Livro indisponível
RELAÇÕES MULTIDISCIPLINARES
Das negociações numa clínica de distúrbios da comunicação
Angela Maria Resende Vorcaro
Utilizando a teoria das negociações como referencial teórico e procedimento de análise buscado na microssociologia, uma psicóloga clínica coloca-se a serviço da compreensão da instituição em que atua – uma clínica de distúrbios da comunicação –, de sua história e de seu modo de funcionamento.
Livro indisponível
DA ANGÚSTIA OU DE QUANDO INDICAR ANÁLISE A UMA CRIANÇA
Maria Luiza D´Ávila Pereira
Da Angústia tem como tarefa primordial responder à pergunta relativa a “quando indicar análise a uma criança”. O ponto de partida é uma experiência vivenciada pela própria autora, a partir da qual a angústia é conceituada e amplamente discutida, diferenciando-a das fobias e medos.
Livro indisponível
A PESQUISA QUALITATIVA EM PSICOLOGIA
Fundamentos e recursos básicos
Joel Martins
Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Este livro trata das bases da pesquisa qualitativa, partindo da própria concepção de conhecimento, de possíveis abordagens do fenômeno estudado, de modos de compreender e tratar a verdade. Expõe alguns recursos básicos de que essa modalidade de pesquisa lança mão para obter dados, tais como descrição e entrevista e modos de analisá-los, enfocando as análises ideográfica e nomotética.
Livro indisponível
O TESTE DE PIRÂMIDES COLORIDAS DE MAX PFISTER
Maria Isolina Baptista Marques
O Teste de Pirâmides Coloridas de Max Pfister não se reduz a uma merda exposição dos aspectos conceituais sobre o teste, pois refletem seu conteúdo mais de vinte anos de experiência da autora na lide com as técnicas projetivas em diagnóstico da personalidade. Por este motivo, tem o mérito de nos enriquecer com novas formulações e reflexões teóricas sobre o teste de Pfister, revelando uma vivência clínica voltada à apreensão e compreensão dos fenômenos afetivo-emocionais da personalidade do indivíduo. De outra parte, vem complementar a escassa bibliografia existente sobre o teste, possibilitando aos leitores tomarem conhecimento de suas origens e evolução enquanto técnica projetiva. Propicia, ainda, um estudo aprofundado das características do teste, visto à luz das diversas metodologias adotadas pelos autores que se dedicaram à sua teoria. Desenvolve temas, que até o presente momento não foram conceitualmente explorados em sua abordagem. É uma obra que oferece, por sim, uma visão crítica e inovadora sobre o teste de Pfister.