De forma consciente o aluno monitor atua no horário da aula, com um trabalho cooperativo e solidário, auxiliando o professor na distribuição e recolhimento dos laptops, promovendo a inclusão e o letramento digital dos pares que apresentam dificuldades, ajuda na recuperação de senhas e contribui também no processo de avaliação relativo ao uso das tecnologias. Compete a ele também orientar os colegas quanto ao uso do equipamento e suas funcionalidades, como também participar ativamente das atividades projetadas pelo professor quanto ao uso dos recursos da informática em sala de aula.

Ainda dentro de funções do aluno-monitor está a responsabilidade de pegar as chaves dos armários, orientarem os colegas na retirada, devolução e colocação dos laptops no armário. É ele também que orienta os colegas quanto à forma correta de transportar e conduzir as máquinas até a carteira. Cabendo-lhe também realizar a imediata distribuição das máquinas no início das aulas.

Como uma forma de avaliação e sistematização do trabalho os monitores elaboravam relatórios juntos aos colegas e professores.