no evento até o dia 06 de novembro de 2012;
Pagamento online para participação no evento até o dia 07 de novembro de 2012;

9. Coordenação e comissões
Na página Participantes estão indicadas as comissões e o comitê científico do evento.

Obs.:
* Após as datas de inscrição e pagamento online será aceita inscrição no evento, na eventualidade de haver vagas disponíveis.

* Em hipótese alguma será permitida a apresentação de trabalhos não inscritos no período previsto e submetidos à avaliação do Comitê Científico.