Catálogo


Livro indisponível 

O PAI POSSÍVEL

Conflitos da paternidade contemporânea

Durval Luiz de Faria

O tema deste livro - os conflitos do pai no relacionamento com os filhos em um contexto de mudanças familiares típico do século XX - tem, por si só, um escopo de interesse mais amplo do que o da área acadêmica em que se insere – a psicologia clínica. O autor aponta a necessidade de uma releitura dos papéis da paternidade instaurada pelo movimento histórico e cultural que inseriu a mulher no mercado de trabalho e retirou do homem o papel de provedor único.


Livro indisponível 

OS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NA COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA

Mariana Rocha Biojone

Panorama de publicação de periódicos científicos, começa pela revisão da história e pela evolução dos periódicos e da comunicação científica na América Latina e chega às últimas tendências da publicação acadêmica. A autora discute Open Access, Open Archives Initiative, Self-archiving, descreve o XML e o SciELO, projeto que envolve a colaboração entre diversos parceiros em toda a América Latina.


Livro indisponível 

OS SAMPAULEIROS

Cotidiano e representações

Ely Souza Estrela

Num estilo fluente e cativante, a autora estuda, com lucidez e sensibilidade, um dos fenômenos mais candentes da nossa história: a viagem real e simbólica do sertanejo baiano que, tangido pela seca e pela miséria, migra para São Paulo embalado pelo sonho de uma vida melhor.


Livro indisponível 

PARA LER GALILEU GALILEI

Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo

Carlos Arthur R. Nascimento

O autor nos conduz com sensibilidade através das jornadas em que Galileu desenvolveu suas ideias sobre a estrutura real do Universo. Trata-se de um mapa para orientar o leitor na busca de uma das mais ricas minas de conhecimento humano: Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo, escrito por Galileu Galilei e publicado pelo primeira vez em 1632.


Impresso

PSICOLOGIA & EDUCAÇÃO

Revendo contribuições

Vera Maria Nigro de Souza Placco
Abigail Alvarenga Mahoney
Angel Pino
Laurinda Ramalho de Almeida
Maria Aparecida Morgado

Originalmente artigos de revista (Psicologia da Educação, nº7/8, São Paulo, EDUC, 1999), um conjunto de seis revisões de 30 anos de contribuição da Psicologia à Educação recebeu indicação para ser usado como livro-texto na área de formação inicial e continuada de professores. Isto levou a EDUC a publicá-lo também como livro, em vez de proceder a tiragens adicionais do fascículo. Como novidade em livros para a área, o fato de cada autor responder pela abordagem na qual é especialista: Wallon, Vigotski, Rogers, Freud, Piaget e Skinner.


Livro indisponível 

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR CENTRADA NA ESCOLA

Uma introdução

Moacyr da Silva

Com um texto fluente e agradável, o autor nos mostra que propostas de formação continuada de professores, apresentadas hoje como inovadoras, tiveram sua concretização no Brasil na década de 1960, na realização de vários projetos de renovação educacional. Faz do Ginásio Vocacional de Americana, do qual foi orientador pedagógico na década de 1960, seu objeto de estudo para discutir uma experiência de formação continuada na escola, dando voz a diversos profissionais envolvidos no projeto.


Livro indisponível 

A INVENÇÃO DO “SER NEGRO”

(Um percurso das idéias que naturalizaram a inferioridade dos negros)

Gislene Aparecida dos Santos

O racismo brasileiro desmascarado através da leitura de obras fundamentais do pensamento social e científico brasileiro dos últimos 150 anos. Concepções universalistas que legitimaram uma imagem do negro fora da condição humana e projetos nacionais brasileiros que fizeram do negro um sujeito político subalterno.