Neils conta sua história
Pesquisadores
Linhas de Pesquisa
Teses e Dissertações
Publicações
Links
Aconteceu
Última Edição
Edições Anteriores
Sobre a revista
Equipe editorial
Política editorial
Conselhos
Instruções para autore(a)s
Contato
Instruções para autore(a)s

Sobre a revista

A revista Lutas Sociais, produzida pelo Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais (NEILS), vinculado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi criada em novembro de 1996.  Suas publicações aparecem regularmente a cada ano nos meses de junho e dezembro, e se voltam para o debate sobre questões relevantes das Ciências Sociais, especialmente em Sociologia, Ciência Política, Relações Internacionais e afins. Esforça-se para assegurar perspectivas pluridisciplinares sem perder o rigor científico. Adota parâmetros de atuação que visam concretizar seu caráter crítico e plural.
Dirige-se a um público acadêmico, tem inserção junto a estudantes e professore(a)s de graduação e de pós-graduação, além de ser lida por integrantes de movimentos sociais. Mantém permuta com vários periódicos nacionais e estrangeiros e é procurada por bibliotecas latino-americanas, estadunidenses e europeias. Com óbvio destaque para o Brasil, são estas as regiões de onde provêm os textos publicados pela revista.
Lutas Sociais é produto da insatisfação com debates que, em sua aparente radicalidade, se restringem, dentro e fora dos círculos acadêmicos, a opções que não questionam, mas, ao contrário, mistificam a ordem estabelecida. Diferencia produção científica da simples reiteração ideológica do existente e recusa-se a naturalizar as relações sociais.


 

Política editorial

Salvo em casos excepcionais, devidamente mencionados (documentos, entrevistas de atores sociais, testemunhos), toda matéria publicada deverá ser produto de criteriosa pesquisa que se norteie pela explicitação dos pressupostos teórico-metodológicos, clara definição do objeto de análise, sério tratamento do material empírico, adotando as Normas da ABNT – NBR 6023. Os textos poderão ser redigidos em português ou em espanhol (um texto por fascículo). Contribuições em outras línguas estrangeiras serão traduzidas. Os trabalhos devem ser originais, exceto traduções de textos ainda não publicados no Brasil e relevantes ao campo das Ciências Sociais.
O Comitê Editorial de Lutas Sociais é constituído de professore(a)s/pesquisadore(a)s de diferentes Universidades. A cada volume, um novo Comitê é eleito por membros do Conselho Editorial que, além da constante comunicação por meios digitais, se reúne ao menos uma vez por ano (em Congressos da área ou em atividades organizadas pelo NEILS), o que contribui para garantir a democracia interna e a pluralidade de pensamentos no interior dos marcos definidos pelo programa da revista.

 


Inovação editorial

Até o n. 29, de jul./dez. de 2012, as referências bibliográficas de Lutas Sociais incluíam apenas os números. A partir da edição de jan./jun. de 2013 a revista passou a adotar volume e número: vol. 17, n. 30. Esta inovação editorial se deve à quantidade de artigos que a revista recebe para avaliação e abre caminho, quando necessário e possível, para publicar um número especial (exclusivamente eletrônico), o que implica a indicação de volume.

 


Avaliação por pares

A revista possui seções de textos livres, dossiês temáticos (definidos anualmente pelo Conselho Editorial e veiculados em chamadas para artigos por meios eletrônicos) e resenhas.
As contribuições serão previamente examinadas pelo Comitê Editorial quanto à adequação à política editorial da revista e, na sequência, submetidas a dois/duas pareceristas ad hoc para a análise do conteúdo. Este processo segue o princípio do duplo anonimato, de autoria e de avaliação. Em caso de resultados contraditórios, o artigo será analisado por um(a) terceiro(a) consultor(a) ad hoc. Ao final, o(a)s pareceristas podem indicar: a publicação; a publicação desde que sejam atendidas as reformulações; a não publicação. O Comitê Editorial reserva-se o direito de publicar ou não publicar e de sugerir modificações aos/às autore(a)s a fim de adequar o texto ao padrão editorial. Textos não aprovados podem ser reapresentados, desde que reformulados e em consonância com a proposta da revista.
O percurso editorial (recepção de textos, avaliação pelo Comitê e pelo(a)s pareceristas, devolução aos/às autore(a)s, revisão, editoração e impressão) dura aproximadamente 150 dias.

