Número 14, Julho - Dezembro/2016
ISSN: 1984-3585
 
 

ARTIGOS

Arqueografia da mídia: método e máquina versus história e narrativa da mídia - por Wolfgang Ernst

Wolfgang Ernst introduz neste artigo a ideia de como as próprias máquinas registram o tempo até mesmo antes da intervenção do humano observador. Sob uma abordagem epistemológica, Ernst oferece um ponto de vista distintivo de como mídias são capazes de ser elas mesmas, arqueólogas do conhecimento. (...)

Mídia zumbi: desvio de circuito da arqueologia da mídia para um método de arte - por Garnet Hertz e Jussi Parikka

Este texto é uma investigação sobre a cultura das mídias, temporalidades de objetos de mídia e obsolescência programada no meio da crise ecológica e lixo eletrônico. Os autores abordam o tema sob a égide da arqueologia das mídias e tem como objetivo alargar este campo historiograficamente orientado da teoria da mídia para uma metodologia da prática artística contemporânea. (...)

Sobre a arte das mídias imaginárias - por Eric Kluitenberg

O processo de formação da técnica cinematográfica consumiu da humanidade vários séculos de experiências, tempo exigido para que uma série de mídias se convergissem, ao final do século XIX, no cinematógrafo, dispositivo lançado pelos irmãos Lumière no ano de 1895. A data é considerada emblemática no constituição do cinema mecânico. O cinematógrafo aliava-se a outros inventos da época que almejavam a convergência de três mídias distintas: a lanterna mágica, os objetos cinéticos e a fotografia. (...)

A onda ótica: Walter Ruttmann em 1929 - por Thomas Elsaesser e Malte Hagener

As obras de Walter Ruttmann apontam para praticamente tudo o que aconteceu no campo do audiovisual europeu na década de 1920 (de que o ano 29 é, também, uma síntese condensada). O surgimento das tecnologias que permitem associar som e imagem em movimento, a busca pelo entendimento e a experimentação com as novas possibilidades das linguagens audiovisuais resultantes, os sonhos com um circuito independente capaz de financiar em parceria com a indústria os realizadores mais autorais, as estratégias que visam fomentar um circuito menos comprometido com os formatos narrativos predominantes no cinema de entretenimento, o flerte com a publicidade, a adesão ao nazismo. (...)

Rumo ao cinema espectral - por Zoe Beloff

Em “Rumo ao cinema espectral” Zoe Beloff investiga a convergência entre tecnologias e os desejos do inconsciente humano. A autora apresenta algumas histórias de mulheres médiuns, suas relações com mídias de suas épocas e a forma como representavam seus pensamentos — muitas vezes oprimidos — através de tecnologias. (...)

Fotografia e cinema: aproximações e distanciamentos no século XIX - por Raimo Benedetti

O processo de formação da técnica cinematográfica consumiu da humanidade vários séculos de experiências, tempo exigido para que uma série de mídias se convergissem, ao final do século XIX, no cinematógrafo, dispositivo lançado pelos irmãos Lumière no ano de 1895. A data é considerada emblemática no constituição do cinema mecânico. (...)

 
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Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
PUC-SP