Comunicação e sociedade do espetáculo
Sinopse
¨Vivemos numa sociedade do espetáculo.¨ Esta afirmação, cada vez mais freqüente nos ambientes acadêmicos e nos meios de comunicação, quase sempre é feita com o sentido positivo: estamos imersos num mundo de imagens coloridas, criativas, sedutoras, que nos divertem, mesmo quando nos chocam. Inspirado nas reflexões do pensador e militante político francês Guy Debord, este livro contrapõe-se à apologia do conformismo presente na contemporaneidade. Mostra que o emprego da teoria crítica na análise da sociedade, mesmo se fora de moda, é necessário numa época em que a raiz do espetáculo está cada vez mais a economia, que se torna abundante para poucos. Ao recorrer à leitura crítica, especialmente das práticas jornalísticas e da publicidade, os artigos procuram mostrar que o culto ao dinheiro, tão típico do capitalismo neoliberal, não é um componente da ¨natureza humana¨, mas uma criação histórica, podendo muito bem desaparecer. Se este livro conseguir abalar, por mínimo que seja, as bases desse culto, já terá cumprido o seu papel.
Autor(a): Cláudio Novaes Pinto Coelho / Valdir José Castro
Catálogo: Comunicação
Assunto: Cultura
Coleção: Comunicação
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Edição: 1ª
Número de Páginas: 216
Editora: Editora Paulus
Ano: 2006

Rua Ministro Godoi, 969 - 4º andar - sala 4E-20 - CEP 05015-001




Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | Design DTI-NMD |