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Pesquisadora: FERRARI, Rosilaine Gomes

Resumo: FERRARI, Rosilaine Gomes. O brincar: criatividade e autonomia. 2019. 50 fls. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
O objetivo geral deste trabalho foi discutir o brincar e sua influência no desenvolvimento e na autonomia da criança. Os objetivos específicos se constituíram em entender o brincar como um direito da criança, compreender a função do brinquedo no processo de ensino-aprendizagem; apresentar o brinquedo artesanal como uma possibilidade de brincar e utilizá-lo como um elemento importante na construção da autonomia. O trabalho procurou mostrar a importância do brincar na infância, esclarecendo que o lúdico e as brincadeiras podem ser ferramentas importantes para o processo de aprendizagem, de construção da autonomia e de relações sociais. Na busca de atingir os objetivos pretendidos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através de alguns autores que tratam do assunto, tais como: Carneiro, Dodge, Vygotsky, Piaget. Como resultado deste trabalho, observou-se que o ato brincar é um meio facilitador do desenvolvimento infantil em diferentes sentidos da vida, seja no espaço escolar, familiar ou social. O estudo propiciou compreender que o lúdico, quando orientado pedagogicamente, pode interferir positivamente nas aprendizagens vinculadas à escolarização, nas expressões de relações interpessoais e sociais, na elaboração da afetividade e de outros sentimentos vivenciados pela criança. O ato de brincar ainda proporciona elementos que dinamizam a autonomia para que o desenvolvimento infantil possa ocorrer com maior fluidez. Concluiu-se ainda que, para a incorporação do lúdico como ferramenta facilitadora da aprendizagem, faz-se necessário uma política educacional que garanta formação de professores qualificada e espaços adequados para a aplicação de atividades. Nesse sentido, o brincar deve ser entendido como um direito da criança.

Palavras–chave: Brincar; Brincadeiras e autonomia; Desenvolvimento e autonomia; Ludicidade.

Nota: caso haja interesse os trabalhos na íntegra encontram-se na biblioteca da PUCSP.

Pesquisadora: YOGI, MARINA HONAMI

Resumo: YOGI, MARINA HONAMI. A INFLUÊNCIA DO DESENHO ANIMADO NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
O objetivo do presente Trabalho de Conclusão de Curso é decorrer sobre a influência dos desenhos animados na educação da criança, mostrando como a infância era vista no contexto histórico, o início da animação no mundo e no Brasil, sua importância para a cultura e os diferentes conteúdos cotidianos abordados e ensinados para as crianças. Tratou-se de um estudo teórico no qual abordamos a influência das animações no desenvolvimento do comportamento das crianças e para finalizar analisamos dois desenhos animados para verificar se seu uso como uma possível ferramenta pedagógica auxilia no aprendizado da criança.

Palavras–chave: Criança. Desenho animado. Educação.

Nota: caso haja interesse os trabalhos na íntegra encontram-se na biblioteca da PUCSP.

Pesquisadora: Ana Teresa G. A. M. da Silva

tamaragalasse@gmail.com

Resumo: SILVA, Ana Teresa G. A. M. da. A construção da parceria família-creche: expectativas, pensamentos e fazeres no cuidado e educação das crianças. 2011.188ff. Tese (doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
Os principais contextos nos quais a criança vive são, geralmente, a família e a escola. A família é a primeira agência socializadora – base das primeiras relações, interações e aprendizados. A escola apresenta também um rico contexto socializador; uma importante ampliação de referenciais ocorre quando a criança passa a freqüentar a creche. Lá, ela acede a novas relações, emoções e conhecimentos. Os contextos se diferem quanto aos propósitos e neles os infantes encontrarão diferentes objetos, pessoas e modos diversos de se relacionar e aprender.
Embora os contextos – família e instituição escolar – sejam distintos, a criança é a mesma e é preciso favorecer o seu crescimento harmônico e o seu desenvolvimento integral. Por isso a importância de uma relação construtiva entre pais e a creche, com troca de experiências, idéias e critérios educativos. Todavia, a maioria das praticas na área da educação infantil no que concernem às famílias, no contexto da creche, resumem-se a um pequeno contato por meio de entrevistas. No dia a dia da creche as famílias são convidadas a freqüentá-la somente em reunião de pais (geralmente aos términos dos semestres), em festas e celebrações (Dia das Mães, Dia dos Pais, Festa junina etc.), ou em entrevistas esporádica, individuais, solicitadas pelo professor ou pela família, para tratar de um "problema" especifico da criança. É como se a criança fosse dividida em dois mundos: o da creche e o da família.
Nessa perspectiva, nossa pesquisa propôs a realização de um trabalho de parceria família – escola, no qual a família se integra às propostas educativas. Para isso, privilegiamos como metodologia a pesquisa – ação e organizamos os objetivos em quatro grandes eixos: 1. Conhecer as expectativas da família com relação ao trabalho na educação infantil; 2. Construir, com as famílias e educadores, propostas de participação dos pais na creche; 3. Investigar a influencia da participação familiar no atendimento e educação infantil; 4. Observar como a creche observou a participação dos pais.
Abrir as portas da creche aos pais não é tarefa fácil, é um processo que precisa ser minuciosamente pensado e planejado, envolvendo todos os atores escolares. Possibilitar a participação efetiva dos familiares e construir um trabalho de parceria promove o bem – estar da criança, condição importante para seu processo de aprendizagem e desenvolvimento integral; isso é condição para a educação infantil de qualidade e respeito aos direitos da criança.

Palavras–chaves: cuidado, educação, criança, família, creche.

Pesquisa apresentada no V Encuentro Iberoamericano de Educación (EIDE)

Autoras: Dra. Maria Angela Barbato Carneiro e Dra. Neide de Aquino Noffs

Eixo: Formação de professores, trabalho docente e práticas pedagógicas

Resumo: O presente trabalho tratou de uma pesquisa realizada com os alunos- professores do Programa PEC- Formação Universitária 2ª.edição Municípios, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo juntamente com outras instituições.Seu objetivo consistiu em investigar porque os participantes do curso haviam escolhido a temática do "brincar" nos trabalhos de Conclusão de Curso. A pesquisa com características qualitativas, na modalidade de estudo de casos, foi feita em apenas três pólos, escolhidos a partir da experiência dos professores orientadores no trabalho na rede pública, estudando 43 sujeitos. A investigação mostrou que o interesse voltava-se para algumas dificuldades sentidas, despreparo, necessidade de ajudar o processo de aprendizagem dos alunos, pressão dos pais e da direção e o preconceito. Isso permitiu sugerir a importância de estimular a observação na prática e durante o processo de formação, aliar os aspectos práticos aos teóricos para conseguir a verdadeira "práxis".

Palavras–chaves: formação de professores, jogo, brincadeira, educação infantil, infância

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