Youtube Twitter Facebook

Comunicação e sociedade do espetáculo

 

Sinopse

¨Vivemos numa sociedade do espetáculo.¨ Esta afirmação, cada vez mais freqüente nos ambientes acadêmicos e nos meios de comunicação, quase sempre é feita com o sentido positivo: estamos imersos num mundo de imagens coloridas, criativas, sedutoras, que nos divertem, mesmo quando nos chocam. Inspirado nas reflexões do pensador e militante político francês Guy Debord, este livro contrapõe-se à apologia do conformismo presente na contemporaneidade. Mostra que o emprego da teoria crítica na análise da sociedade, mesmo se fora de moda, é necessário numa época em que a raiz do espetáculo está cada vez mais a economia, que se torna abundante para poucos. Ao recorrer à leitura crítica, especialmente das práticas jornalísticas e da publicidade, os artigos procuram mostrar que o culto ao dinheiro, tão típico do capitalismo neoliberal, não é um componente da ¨natureza humana¨, mas uma criação histórica, podendo muito bem desaparecer. Se este livro conseguir abalar, por mínimo que seja, as bases desse culto, já terá cumprido o seu papel.


Autor(a): Cláudio Novaes Pinto Coelho / Valdir José Castro

Catálogo: Comunicação

Assunto: Cultura

Coleção: Comunicação

Acabamento: Brochura

Idioma: Português

Edição: 1ª

Número de Páginas: 216

Editora: Editora Paulus

Ano: 2006


 

compartilhe
Neamp - Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política    Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP
Rua Ministro Godoi, 969 - 4º andar - sala 4E-20 - CEP 05015-001    São Paulo - SP - Brasil    Tel/Fax.: (55 11) 3670 8517    neamp@pucsp.br
Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (Neamp) de Miguel Chaia e Vera Lúcia Michalany Chaia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported. Based on a work at www.pucsp.br. Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.pucsp.br.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Design DTI-NMD