 


Propriedade intelectual e política de privacidade

Lutas Sociais não possui qualquer vínculo político-partidário. Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.
Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Normas para colaboração

1. Lutas Sociais  aceita artigos, depoimentos, ensaios, entrevistas, resenhas de livros e teses.

2. Os artigos, ensaios, depoimentos e entrevistas não poderão exceder 36.000 caracteres com espaços (incluídas notas de rodapé e bibliografia). As resenhas não poderão ultrapassar 8.000 caracteres com espaços.

3. Os trabalhos deverão estar digitados em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5; sem formatação de parágrafo, sem numeração de páginas.

4. Os textos deverão ser originais, acompanhados por resumo, de 8-10 linhas, 4 palavras-chave, em português e em inglês  e deverão ter a seguinte apresentação:

4.1. Título: Primeira letra maiúscula e restante minúsculas, centralizado.

4.2. O nome do autor deve ser seguido de nota remissiva feita por asterisco que o identifique (formação acadêmica, afiliação institucional, cidade, estado, país e publicação principal), na primeira página. Indicar, quando houver, fonte de financiamento da pesquisa.

4.3. O resumo e palavras-chave (em português e inglês) deverão estar alinhados à esquerda, fonte Times New Roman, corpo 11, espaço simples. O resumo deve apresentar objetivos, métodos e conclusões do texto. 

4.4. Citações com mais de quatro linhas devem ter novo parágrafo, mesma fonte, corpo 10, espaço simples, alinhado com o parágrafo.

4.5. As notas de rodapé não deverão ser usadas para referências bibliográficas, mas somente para observações de natureza substantiva, não ultrapassando duas notas por página de, no máximo, 5 linhas. As referências bibliográficas feitas ao longo do artigo deverão obedecer ao seguinte esquema: (Sobrenome do autor, data) ou (Sobrenome do autor, data: página).

4.6. A palavra Bibliografia deverá aparecer no final do texto, alinhada à esquerda. A bibliografia, organizada em ordem alfabética (e decrescente para autores com mais de uma referência), deverá aparecer da seguinte forma (de acordo com as Normas da ABNT – NBR 6023):

a) Livro:

SOBRENOME, Nome (data). Título em itálico: subtítulo normal. Local de publicação: nome da editora.

b) Livro de vários autores:

SOBRENOME, Nome do primeiro autor et al. (data). Título em itálico: subtítulo normal. Local de publicação: nome da editora.

c) Artigos em coletânea organizada pelo autor:

SOBRENOME, Nome (data). Título do artigo. In: __________ (org). Título da coletânea em itálico: subtítulo normal. Local de publicação: nome da editora.

d) Artigo em coletânea organizada por outro autor:

SOBRENOME, Nome (data). Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome do(s) Organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo normal. Local de publicação: nome da editora.

e) Artigos em periódicos:

SOBRENOME, Nome (data). Título do artigo. Título do periódico em itálico, Local de publicação, número do periódico.

f) Teses e dissertações:

 SOBRENOME, Nome (data). Título em itálico: subtítulo normal. Dissertação de mestrado ou Tese de doutorado (Área de estudos). Instituição em que foi apresentada. Cidade.

g) Obra consultada por meio eletrônico:

SOBRENOME, Nome (data). Título em itálico: subtítulo normal. Disponível em: <endereço de acesso>. Acesso em: data.

h) Seminários e Congressos:

SOBRENOME, Nome (data). Título do artigo. In: Título do Seminário em itálico.  Local do Seminário, cidade.

i) Segunda ocorrência do mesmo autor:

­­­__________ (data). Título em itálico: subtítulo normal. Local de publicação: nome da editora.

j) Obra em outro idioma:

Não traduzir as referências.

5. Os textos devem ser digitados no Word for Windows. Uma cópia deve ser enviada para os endereços eletrônicos assinalados a seguir:
lutas.sociais@pucsp.br; neils@pucsp.br; lucio.almeida@pucsp.br; jcoutinho@uol.com.br

6. Correspondências deverão ser enviadas para:

Revista Lutas Sociais

NEILS - Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais (PUC-SP).
Rua Ministro Godói, 969 - 4o. Andar,
Cep 05015-001 (Perdizes) São Paulo - SP - Brasil.
Fone/Fax: (5511) 3670 8517.

 


PUC-SP
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Socias