Impresso | E-book
PLANEJAMENTO DE PESQUISA
Uma introdução
Sergio Vasconcelos de Luna
Daniele de Lima Kramm
Os autores de "Planejamento de pesquisa. Uma introdução" mostram como a concretização da metodologia se dá dentro de um referencial teórico. Trabalham, então, passo a passo, cada etapa da pesquisa. Sugerem que, uma vez estabelecida apropriadamente a relação teoria-problema, o pesquisador se concentre no detalhamento do problema. A partir daí, são apresentadas questões que pretendem facilitar a análise dos itens subsequentes do planejamento da pesquisa. Nesta terceira edição, revista e atualizada, o capítulo 2 foi completamente alterado, de modo a incorporar – também como veículo de consulta de material bibliográfico – a internet, cujo surgimento possibilitou que qualquer pessoa capacitada pudesse introduzir um texto em meios digitais, ganhando voz e difundindo suas ideias.
Impressão sob demanda | E-book gratuito
PONTES, JANELAS, MÁSCARAS, VÍRUS
elos entre passado e presente das artes e do audiovisual
Marcus Bastos
Com ênfase nas conexões (pontes), ligações (janelas), opacidades (máscaras) e propagações (vírus), Pontes, janelas, máscaras, vírus traça rotas provisórias que desenham arquipélagos de sentidos sedimentados pelas linguagens, pelas estéticas e pelos vocabulários das obras. (Giselle Beiguelman)
Impresso | E-book
LITERATURA DIGITAL PARA CRIANÇAS E JOVENS
teoria e prática da experiência estética
Aline Frederico
Elizabeth Cardoso
Em "Literatura digital para crianças e jovens: teoria e prática da experiência estética", um grupo diverso e importante de estudiosos/as se debruça sobre a edição de livros digitais (nativamente digitais) para crianças e jovens, mostrando ângulos diferentes e igualmente fundamentais desse objeto de interesse: as obras, a edição dessas obras, a leitura, as práticas da leitura, a recepção, a reflexão, a teorização. Tudo isso partindo de uma premissa que faz falta em muitos trabalhos científicos na área: a definição de livro não está posta. Mais que objetos particulares, os livros são, cada vez mais, um espectro de possibilidades; e os livros nativamente ou genuinamente digitais costumam ser deixados de lado. Mas não por este conjunto de pesquisadores. Eles estão ocupados de fazer-pensando, de compreender acertos e erros, de entender como o livro digital literário para crianças e jovens se insere no circuito, considerando uma visão mais integrada e sistêmica do que sejam os livros e suas materialidades/materializações. (Ana Elisa Ribeiro)
Impresso | E-book
HABERMAS COM LACAN
Introdução crítica à teoria da ação comunicativa
José Luiz Aidar Prado
A teoria da ação comunicativa de Habermas apresenta a vida social sob o ponto de vista da teoria da comunicação, de modo a enfrentar a colonização do mundo da vida pela racionalidade sistêmica. Quais são os conceitos principais da visão hermenêutica e fenomenológica da ação comunicativa de Habermas? Quem é o Outro habermasiano? Pensar Habermas COM Lacan significa ler a teoria da ação comunicativa a partir da psicanálise lacaniana, com seus conceitos de Outro, simbólico, real e gozo. Este livro coloca frente a frente o mundo da vida com o simbólico lacaniano, o ato de fala cujo telos é o entendimento e o ato falho freudiano – e, a partir dessas contraposições, podemos conhecer a teoria da ação comunicativa por meio de uma visão menos idealizada da linguagem, figurando a plenitude comunicativa diante do fosso do inconsciente freudiano e da negatividade da linguagem.
Impresso | E-book
CONVOCAÇÕES BIOPOLÍTICAS DOS DISPOSITIVOS COMUNICACIONAIS
José Luiz Aidar Prado
Os dispositivos comunicacionais oferecem uma multiplicidade de convocações e de receitas para guiar os usuários no mundo do consumo, cujo combustível não é somente mercadoria em sua materialidade, mas a própria vida. Esses programas biopolíticos dos dispositivos comunicacionais tomam as potências da vida como capital cultural para promoção dos eus que buscam gozo. Os agentes convocadores indicam, para os consumidores, modos para conseguir o a-mais rumo ao sucesso nesse mundo dito “flexível”. Colocam-se como especialistas que sabem como cada um pode bombar a própria vida. É em tal perspectiva que este livro nos propõe pensar uma política que enfrente a economia culturalista que provoca e convoca o sensível dos corpos, a partir da discussão dos contratos comunicacionais da mídia semanal, das revistas femininas, do cinema e de reality shows.
Impressão sob demanda | E-book gratuito
ARTES E PRÁTICAS CULTURAIS
Fabio Cypriano
Priscila Arantes
O livro "Artes e práticas culturais" reúne artigos inéditos que – dentro de uma abordagem interdisciplinar e dialogando com diversas áreas do conhecimento – exploram o pensamento e a prática artística em consonância com os debates atuais e urgentes no campo da Arte, bem como com os desafios históricos relacionados a crises humanitárias, ambientais e retrocessos nas conquistas dos direitos humanos e sociais.
Impressão sob demanda | E-book
COLONIZAÇÃO NEOLIBERAL DE JERUSALÉM
Bruno Huberman
"Colonização neoliberal de Jerusalém" debruça-se sobre a contradição entre o avanço do desenvolvimento neoliberal e a continuidade de políticas coloniais de Israel em Jerusalém Oriental. Em oposição àqueles que entendem o entrelaçamento entre medidas coloniais e neoliberais como um paradoxo, este livro argumenta que o colonialismo neoliberal permite a Israel reproduzir a subjugação dos palestinos em Jerusalém Oriental como resultado “natural” das relações de mercado. Por um lado, infraestruturas coloniais são construídas como se fossem a mera adaptação da cidade à globalização neoliberal. Por outro lado, há a formação de um anticolonialismo neoliberal entre os palestinos que não consegue enfrentar verdadeiramente o avanço colonial de Israel.