A partir da experiência vivida em 2007 os envolvidos no projeto optaram por novas formas de escolha e seleção dos alunos monitores, assim foi idealizada em conjunto (alunos, professores, comunidade, equipe técnica e gestão da escola) novas regras que sustentariam processo eletivo dos alunos monitores para atuarem no projeto. Foi acordado que a partir de 2008 as eleições seriam sempre diretas e cada turma elegeria 2 monitores onde a duração do mandato corresponderia ao ano letivo vigente.

Como forma de aprimoramento do processo de seleção a partir de 2009, para os processos eletivos do aluno monitor, foi criada a comissão eleitoral, que tem como função acompanhar em todas as turmas o processo de eleição dos monitores. Ela é constituída por professores do colégio, coordenadores do Projeto UCA e coordenadores pedagógicos. Dentre as competências da comissão eleitoral está a de aceitar ou impugnar a candidatura dos alunos observado os critérios e perfil do aluno monitor. Como ilustra as postagens da página

http://domalanopalmasto.blogspot.com/2009/05/
eleicao-do-aluno-monitor-do-projeto-uca.html

Para o gerenciamento formal, Colégio e SEDUC foram criados instrumentos de gestão e de gerenciamento das ações dos alunos monitores, buscando exercitar os conceitos de democracia e participação cidadã. 

No cotidiano da escola o processo é gerenciado por toda a equipe, potencializando uma maior interação entre os monitores e coordenação do Projeto UCA. Ver link:

http://domalanopalmasto.blogspot.com/search?
updated-max=2008-01-24T09%3A37%3A00-08%
3A00&max-results=23