COMISSÃO DE BOLSAS
Orientações para candidatos a bolsas de mestrado e doutorado para início do 1º semestre de 2008
 

I. inscrição:

a. DATA FIM: 31 DE JANEIRO DE 2008 ATÉ 16:00 HORAS. Nenhum projeto será aceito fora desse prazo.
b. local da inscrição e endereço para postagem: Secretaria do Programa - Rua Ministro de Godói, 969 4º andar – sala 4B-10 Perdizes - São Paulo CEP: 05015-901 - 2ª a 6ª feira das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 hs., aos cuidados de Marlene.

Atenção: Se por correio, terá que ser enviado via “SEDEX” ATÉ 31 DE JANEIRO DE 2008 (DATA DE RECEBIMENTO E NÃO DE POSTAGEM).


II. documentos:

a. 2 cópias impressas do projeto (nenhum projeto será aceito via e-mail);
b. declaração de cumprimento de normas éticas na condução de projetos (site do PSO);
c. informação relativa à modalidades de bolsa pleiteada:
- CAPES (flexibilizada: apenas pagamento das taxas escolares da PUC): para quem pretende manter vínculo empregatício;
- CNPq (integral: pagamento das taxas escolares e auxílio direto para o bolsista): para quem não manterá vínculo empregatício ou puder comprovar licença não remunerada, com exceção de cargo de docência em Instituições Públicas.
Observação: se quiser concorrer a ambos os tipos, indique ordem de preferência

 

III. tópicos que devem estar incluídos no projeto de pesquisa a ser entregue:

  • título
  • objeto de estudo e finalidade da investigação (seja ela empírica ou teórica)
  • referencial teórico
  • revisão da literatura
  • definição de conceitos e de categorias de análise (nos casos em que for necessária)
  • esboço preliminar de aspectos gerais da metodologia (seja da pesquisa empírica ou
    monografia teórica) ou sugestão de possibilidades
  • metodológicas alternativas. Justificativa das opções feitas.
  • cronograma para o período completo da pesquisa, com previsão das atividades e de
    sua distribuição no tempo
  • discussão da relevância científica e social do projeto e da dimensão ética da
    pesquisa
  • máximo 15 laudas, incluindo as referências bibliográficas (letra 12, espaço 1,5 cm)
  • descrição do estágio em que atualmente se encontra a pesquisa

O fato do projeto dever incluir os tópicos anteriormente mencionados não implica
em que eles devam estar necessariamente separados em partes distintas do projeto.
Além disso, não existe uma seqüência obrigatória para a sua disposição no projeto:
deve-se buscar a ordem mais apropriada para a investigação particular da proposta.

 

IV. parâmetros empregados no processo de análise e atribuição de bolsa aos alunos:

  • qualidade, viabilidade e relevância do projeto de pesquisa;
  • desempenho nas atividades acadêmicas (aproveitamento nas disciplinas, etc...);
  • dedicação (tempo disponível) às atividades do curso;
  • condição econômica: não elimina nem precede os critérios anteriores (carência
    econômica não é condição que substitua a qualidade do projeto e a dedicação e o
    desempenho nas atividades acadêmicas), mas deve ser considerado;
  • produtividade científica: embora seja um fator de menor peso em relação aos
    anteriores, deve contar favoravelmente o fato do aluno empreender atividades
    científicas adicionais às exigidas no currículo regular do Programa (publicações,
    participações em congressos, etc);
  • deve-se considerar a existência de condições excludentes para atribuição de bolsas.

 

V. critérios empregados na avaliação do parâmetro "qualidade e relevância do projeto de pesquisa."

  1. definição clara do referencial teórico-metodológico-epistemológico (escola/abordagem/autores) a ser utilizado na conceptualização, análise e interpretação do objeto de estudo;
  2. definição clara e adequada do objeto de estudo e da finalidade da investigação (seja pesquisa empírica ou monografia teórica), de modo coerente com os parâmetros empregados pela comunidade científica correspondente à escola/abordagem/teoria selecionada como referencial teórico;
  3. fundamentação teórica apropriada, com pertinência, abrangência e atualidade da literatura examinada, que revele um certo domínio dos temas e questões privilegiados no campo/tema teórico do projeto;
  4. previsão de referências bibliográficas a consultar e estudar, obedecendo os critérios do item 3;
  5. precisão e fidedignidade na utilização dos conceitos empregados;
  6. adequação do esboço preliminar de aspectos gerais da metodologia (de pesquisa empírica ou de monografia teórica) ou das sugestões de possibilidades metodológicas alternativas. Coerência da justificativa das opções feitas;
  7. precisão, clareza e consistência lógica da linguagem e argumentação utilizada e fluência do discurso;
  8. correção formal do projeto e inclusão das partes necessárias;
  9. congruência das partes do projeto e desenvolvimento suficiente de cada sessão;
  10. viabilidade e adequação do planejamento do cronograma, ou da previsão das atividades e da sua distribuição no tempo;
  11. relevância científica e social do projeto, tendo em vista que o Programa tem por objetivos desenvolver uma psicologia social centrada na realidade brasileira através da:

    a - realização de pesquisas em que a teoria e a prática não sejam vistas separadamente,
    mas de maneira integrada;
    b - produção de conhecimentos científicos que orientem formas de atuação que, por
    sua vez, levem à reorientação desses conhecimentos. Considere-se, além disso,
    que a relevância científica é definida em função do estado atual da produção de
    conhecimento no particular sub-campo a que se filia o projeto (escola/abordagem/
    teoria), a respeito do tema ou objeto investigado.


Parte-se da constatação de que a Psicologia Social não constitui um campo unívoco, que possua uma definição única e consensual dos temas e problemas relevantes a investigar e dos métodos legítimos de pesquisa: trata-se de um campo de conhecimento sub-dividido, segundo escolas/abordagens epistemológicas-teóricas-metodológicas. Portanto, a avaliação da qualidade e relevância de um projeto de pesquisa está na dependência direta e estrita da escola/abordagem escolhida como referencial. Consequentemente, a avaliação dos critérios relacionados anteriormente deve pautar-se pelos padrões empregados pela sub-comunidade científica correspondente a essa escola/abordagem.

Pressupõe-se que o aluno possa apresentar como projeto de pesquisa (dissertação ou tese) para solicitação da bolsa tanto um plano de investigação empírica quanto uma proposta de monografia teórica.

O projeto de pesquisa apresentado deve representar a real intenção de dissertação ou tese do aluno, no momento presente. Supõe-se, entretanto, a possibilidade de redirecionamentos futuros, a serem estudados e combinados com o orientador e devidamente justificados.

 

VI. sistema de avaliação dos bolsistas:

  • a cada 6 meses, o orientador deve elaborar um pronunciamento sobre o desempenho
    satisfatório do bolsista. Em caso de desempenho negativo, a Comissão estuda o
    caso e avalia a possibilidade de suspensão da bolsa;
  • a cada ano, ano, analisa-se a renovação ou não da bolsa, a partir de um relatório do
    bolsista sobre suas atividades acadêmicas e sobre o andamento da dissertação ou
    tese com justificativas para as reformulações do projeto e do cronograma. Este
    relatório deverá ser avaliado pelo orientador.