Catálogo


Em breve

FIGURAS DO MARXISMO

Investigações em filosofia política contemporânea

Antonio José Romera Valverde
Iago Martinez

Este livro contém duplo caráter. Afetivo: pois reúne mais de uma década de pesquisas do Grupo de Estudos de Filosofia Política Contemporânea (GEFPC-PUC-SP/CNPq) – liderado pelo professor e filósofo Antonio Valverde –, reunião em cuja vista sinóptica não deixa de transparecer o apoio mútuo entre aqueles membros que auxiliaram a promovê-las e expandi-las. Político-filosófico: pois o grupo surgiu sob as circunstâncias sociais impostas após junho de 2013, cuja heterogeneidade de elementos entremesclados tornou manifesta a necessidade – ao menos de um grupo de discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC-SP (e uns agregados mais) – de compreender o tempo presente. De início, estas eram as intenções.


LANÇAMENTO

Impresso | E-book

CANNABIS GLOBAL CO.: CONSENSO FISSURADO

Um estudo de relações internacionais sobre o nexo entre drogas e capitalismo

Paulo José dos Reis Pereira

Neste livro, Paulo Pereira analisa o que denomina capitalismo canábico: a transformação da cannabis em uma mercadoria global, impulsionada por corporações transnacionais e regulada sob lógicas neoliberais. Partindo de uma perspectiva crítica das Relações Internacionais, o autor investiga como o questionamento do consenso proibicionista tem aberto espaço para novas formas de regulação da cannabis, mais lucrativas do que justas, que mantêm e até aprofundam desigualdades históricas. Ao longo da obra, Pereira revela como essa transição legal, longe de significar o fim da repressão, opera sob novas formas de controle e exclusão. Com base em ampla pesquisa qualitativa e referencial teórico sofisticado, o livro traça um panorama preciso e provocador das disputas em torno da cannabis no século XXI. Uma leitura fundamental para quem deseja compreender os dilemas da legalização em tempos de mercantilização acelerada, heranças estruturais de dominação e disputas por justiça social.


Impresso | E-book gratuito

ECONOMIA SOLIDÁRIA E COOPERATIVISMO

Uma abordagem emancipatória

Pedro Javier Aguerre Hughes
Arnoldo de Hoyos
Natxo Devicente
Odair Furtado

A obra "Economia solidária e cooperativismo: uma abordagem emancipatória" cumpre um papel fundamental ao ampliar e qualificar o debate sobre o tema, trazendo contribuições que apontam para a geração de renda, a melhoria da qualidade de vida e a superação das desigualdades, com base em princípios de sustentabilidade e participação social.


Impressão sob demanda | E-book

A CLÍNICA DA SEXUALIDADE E GÊNERO SEGUNDO A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA

Edna Maria Severino Peters Kahhale
Beatriz Borges Brambilla
Lígia Maria Ananias Cardoso
Rosalba Filipini

Em "A clínica da sexualidade e gênero segundo a Psicologia Sócio-Histórica", seus autoras e autores, profissionais comprometidos com uma produção acadêmica profundamente articulada com as demandas sociais coletivas, propõem-nos variados interrogantes acerca do campo clínico com suas contradições. Um campo ainda dominado por visões hegemônicas, no qual psicologias de base marxistas ainda não ocuparam o espaço merecido. Nesse sentido, esta obra se reveste de atualidade e curiosidade intelectual, visto também se debruçar sobre sexualidade e gênero, temas necessários ao debate na cena psicológica. E, aqui, as discussões são travadas a partir do chão de uma clínica-escola, a Clínica de Psicologia da PUC-SP, atendendo a uma população diversa, no maior estado do Brasil, São Paulo.


Impresso | E-book

VIOLÊNCIA URBANA, JUVENICÍDIO E JUDICIALIZAÇÃO DE CONFLITOS CRIMINAIS

Sergio Moreira da Costa

Este livro trata da violência urbana e da judicialização de conflitos criminais, nas perspectivas da Sociologia Urbana e do Direito. Estuda e analisa as diferentes formas assumidas pela violência urbana, especialmente contra os jovens, focalizando-os em dois cenários distintos, na judicialização dos conflitos criminais: como vítimas e como autores das ilicitudes criminais. A principal contribuição do livro, ao abordar os conflitos judicializados e o perfil dos agentes da violência e de suas vítimas jovens, é apresentar uma proposta de teoria que contribua para entender a violência urbana e as ações necessárias para combater a crescente morte de jovens em nossas cidades. Para tanto, aponta caminhos que devem ser seguidos, como o diálogo entre os vulneráveis, a sociedade e o Estado como atores principais na busca de um sentir-se seguro, sem afronta aos direitos recíprocos, de mobilizações contrárias à conjuntura e ações da sociedade brasileira para implementação, execução e efetividade de políticas públicas relacionadas a direitos sociais, notadamente da segurança.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

PROJETO DE VIDA

Desafios e estratégias para engajamento de adolescentes. Uma reflexão e contribuição da Psicologia da PUC-SP a docentes e pais que acreditam no futuro

Fernanda Gouveia-Paulino
Ana Laura Schliemann
Miriam Raquel Wachholz Strelhow

O livro "Projeto de Vida: desafios e estratégias para engajamento de adolescentes" é de profunda relevância para aqueles que se voltam a compreender a adolescência no contexto contemporâneo. Na medida em que o tema Projeto de Vida se torna obrigatório no currículo escolar brasileiro, passa a exigir dos educadores não apenas conhecimento pedagógico, mas também sensibilidade a um cenário marcado por transformações sociais, culturais e tecnológicas. Oriundo de uma necessidade prática, o escrito a ela retorna, por meio de um processo reflexivo que se traduz em um guia, construído na dialogia entre conhecimentos teóricos e observações empíricas. Além de representar uma preciosa contribuição à formação dos alunos envolvidos, oferece inestimável auxílio àqueles que se aventuram em um campo tão desafiador. (Ida Kublikowski)


Impressão sob demanda | E-book gratuito

SAUSSURE DO CLG E DOS ANAGRAMAS

Incidências

Maria Francisca de Andrade Ferreira Lier-DeVitto
Glória Maria Monteiro de Carvalho
Maria de Fátima Vilar de Melo
Lúcia Arantes

"Saussure do CLG e dos anagramas. Incidências" caminha com Saussure e oferece uma ilustração da vitalidade atual da pesquisa saussuriana no Brasil. A sucessão de capítulos, aqui reunidos, não repete conhecimentos esclerosados nem, exclusivamente, leituras focadas no Curso de Linguística Geral. Eles destacam aspectos do pensamento saussuriano que, durante muito tempo, foram desconsiderados. Este livro recupera textos clássicos, com mais de um século, mas volta-se para interrogações contemporâneas. Nesse sentido, Saussure é chamado ao diálogo para incidir sobre novas questões. Seu pensamento abre-se, nesse caso, a uma pluralidade de abordagens e objetos complexos, que colocam, na cena, a língua, as línguas, a fala, equívocos e tropeços que emergem dessa relação.