
O Grupo de Trabalho (GT) em Ética e Filosofia Política da PUCSP nasceu a partir da necessidade interna ao Departamento de Filosofia da PUCSP de implementar uma de suas linhas de pesquisa – Filosofia das Ciências Humanas – comum à Graduação e ao Pós-Graduação, buscando criar uma outra vertente de reflexão voltada para a Ética e a Filosofia Política. Reúne-se desde finais de 1999. Inicialmente os participantes apresentaram seus projetos ou capítulos de suas pesquisas em andamento, colocando assim todos a par dos temas abordados, e das respectivas linhas de enfoque. Este momento corresponde ao início do grupo, que marca um período de conhecimento, por parte dos pesquisadores, dos trabalhos dos colegas, para um posterior amadurecimento de um tema comum.
O GT é constituído por estudiosos de vários autores e temas das diferentes épocas da História da Filosofia, que têm, por isso, um enfoque diferenciado das questões político-filosóficas. Isto contribuiu para que a escolha do objeto de pesquisa favorecesse o aproveitamento da heterogeneidade do grupo convergindo para a questão do poder – tema este que, por ser amplo, propicia uma abordagem múltipla de diferentes épocas e autores estudados pelos pesquisadores.
Desde o início, o grupo é bastante heterogêneo, sendo constituído por estudiosos de diferentes autores das diversas épocas da História da Filosofia, e que têm, por isso, um enfoque diferenciado das questões político-filosóficas, o que, se por um lado, passou a se constituir numa dificuldade para o exercício de identificação por parte de seus participantes, por outro, contribuiu para a escolha de um tema comum como objeto de pesquisa que propicia o aproveitamento da heterogeneidade do grupo.
Desde 2000, o grupo tem participado dos Congressos da ANPOF – Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, apresentando os textos debatidos nas reuniões, constituindo-se, formalmente, desde aquela data, como um dos seus Grupos de Trabalho.
É também um grupo de pesquisa cadastrado junto ao CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) desde 2002. Nestas condições, o GT realizou entre 5 a 7 de novembro de 2003, um Colóquio sobre o tema “Questões em torno do poder e da soberania”. Os textos apresentados nesse Colóquio foram publicados em dois números da Revista Fragmentos de Cultura (vol. 13 Especial, nov. 2003 e Vol 14 n.4, abr. 2004) da Universidade Católica de Goiás.
Em reunião do GT, durante seu primeiro encontro nacional, foi decidido que serão realizados colóquios anuais que coincidirão com o congresso da ANPOF nos anos pares. Nos anos ímpares, serão organizados colóquios nas Instituições às quais pertençam os membros do grupo. Desde o encontro de 2003 decidimos discutir acerca da relação entre natureza e política. Este tema foi nosso objeto de análise durante o último encontro da ANPOF de 2004 e permanecerá norteando nossos trabalhos no segundo encontro do GT que será realizado em 2005 em Ijui/RS.
Paralelamente aos trabalhos do GT, o grupo de professores de São Paulo – na sua maioria pertencentes aos quadros da PUCSP – tem realizado encontros quinzenais para discutir textos relacionados a temas em torno do poder. Realizou também debates sobre a guerra do Iraque, um deles em colaboração com a Vice-Reitoria Comunitária.
Ainda em 2003 preparou um projeto de Iniciação Científica com tema único de que fazem parte todos os membros do núcleo da PUC e para o qual foram selecionados 25 alunos dos cursos de Filosofia e Ciências Sociais. O projeto foi apresentado à Comissão de Pesquisa do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da PUC/SP em fevereiro de 2004 , tendo sido aprovado para o período de agosto de 2004 a julho de 2005.
Como continuidade do trabalho o GT pretende integrar alunos de Pós-Graduação.
É importante ressaltar o perfil do grupo, de caráter interdisciplinar, contando com a participação de professores pesquisadores de instituições do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, de Goiás – Universidade Católica – GO, de Salvador – UFBA – além de professores de outras Universidades do Estado de São Paulo, como UNESP, USP e de outros Departamentos da PUC-SP, como o Departamento de Ciência Política. |