Página Inicial > O Encontro

O Encontro

O Encontro de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP tem se notabilizado por ser um momento privilegiado no qual a produção discente de mestrandos e doutorandos é socializada e debatida por pares discentes e professores.

Objetiva-se, nesse encontro, a socialização e o aprofundamento de temas relacionados ao currículo, de modo a permitir o avanço das pesquisas em desenvolvimento, no Programa. O evento apresentará estudos e experiências nas mesas redondas e nos círculos epistemológicos pretendendo realizar o intercâmbio de informações entre docentes, discentes e profissionais da área de Educação.

Destaque-se, ainda, que uma das marcas importantes do Encontro de Pesquisadores, confirmada durante esses nove anos em que o evento se realiza, é o caráter pedagógico de sua organização. A Comissão Organizadora é composta, em sua grande maioria, por discentes – mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos do programa que, ao lado de professores, passam a desenvolver importantes aprendizados e competências na organização de eventos acadêmicos e assim desenvolvem a sua autonomia.

O Encontro de Pesquisadores, dada a sua relevância de estimular a produção científica, já tem o seu lugar definido na agenda acadêmica anual desse curso de Pós-Graduação.

Nesse ano de 2011, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação Educação: Currículo considerou importante marcar e comemorar, junto com o X do Encontro de Pesquisadores, os 90 anos de nascimento do professor Paulo Freire.

Paulo Freire foi professor da PUC-SP por 17 anos, desde o seu retorno do exílio, em 1980, até o seu falecimento, em 1997. Na Cátedra Paulo Freire, da PUC-SP, o pensamento desse educador vem sendo estudado e recriado. O legado freireano continua muito vivo e atual. Recentemente, em pesquisa realizada pela Cátedra Paulo Freire, da PUC-SP, foram localizados no portal da CAPES, mais de 1200 dissertações e teses, em diferentes áreas do conhecimento, com referenciais freireanos. Homenagear Paulo Freire, no contexto do Encontro de Pesquisadores do Programa de Educação:Currículo da PUC-SP, é fazê-lo à maneira que esse educador gostaria: debatendo suas ideias com rigorosidade, para reinventá-las.

O público que se espera alcançar com o evento é composto por pesquisadores docentes, estudantes de pós-graduação e graduação.

São Paulo, setembro de 2011

Comissão organizadora

 

 

Voltar a página inicial Visite o site da PUC-SP