I.
inscrição:
a. DATA FIM: 31 DE JANEIRO DE 2008 ATÉ
16:00 HORAS. Nenhum projeto será aceito fora
desse prazo.
b. local da inscrição e endereço para postagem:
Secretaria do Programa - Rua Ministro de Godói, 969 4º
andar – sala 4B-10 Perdizes - São Paulo CEP: 05015-901
- 2ª a 6ª feira das 10:00 às 12:00 e das 14:00
às 17:00 hs., aos cuidados de Marlene.
Atenção:
Se por correio, terá que ser enviado via “SEDEX”
ATÉ 31 DE JANEIRO DE 2008 (DATA DE RECEBIMENTO E NÃO DE POSTAGEM).
II. documentos:
a. 2 cópias impressas do projeto (nenhum projeto será
aceito via e-mail);
b. declaração de cumprimento de normas éticas
na condução de projetos (site do PSO);
c. informação relativa à modalidades de
bolsa pleiteada:
- CAPES (flexibilizada: apenas pagamento das taxas escolares
da PUC): para quem pretende manter vínculo empregatício;
- CNPq (integral: pagamento das taxas escolares e auxílio
direto para o bolsista): para quem não manterá
vínculo empregatício ou puder comprovar licença
não remunerada, com exceção de cargo de
docência em Instituições Públicas.
Observação: se quiser concorrer a ambos os tipos,
indique ordem de preferência
III.
tópicos que devem estar incluídos no projeto de
pesquisa a ser entregue:
-
título
-
objeto de estudo e finalidade da investigação
(seja ela empírica ou teórica)
- referencial
teórico
- revisão
da literatura
- definição
de conceitos e de categorias de análise (nos casos em
que for necessária)
- esboço
preliminar de aspectos gerais da metodologia (seja da pesquisa
empírica ou
monografia teórica) ou sugestão de possibilidades
- metodológicas
alternativas. Justificativa das opções feitas.
- cronograma
para o período completo da pesquisa, com previsão
das atividades e de
sua distribuição no tempo
- discussão
da relevância científica e social do projeto e
da dimensão ética da
pesquisa
- máximo
15 laudas, incluindo as referências bibliográficas
(letra 12, espaço 1,5 cm)
-
descrição do estágio em que atualmente
se encontra a pesquisa
O fato do projeto dever incluir os tópicos anteriormente
mencionados não implica
em que eles devam estar necessariamente separados em partes distintas
do projeto.
Além disso, não existe uma seqüência
obrigatória para a sua disposição no projeto:
deve-se buscar a ordem mais apropriada para a investigação
particular da proposta.
IV.
parâmetros empregados no processo de análise e atribuição
de bolsa aos alunos:
-
qualidade, viabilidade e relevância do projeto de pesquisa;
-
desempenho nas atividades acadêmicas (aproveitamento
nas disciplinas, etc...);
-
dedicação
(tempo disponível) às atividades do curso;
-
condição
econômica: não elimina nem precede os critérios
anteriores (carência
econômica não é condição
que substitua a qualidade do projeto e a dedicação
e o
desempenho nas atividades acadêmicas), mas deve ser
considerado;
-
produtividade
científica: embora seja um fator de menor peso em relação
aos
anteriores, deve contar favoravelmente o fato do aluno empreender
atividades
científicas adicionais às exigidas no currículo
regular do Programa (publicações,
participações em congressos, etc);
-
deve-se
considerar a existência de condições excludentes
para atribuição de bolsas.
V.
critérios empregados na avaliação do parâmetro
"qualidade e relevância do projeto de pesquisa."
- definição
clara do referencial teórico-metodológico-epistemológico
(escola/abordagem/autores) a ser utilizado na conceptualização,
análise e interpretação do objeto de estudo;
-
definição clara e adequada do objeto de estudo
e da finalidade da investigação (seja pesquisa
empírica ou monografia teórica), de modo coerente
com os parâmetros empregados pela comunidade científica
correspondente à escola/abordagem/teoria selecionada
como referencial teórico;
- fundamentação
teórica apropriada, com pertinência, abrangência
e atualidade da literatura examinada, que revele um certo domínio
dos temas e questões privilegiados no campo/tema teórico
do projeto;
-
previsão de referências bibliográficas a
consultar e estudar, obedecendo os critérios do item
3;
-
precisão e fidedignidade na utilização
dos conceitos empregados;
-
adequação do esboço preliminar de aspectos
gerais da metodologia (de pesquisa empírica ou de monografia
teórica) ou das sugestões de possibilidades metodológicas
alternativas. Coerência da justificativa das opções
feitas;
-
precisão, clareza e consistência lógica
da linguagem e argumentação utilizada e fluência
do discurso;
-
correção formal do projeto e inclusão das
partes necessárias;
-
congruência das partes do projeto e desenvolvimento suficiente
de cada sessão;
-
viabilidade e adequação do planejamento do cronograma,
ou da previsão das atividades e da sua distribuição
no tempo;
-
relevância científica e social do projeto, tendo
em vista que o Programa tem por objetivos desenvolver uma psicologia
social centrada na realidade brasileira através da:
a - realização de pesquisas em que a teoria
e a prática não sejam vistas separadamente,
mas de maneira integrada;
b - produção de conhecimentos científicos
que orientem formas de atuação que, por
sua vez, levem à reorientação desses
conhecimentos. Considere-se, além disso,
que a relevância científica é definida
em função do estado atual da produção
de
conhecimento no particular sub-campo a que se filia o projeto
(escola/abordagem/
teoria), a respeito do tema ou objeto investigado.
Parte-se da constatação de que a Psicologia Social
não constitui um campo unívoco, que possua uma definição
única e consensual dos temas e problemas relevantes a investigar
e dos métodos legítimos de pesquisa: trata-se de
um campo de conhecimento sub-dividido, segundo escolas/abordagens
epistemológicas-teóricas-metodológicas. Portanto,
a avaliação da qualidade e relevância de um
projeto de pesquisa está na dependência direta e
estrita da escola/abordagem escolhida como referencial. Consequentemente,
a avaliação dos critérios relacionados anteriormente
deve pautar-se pelos padrões empregados pela sub-comunidade
científica correspondente a essa escola/abordagem.
Pressupõe-se que o aluno possa apresentar como projeto
de pesquisa (dissertação ou tese) para solicitação
da bolsa tanto um plano de investigação empírica
quanto uma proposta de monografia teórica.
O projeto de pesquisa apresentado deve representar a real intenção
de dissertação ou tese do aluno, no momento presente.
Supõe-se, entretanto, a possibilidade de redirecionamentos
futuros, a serem estudados e combinados com o orientador e devidamente
justificados.
VI.
sistema de avaliação dos bolsistas:
- a
cada 6 meses, o orientador deve elaborar um pronunciamento sobre
o desempenho
satisfatório do bolsista. Em caso de desempenho negativo,
a Comissão estuda o
caso e avalia a possibilidade de suspensão da bolsa;
-
a cada ano, ano, analisa-se a renovação ou não
da bolsa, a partir de um relatório do
bolsista sobre suas atividades acadêmicas e sobre o andamento
da dissertação ou
tese com justificativas para as reformulações
do projeto e do cronograma. Este
relatório deverá ser avaliado pelo orientador.
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