E-books


Impressão sob demanda | E-book

A CLÍNICA DA SEXUALIDADE E GÊNERO SEGUNDO A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA

Edna Maria Severino Peters Kahhale
Beatriz Borges Brambilla
Lígia Maria Ananias Cardoso
Rosalba Filipini

Em "A clínica da sexualidade e gênero segundo a Psicologia Sócio-Histórica", seus autoras e autores, profissionais comprometidos com uma produção acadêmica profundamente articulada com as demandas sociais coletivas, propõem-nos variados interrogantes acerca do campo clínico com suas contradições. Um campo ainda dominado por visões hegemônicas, no qual psicologias de base marxistas ainda não ocuparam o espaço merecido. Nesse sentido, esta obra se reveste de atualidade e curiosidade intelectual, visto também se debruçar sobre sexualidade e gênero, temas necessários ao debate na cena psicológica. E, aqui, as discussões são travadas a partir do chão de uma clínica-escola, a Clínica de Psicologia da PUC-SP, atendendo a uma população diversa, no maior estado do Brasil, São Paulo.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

PROJETO DE VIDA

Desafios e estratégias para engajamento de adolescentes. Uma reflexão e contribuição da Psicologia da PUC-SP a docentes e pais que acreditam no futuro

Fernanda Gouveia-Paulino
Ana Laura Schliemann
Miriam Raquel Wachholz Strelhow

O livro "Projeto de Vida: desafios e estratégias para engajamento de adolescentes" é de profunda relevância para aqueles que se voltam a compreender a adolescência no contexto contemporâneo. Na medida em que o tema Projeto de Vida se torna obrigatório no currículo escolar brasileiro, passa a exigir dos educadores não apenas conhecimento pedagógico, mas também sensibilidade a um cenário marcado por transformações sociais, culturais e tecnológicas. Oriundo de uma necessidade prática, o escrito a ela retorna, por meio de um processo reflexivo que se traduz em um guia, construído na dialogia entre conhecimentos teóricos e observações empíricas. Além de representar uma preciosa contribuição à formação dos alunos envolvidos, oferece inestimável auxílio àqueles que se aventuram em um campo tão desafiador. (Ida Kublikowski)


Impressão sob demanda | E-book gratuito

SAUSSURE DO CLG E DOS ANAGRAMAS

Incidências

Maria Francisca de Andrade Ferreira Lier-DeVitto
Glória Maria Monteiro de Carvalho
Maria de Fátima Vilar de Melo
Lúcia Arantes

"Saussure do CLG e dos anagramas. Incidências" caminha com Saussure e oferece uma ilustração da vitalidade atual da pesquisa saussuriana no Brasil. A sucessão de capítulos, aqui reunidos, não repete conhecimentos esclerosados nem, exclusivamente, leituras focadas no Curso de Linguística Geral. Eles destacam aspectos do pensamento saussuriano que, durante muito tempo, foram desconsiderados. Este livro recupera textos clássicos, com mais de um século, mas volta-se para interrogações contemporâneas. Nesse sentido, Saussure é chamado ao diálogo para incidir sobre novas questões. Seu pensamento abre-se, nesse caso, a uma pluralidade de abordagens e objetos complexos, que colocam, na cena, a língua, as línguas, a fala, equívocos e tropeços que emergem dessa relação.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARTICIPATIVO – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DE PIANORO

Luciana Szymanski
Luciane Dias da Silva
Natasha Duek

Este livro foi idealizado e confeccionado por um trabalho coletivo envolvendo muitas mãos: mão de educadoras, pesquisadoras, adolescentes, familiares, mãos majoritariamente de mulheres que se encontraram ao longo de dois anos e discutiram conjuntamente aspectos do cotidiano escolar e do processo educacional de maneira mais ampla. De tais encontros, que se deram no território da Brasilândia, no Centro da Criança e Adolescente Enrico Giusti e nos espaços dos CEIs Jardim dos Francos e Francesco Persiani, surgiu este livro que trata da sistematização da longa discussão sobre o Projeto Político-Pedagógico desses equipamentos que, por seu caráter dialógico e participativo, foi batizado de Projeto Político-Pedagógico Participativo (PPP-P).


Impressão sob demanda | E-book

SUPERVISÃO CLÍNICA EM PSICOLOGIA ANALÍTICA

Teorias e reflexões no contexto brasileiro e de formação

Carlos Serbena
Durval Luiz de Faria

O livro "Supervisão clínica em psicologia analítica" trata da supervisão clínica na realidade brasileira e no contexto da formação do psicólogo em Psicologia Analítica, pois constatou-se essa lacuna. Os capítulos abordam o processo de supervisão junguiana no contexto de um curso de psicologia e sua importância; a supervisão clínica sob a perspectiva da psicologia arquetípica de James Hillman; a técnica do jogo de areia ou sandplay na supervisão do terapeuta; a questão religiosa na clínica junguiana; a hermenêutica junguiana no processo de supervisão; e os aspectos relacionais e intersubjetivos na interação supervisor e supervisionando. Os autores salientam a importância do tripé analítico (análise pessoal, estudo e supervisão) na formação de psicólogos junguianos e esperam contribuir para esse processo na realidade brasileira.


Impressão sob demanda | E-book

OS MONÓLOGOS DA CRIANÇA

Delírios da língua

Maria Francisca de Andrade Ferreira Lier-DeVitto

O tom apaixonado de Maria Francisca Lier-DeVitto se coloca no intervalo entre a poética e a retórica, pela insistência das perguntas que faz aos textos dos autores que compõem sua extensa bibliografia, pela insistência das perguntas que escuta nos monólogos da criança. É assim que essa escrita formula respostas a essas questões e, com a mesma eficácia do texto que se quer dar a ver como científico, extrai as consequências teóricas e epistemológicas disso que identifica como dialógico o monólogo da criança no berço, antes do sono e do sonho. (Cláudia T. G. de Lemos)


Impressão sob demanda | E-book gratuito

DESIGUALDADE SOCIAL

Contribuições da psicologia sócio-histórica

Ana Mercês Bahia Bock
Maria da Graça Marchina Gonçalves

O livro "Desigualdade social. Contribuições da psicologia sócio-histórica", compreendendo a desigualdade social como um fenômeno complexo e multideterminado – que comporta uma leitura a partir da psicologia que evidencia a dimensão da subjetividade na sua constituição, articulando, obrigatoriamente, aspectos sociais, econômicos, históricos, políticos –, pretende ser uma expressão dos caminhos que se tem percorrido na psicologia nessa perspectiva, com o intuito de dar visibilidade à relação da desigualdade com a subjetividade.