Pesquisadores
Linhas de Pesquisa
Teses e Dissertações
Publicações
Links
Aconteceu
Última Edição
Edições Anteriores
Sobre a revista
Equipe editorial
Política editorial
Conselhos
Instruções para autore(a)s
Contato
Volume 2 - 1º semestre 1997 Voltar
Faça o download em PDF

Caso não tenha Adobe Reader clique aqui para fazer o download

Resumos dos artigos

As esquerdas e as novas lutas sociais na América Latina
James Petras


O objetivo deste artigo é demonstrar que uma nova onda de lutas sociais se desenvolve na América Latina e analisar algumas características (composição social, formas de organização e de luta) de seu principal pólo dinâmico: o novo campesinato.

Mundialização: nações, povos, etnias
Daniel Bensaïd


O aprofundamento do debate em torno das transformações na relação entre os conflitos de classes e os conflitos nacionais, à luz do atual processo de mundialização, é o tema central deste texto.

A atualidade de O Capital
Jacob Gorender


Este artigo, derivado de uma conferência realizada em 19/5/93, na PUC-SP, visa demonstrar a existência de uma estreita relação entre as formulações teóricas contidas em O Capital, de Karl Marx, e as características centrais da fase atual do capitalismo.

Violência de gênero: o lugar da práxis na construção da subjetividade
Heleieth I. B. Saffioti


A subjetividade é construída por meio das relações sociais. Sujeito e objeto experimentam dois momentos: o da fusão e o da autonomia. O sujeito é constituido em gênero, classe e raça/etnia: é, portanto, múltiplo. Nega-se a existência do não-sujeito em qualquer hipótese, inclusive para designar a vítima, assim como se nega a dicotomia vítima-algoz. O que há são relações sociais violentas.

Nacionalitarismo e democracia: para um reexame da questão nacional
Lúcio Flávio de Almeida


A principal hipótese deste artigo é que o “nacionalitarismo”, este aspecto democrático existente no nacionalismo de “nação oprimida”, não está sempre articulado a programas político-ideológicos das classes dominadas. Ao contrário, esta articulação é um resultado potencial das lutas destas classes.

Modo petista de governar — apontamentos para um debate sobre o neoliberalismo
Félix Ruíz Sánchez


O artigo discute a estratégia de campanha do Partido dos Trabalhadores baseada no chamado “modo petista de governar”, realizando uma avaliação do seu alcance e das suas possibilidades para a construção de uma plataforma de contestação do neoliberalismo.

Mudanças políticas na Amazônia: o PT e as administrações municipais
Simão Pedro Chiovetti


Os objetivos deste texto são examinar os processos que permitiram o surgimento e o crescimento do Partido dos Trabalhadores em um ambiente predominantemente rural, como é o caso do Estado de Rondônia, e levantar algumas questões surgidas a partir da análise da experiência deste partido em administrações municipais naquela região. Espera-se estar contribuindo para tornar conhecida uma das facetas da vida social brasileira.

A participação popular na gestão da saúde de São Paulo
Joana Aparecida Coutinho


O objetivo deste artigo é mostrar o processo de institucionalização do Conselho Municipal de Saúde e indagar se os canais de participação popular têm propiciado a participação dos cidadãos na gestão da política de saúde na cidade, quais os entraves políticos enfrentados pelo Movimento de Saúde e o seu real poder de decisão no Conselho.

Experiências das comissões de fábrica na reestruturação produtiva da Autolatina
Silvio Cesar Silva


O objetivo deste texto é compreender a heterogeneidade das experiências organizativas dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo, mostrando como essas experiências se relacionam com suas tradições de luta e as relações que se estabelecem entre os trabalhadores e as empresas — Ford/Taboão e Volkswagen/Anchieta. Nesse sentido, a questão central é saber como as comissões de fábrica atuaram no processo de reestruturação produtiva dessas empresas, durante a existência da Autolatina.

A proposta de tributação rural de Caio Prado Jr. e sua atualidade
Any Marise Ortega


Este artigo resgata o contexto do desenvolvimento das concepções de Caio Prado Jr. no que diz respeito à questão agrária: o embate teórico acerca da ação política da esquerda no pré-64 e, em particular, o mecanismo de reforma agrária concebido pelo autor, calcado na tributação territorial. Desta forma, se torna possível a comparação com o momento atual, quando a questão se repõe na ordem do dia.

Comunicações sobre os 150 Anos do Manifesto Comunista
PUC-SP
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Socias