| MOTIVAÇÃO E REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS NO COMPORTAMENTO DE TATUAR-SE: UM ESTUDO ANALÍTICO
  Projeto de Iniciação CientíficaProfa. Dra. Denise Gimenez Ramos
 Alunas: Branca Lapolla. Mendonça e  Monica Mateus da Silva
 Resumo: Esse estudo visa: observar as motivações que permeiam o ato de tatuar o corpo em jovens universitários, percebendo e abarcando os possíveis significados para a tatuagem e para o momento em que esta foi realizada, isto é, visa analisar o fenômeno da tatuagem enquanto expressão de um comportamento simbólico. É provável que fatores profundos, talvez inconscientes, estejam projetados nas imagens escolhidas. É provável que esse comportamento seja a melhor forma de expressão de conteúdos emocionais além de uma forma de comunicação social. Saiba mais
 Subsídios da Psicologia para a Educação Médica2003-2008
 Responsável: Profa.  Dra Liliana Liviano Wahba
 Participantes do  projeto
 Discente: Regina  Alvares Biscaro
 Participante  externo: Prof. Dr. Arthur Akufman - FMUSP
 Projeto foi iniciado com Educação Médica de estudantes e  residentes de medicina visando conscientização da subjetividade e treino de  atitudes.
 Uma das etapas consistiu em criar uma metodologia e conteúdos  no curso da Faculdade de Medicina da FMUSP para as aulas de Psicologia Médica  de terceiranistas. Para tanto, contou-se com a colaboração de uma equipe formda  por psicólogos e psiquiatras.
 
 Esse foi o Objetivo 1.
 
 Objetivo 1: Criar uma metodologia de discussões em grupo e  aulas com terceiranistas de Medicina com o intuito de promover uma reflexão  sobre os problemas psicológicos envolvidos na relação médico-paciente. As  discussões visam perceber como otimizar a eficácia do ato médico mediante  conscientização da atividade e possibilidade de aumentar adesão do paciente ao  tratamento.
 Método: Instrumentalizar o aluno a reconhecer e/ou empregar  os diversos níveis de comunicação: verbal e não-verbal, objetivo e subjetivo.  Utilizam-se técnicas de role-playing, jogos dramáticos, exercícios de  imaginação, e relatos de casos que trazem à tona as situações vividas e as  emoções despertadas nos alunos, na experiência com a prática hospitalar e no  contato com a Instituição, com a classe médica e com a pessoa doente.
 
 Resultados: Um  modelo de programa foi elaborado e um livro dos autores participantes do  projeto está no prelo.
 Uma outra etapa  do projeto geral objetivou a pesquisa de uma metodologia de supervisão para  residentes em Psiquiatria com técnica da psicologia analítica. O intuito é de  sensibilizar o residente com treino em psicoterapia para estimular  subjetividade no atendimento.
 Objetivo 2:  Avaliar o método analítico em supervisões com residentes de Psiquiatria com o  intuito de aprimorar a perspectiva da subjetividade e de ampliar modos de  percepção e de conscientização de atitude e de comportamentos em relação aos  pacientes. Método:  pesquisa utilizando Método do Discurso do Sujeito Coletivo com aplicação de  questionários, entrevista e material gráfico durante supervisões em residentes  de Psiquiatria.
 
 Resultados: dissertação  de Mestrado da PUC-SP.
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