Logo PUC
Logo Brinquedoteca

Bibliografias

Sugestões para a leitura

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. 1ª. ed..São Paulo: Cortez, 2013.

GONZALEZ-MENA, Janet e EYER, Dianne Widmeyer. O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidados baseados em relações qualificadas. 9ª ed. Porto Alegre: McGraw Hill Education/ Penso, 2014.

GOUVEA, Guaracira e NUNES, Maria Fernanda Resende. Crianças, mídias e diálogos. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009.

HEUMANN, Monica e Hans-Günter. .Uma história da música para crianças. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

JÓIA, Adelaide. Brincar e Aprender: dimensões indissociáveis no desenvolvimento da criança1a. ed. Curitiba: Appris, 2018.

KISHIMOTO, Tizuko Morshida. Práticas Pedagógicas da professora Alice Meirelles Reis 1923-1935. São Paulo: Polo Books, 2014.

SANTOS, Maria Walburga; MELLO, Suely, Amaral e Tomazzetti (org). Eu ainda sou criança: educação infantil e resistência. São Carlos: EDUFSCAR, 2018.

STRASBURGER, Victor; WILSON, Bárbara J. e JORDAN, Amy B.. Crianças, adolescentes e a mídia. 2ª.ed.. Porto Alegre: Penso, 2011.

VIALLES, Catherine. 80 atividades de cooperação para aprender em equipe. Petrópolis: Vozes, 2012.

A

ALMEIDA, M.T. P. O jogo, o brinquedo e a criança. Fortaleza: Prontograf, 2013.

AMBRA, Karen. Aprendendo a Conviver: as regras na brincadeira de faz de conta. São Paulo EDUC, 2012.

ANGOTTI, M. (org) Educação Infantil em diálogos. Campinas: Alínea, 2012.

ANNING, Angela e RING, Kathy. Os significados dos desenhos de crianças. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ARROYO, M. G. E SILVA M. R, (org). Corpo Infância: exercícios tensos de ser criança. Por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012.

Arte popular de Mestre Molina. 2ª. Ed.São Paulo: SESC,2006.

B

BARBOSA, Maria Carmen Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed. 2008.

BEYER, Esther e KEBACH, Patrícia (org.) Pedagogia da Música : experiências de apreciação musical.2ª ed Porto Alegre: Mediação, 2012.

BRITO, Teca Alencar. Quantas músicas tem a Música?ou Algo estranho no museu! 1ª.ed. São Paulo: Peirópolis, 2009.

BROCK, A. e outros. Brincar: aprendizagem para a vida. Porto Alegre: Penso, 2011.

C

CARNEIRO, Maria Angela Barbato(org.) Cócegas cambalhotas e esconderijos: construindo cultura e criando vínculos. São Paulo: Articulação/Universidade Escola , 2010.

E

ELLERSIEK, W.. Juegos de gestos de mano.1ª ed. Buenos Aires, Antroposófica, 2013.

G

GARDNER, Howard; CHEN, Jie-Qi; MORAN, Seana (org.) . Porto Alegre: Artmed, 2010.

GARMS, G. M. Z. e RODRIGUES, S. A. (org). Temas e Dilemas pedagógicos da educação Infantil: desafios e caminhos. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

GIROTTO, D. Brincadeira em todo o canto. Reflexões e propostas para uma reflexão lúdica. 1ª. reimp. São Paulo: Peirópolis, 2013.

H

HORN, C. I. e outros. Pedagogia do Brincar. Porto Alegre: Mediação, 2012.

K

Kinney, Linda e Wharton, Pat. Tornando visível a aprendizagem das crianças. Porto Alegre,: Artmed, 2009.

KISHIMOTO,T.M. e SANTOS, M.W (org.). Jogos e brincadeiras: tempos, espaços e diversidade. São Paulo: Cortez, 2016.

KLISYS, Adriana. Quer Jogar? São Paulo: SESC, 2010.

KLISYS, Adriana. Ciência, Arte e jogo > projetos e atividades Lúdicas na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2010.

L

LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, R. Das tábuas da lei à tela do computador: a leitura em seus discursos . 1ª. Ed. São Paulo: Ática, 2009.

M

MARQUES, Francisco. Muitas coisas, poucas palavras. A oficina do professor Comênio e a arte de ensinar e aprender. São Paulo: Peirópolis, 2009.

MARQUES,Francisco. Muitos dedos enredos. São Paulo: Peirópolis,2005.

MELO, M. F.A.Q. Brinquedos e jogos que contam histórias: uma contribuição da teoria ator-rede para a psicologia social dos objetos. Rio de Janeiro: Artaud, 2013.

MININI, Vanda Cristina Moro. Pais e professores do passado crianças do futuro. Campo Grande:Oeste,2013.

Moyles, Janet e colaboradores. Fundamentos da educação Infantil: enfrentando o desafio. Porto Alegre: Artmed,2010.

N

Nairzinha. Cirandando Brasil.1ª. Ed. São Paulo: Paulinas, 2010.

O

OLIVEIRA, Vera Barros de e PEREZ-RAMOS, Aidyl M . Queiroz (org.) Brincar é saúde: o lúdico como estratégia preventiva. Rio de Janeiro: Wak, 2010.

P

PEREIRA, M.A.P.. Casa redonda: uma experiência em educação:1ª ed. São Paulo: editora Livre, 2013.

R

RODARI, Gianni. Histórias para brincar. São Paulo. Editora 34, 2007.

ROSADO, C. T.C. L. e LIMA, D. C.. Cascudinho: o menino feliz. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

ROVIRA, J. M.P e TRILLA, J. . La Pedagogia del ócio. Barcelona: Laertes, 1996.

S

SALMAZE, Maria Aparecida e ALMEIDA, Ordália Alves. Primeira infância no século XXI: direito das crianças de viver, brincar, explorar e conhecer o mundo. Campo Grande : Oeste, 2013.

SCHLINLDWEIN,L.M. LAFERMAN, I. E PATERS, L. (org). A criança e o brincar nos tempos e espaços da escola. Florianópolis: NUP, 2017

SCHWARTZ, G. Brinco, logo aprendo. São Paulo: Paulus, 2014.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; DITTRICH, Maria Glória e MAURA, Maria Antônia Pujol. (org). Resiliência, criatividade e inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG? América, 2013.

STEARNS, Peter N. A infância. São Paulo : Contexto 2006.

Contato

Entre em contato conosco através dos telefones, fax ou por e-mail!

(11) 3673-3138
(11) 3670-8161 (fax)

brinquedoteca@pucsp.br ou
mabarbato@pucsp.br

Rua Monte Alegre, 1104 - Perdizes - São Paulo/SP

Curta nossa página