E-books


Impresso | E-book

CONVOCAÇÕES BIOPOLÍTICAS DOS DISPOSITIVOS COMUNICACIONAIS

José Luiz Aidar Prado

Os dispositivos comunicacionais oferecem uma multiplicidade de convocações e de receitas para guiar os usuários no mundo do consumo, cujo combustível não é somente mercadoria em sua materialidade, mas a própria vida. Esses programas biopolíticos dos dispositivos comunicacionais tomam as potências da vida como capital cultural para promoção dos eus que buscam gozo. Os agentes convocadores indicam, para os consumidores, modos para conseguir o a-mais rumo ao sucesso nesse mundo dito “flexível”. Colocam-se como especialistas que sabem como cada um pode bombar a própria vida. É em tal perspectiva que este livro nos propõe pensar uma política que enfrente a economia culturalista que provoca e convoca o sensível dos corpos, a partir da discussão dos contratos comunicacionais da mídia semanal, das revistas femininas, do cinema e de reality shows.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

ARTES E PRÁTICAS CULTURAIS

Fabio Cypriano
Priscila Arantes

O livro "Artes e práticas culturais" reúne artigos inéditos que – dentro de uma abordagem interdisciplinar e dialogando com diversas áreas do conhecimento – exploram o pensamento e a prática artística em consonância com os debates atuais e urgentes no campo da Arte, bem como com os desafios históricos relacionados a crises humanitárias, ambientais e retrocessos nas conquistas dos direitos humanos e sociais.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

CORPO SOCIAL, CORPO POLÍTICO E IMAGEM

Sônia Campaner Miguel Ferrari

Com ensaios sobre o tema do corpo, "Corpo social, corpo político e imagem" guarda certas peculiaridades: sempre na direção de refletir sobre nosso presente, ainda que se mova em torno de temáticas e a partir de pensadores atuais, não desconsidera outros; os ensaios oferecem aos leitores a oportunidade de tomar conhecimento de posições muito pouco difundidas de pensadores do Brasil de hoje; e, à luz do tema central, alguns ensaios se debruçam sobre assuntos específicos, expressos em um repertório de extrema atualidade: racismo, sexismo, pandemia; corpo individual e corpo da população; corpo atual e corpo virtual; corpo real e ideia de corpo; o saber médico e a filosofia; a filosofia e as artes, etc. (Salma Tannus Muchail)


Impresso | E-book

FESTAS, DRAMATURGIAS E TEATROS NEGROS NA CIDADE DE SÃO PAULO

Olaegbékizomba

Jéssica Nascimento

Em "Festas, dramaturgias e teatros negros na cidade de São Paulo: Olaegbékizomba", podemos apurar, por meio de análises de documentos e uma brilhante elaboração crítica, as várias insurgências das performances negras no campo das artes teatrais e no meio da história das teatralidades negras, temas relacionados ao modo do saber/fazer do qual configuramos nossas poéticas e reelaboramos nossa existência negra. (Adriana Paixão)


E-book gratuito

#POESIANAPUC V. 4

Educ

O quarto volume da série #poesianapuc reúne os poemas “pendurados” virtualmente no site do evento nos anos de 2021 e 2022. É importante destacar que, depois de um período de isolamento social, por conta da covid-19, foi possível também pendurar fisicamente os poemas e realizar saraus presenciais no início de 2022. Com bem diz Carlos Drummond de Andrade, “Se procurar bem você acaba encontrando, não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicável) da vida”!


Impressão sob demanda | E-book

LÍNGUA PORTUGUESA E LUSOFONIA EM CONTEXTOS DE TRANSFORMAÇÃO

Neusa Barbosa Bastos
Nancy dos Santos Casagrande

O livro "Língua portuguesa e lusofonia em contextos de transformação" é concebido num momento de conturbação mundial e de transformações sociais em diversos campos discursivos, quais sejam: o literário, o histórico, o político e o religioso. Tais transformações ocorrem também no espaço lusófono ao qual nos ligamos, com o qual nos identificamos e pelo qual lutamos, promovendo a língua portuguesa desde 1996, a partir da instituição de um espaço de reflexão.


Impresso | E-book

FLAGELOS DA DESINFORMAÇÃO

Lucia Santaella

As questões da pós-verdade como resultados da disseminação das fake news responsáveis pela desinformação têm sido amplamente estudadas em nível nacional e internacional com ênfase nos malefícios que provocam na opinião pública, na cidadania e especialmente nos processos democráticos sadios. Os estudos teóricos, as denúncias críticas e as ações concretas como formas de combate têm sido tão volumosos quanto é pernicioso o inimigo a ser combatido. De fato, não se pode negar que nos encontramos nos fogos cruzados de uma guerra simbólica inédita, na qual as armas discursivas e as estratégias de ação do passado não surtem mais os efeitos esperados. Diante disso, cultivar, como nunca antes, a busca da verdade pode ser um modo eficaz de transformação da realidade. Este livro procurou fazer uma semeadura para esse cultivo.