Catálogo


Livro indisponível 

A IMPLANTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL DO SÉCULO XVI

Um percurso historiográfico

Nancy dos Santos Casagrande

Tendo como base as abordagens da historiografia Linguística, a autora mostra a implementação do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, no século XVI, buscando determinar a política linguística da metrópole em relação à colônia. A análise revela o desenvolvimento de um método próprio para o ensino da Língua Portuguesa, diferente daquele utilizado na metrópole. Este estudo foi feito a partir de fontes primárias, como as gramáticas de Fernão de Oliveira e João de Barros, e as cartas dos padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. Dessa forma, a autora desenvolve uma pesquisa de doutorado destinada à reconstrução de nosso passado intelectual, através da trajetória da implantação de nossa língua.


Livro indisponível 

DISCURSOS GEOPOLÍTICOS DA MÍDIA

Jornalismo e imaginário internacional na América Latina

Margarethe Born Steinberger-Elias

É estratégico o papel das mídias jornalísticas na formação de um imaginário social-popular capaz de reconhecer qual é o lugar da América Latina hoje no espaço internacional. Em pleno século XXI, nosso subcontinente ainda constrói práticas socioinformativas a partir de um imaginário colonialista. Este livro trata dessa relação, entre mídia e geopolítica, aceitando o desafio de refletir sobre como os discursos jornalísticos interferem na produção social dos imaginários geopolíticos na América Latina.


Livro indisponível 

EÇA & MACHADO

Beatriz Berrini

O livro é resultado do I Simpósio Internacional Eça & Machado, realizado em 2003 pela PUC-SP e Unicamp. A aproximação entre esses dois grandes ficcionistas da língua portuguesa teve início quando Eça de Queiroz publicou seus primeiros romances, sobre os quais Machado de Assis redigiu uma crítica. A partir desse acontecimento, o autor português tenta aproximar-se do romancista brasileiro. O simpósio celebrou os dois autores em conjunto, e também abriu espaço para análises de temas menos trabalhados de Eça de Queiroz e Machado de Assis: os textos jornalísticos, crônicas, ficção face à história, a batalha do Realismo, entre outros. Também fez parte deste evento uma homenagem ao Prof. Antonio Candido, cujas palavras compõem a Apresentação do livro.


Livro indisponível 

ESP IN BRAZIL

25 years of evolution and reflection

Maria Antonieta Alba Celani
A. T. Deyes
J. L. Holmes
M. R. Scott

Este livro olha retrospectivamente para o período 1980-1989 e reflete sobre o que caracteriza o projeto nacional brasileiro, tentando entender qual é o legado do projeto para o desenvolvimento do ensino de ESP e da língua inglesa em geral.


Livro indisponível 

TELEPRESENÇA

Interação e interfaces

Yara Rondon Guasque Araujo

O estudo da telepresença enfoca como reagimos bioculturalmente em relação ao ambiente; e como criamos estruturas que nos estendem e que exteriorizam certas funções do cérebro.
Telepresença: interação e interfaces trata de como, ao longo dos séculos, o homem desenvolveu o design de estruturas complexas que afetam sua ação e moldam sua motricidade em contrapartida.


Livro indisponível 

A FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NO PREISSCHRIFT DE KANT

Um estudo sobre as interpretações de Parsons e Hintikka

Ernesto Maria Giusti

O autor defende, muito apropriadamente, que não há uma continuidade de teses, mas, tão-somente, de problemas entre o que diz Kant acerca da matemática em 1764 e depois de 1781, contrariando Parsons e Hintikka, que defendem que a filosofia da matemática kantiana não sofreu modificações significativas na passagem do período pré-crítico ao crítico. Ao fazê-lo, Ernesto Giusti coloca em xeque a coerência interna das próprias interpretações de Parsons e Hintikka.


Livro indisponível 

CONVIVENDO COM GUIMARÃES ROSA

Grande sertão: veredas

Beatriz Berrini

Caixa com 11 fascículos, além de um fascículo de apresentação da organizadora.
Esta coletânea relata a história de múltiplos encontros e convivências com Grande sertão: veredas. Reúne artigos reveladores das paixões e dos pensamentos de jovens autores, mestrandos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, sobre essa obra de Guimarães Rosa, que tanto interesse despertou entre críticos e historiadores da literatura, incapazes de permanecer calados diante de um dos mais apaixonantes romances brasileiros.