No início eles se mostraram muito empenhados em pesquisar e estudar sobre o assunto, mas na hora de começar a escrever perceberam as dificuldades de transcrever numa outra língua suas proposições.

Senti então que era chegado o momento de motivá-los e ajudá-los. Como durante as aulas não havia tempo suficiente para atender a todos, pois as dúvidas eram muitas, nós agendávamos um horário à tarde, à noite ou até mesmo em finais de semana e feriados de modo a dar o apoio necessário aos alunos que precisavam de ajuda para prosseguir os trabalhos, uma vez que o foco era a escrita e os alunos tinham dificuldades de se expressar em inglês.

Quanto às dificuldades para escrever eu trabalhava da seguinte forma: o grupo escrevia e me entregava o parágrafo para corrigir. Eu fazia as observações pertinentes e devolvia para que reescrevessem, às vezes mais de uma vez, só então o parágrafo era postado no blog.

Mesmo com muitos limites, as soluções eram envidadas de modo que pudéssemos atingir nossos objetivos, ou seja, que os alunos fossem capazes de expressar o pensamento em inglês tornando-o público no blog.

A falta de tempo para se trabalhar e atender aos estudantes em sala de aula foi resolvida com agendamento e trabalho em horário extra-classe.

Sobre o número excessivo de estudantes em uma mesma sala de aula (aproximadamente 45) optamos pelo atendimento por grupo em sala priorizando os grupos que não conseguiriam ser atendidos em outro horário. 

Quanto à falha na conexão, trocávamos de lugar na escola, às vezes trabalhando no corredor pois o sinal era melhor, e também incentivando os alunos a pesquisarem em casa e enviarem o que escreviam por e-mail de sua casa.