Número 14, Julho - Dezembro/2016
ISSN: 1984-3585
 
 

EDIÇÕES PASSADAS

 

edição 13 - jan/jun 2016

 

Este número (13) e o número anterior (12) da Revista Teccogs foram dedicados a tópicos correlatos ao emergente movimento filosófico que, sob o nome de Realismo Especulativo, tem abrigado, sob esse mesmo guarda-chuva, pensadores de procedências diversas por estarem todos, de uma maneira ou de outra, com suas preocupações voltadas para um retorno aos objetos. Vem daí o outro nome que esse mesmo movimento vem recebendo, a saber, Ontologia Orientada ao Objeto (OOO). (...)

[ editorial - Profa. Dra. Lucia Santaella, leia +++ ]

 

 

 


Artigos
Alteridade em Peirce e negatividade em Han - Guilherme Henrique de Oliveira Cestari
A filosofia da ficção flusseriana à luz da fenomenologia alienígena - Thiago Mittermayer
O artesão, o filósofo e o maker - Carlos Eduardo Pires de Camargo
A agricultura inteligente na ecologia midiática - Alessandro Mancio de Camargo
A arte contemporânea e a fenomenologia alienígena - Clayton Policarpo
Máquinas celibatárias na arte: confluências e dinamismos para uma abordagem deleuziana - Adriano Messias
Ruína: um objeto-resto no século XX - Sueli Chaves Andrade
Reconstruções semióticas da realidade: reflexões sobre a realidade puramente objetiva de John Deely - Winfried Nöth
Dossiê
Blog TransObjetO - Hélida de Lima
Resenhas
Reset Modernity! de Bruno Latour (Ed.) - Lucia Santaella
Cidades inteligentes: por que, para quem? de Lucia Santaella (Org.) - Thiago Mittermayer
Entrevistas
Entrevista com Massimo Di Felice - Eduardo Felipe Weinhardt Pires

 

edição 12 - jul/dez 2015

 

Este número temático da revista TECCOGS apresenta resultados de trabalhos transdisciplinares de membros do grupo de pesquisa da PUC-SP TransObjetO, sediado no TIDD, programa de estudos pós-graduados em Tecnologias da Inteligência e Design. O grupo é composto por pesquisadores que visam investigar as variadas correntes do recente movimento filosófico que, sob o nome de realismo especulativo, reúne uma série de autores, entre eles, Graham Harman, Levi Bryant, Ray Brassier, Ian Grant, Steven Shaviro etc que, dependendo das fontes filosóficas de que partem, apresentam versões e contribuições diferenciadas para o realismo. (...)

[ editorial - Prof. Dr. Winfried Nöth, leia +++ ]

 

 

 


Artigos
Métodos para a investigação do real - Isabel Jungk
O real na filosofia de Charles S. Peirce - Juliana Rocha Franco e Priscila Monteiro Borges
Uma dose de pragmatismo para as epistemologias contemporâneas: Latour e o parlamento das coisas - Gustavo Rick Amaral
O real na perspectiva latouriana - Tarcísio Cardoso
A virada pragmática nas ciências cognitivas: mente em Peirce e afinidades com o enativismo - Patrícia Fonseca Fanaya
O realismo especulativo de Quentin Meillassoux vs. a filosofia de Deleuze e Guattari - Márcia Fusaro
Máquinas de percepção: Whitehead e o rompimento do dualismo sujeito-objeto - Daniele Fernandes
Dossiê
Obras fundamentais do realismo especulativo - Lucia Santaella, Tarcísio Cardoso, Isabel Jungk, Eduardo Camargo e Clayton Policarpo
Resenhas
O universo complexo e outros ensaios - Alessandro Mancio de Camargo
From realism to “realicism”: the metaphysics of Charles Sanders Peirce - Pedro Taam
Entrevistas
Interview with Richard Grusin | Entrevista com Richard Grusin - Eduardo Felipe Weinhardt Pires

 


edição 11 - jan/jun 2015

 

Começar o editorial do presente número da TECCOGS, comentando os números de um mercado em franco crescimento como o mercado de games, é reiterar o que diversas pesquisas acadêmicas e textos jornalísticos fazem continuamente, mas é difícil fugir desta trama, pois estes números crescem a cada dia. (...)

[ editorial - Prof. Dr. David de Oliveira Lemes, leia +++ ]

 

 

 


Artigos
Comunicologia, aparelhos e pós-história: conceitos flusserianos aplicados aos videogames e à gamificação - Fabrizio Augusto Poltronieri
A operação tradutora no design de games - Alexandre Braga
Do desenvolvimento e criação de puzzles para a produção de conhecimentos nos jogos digitais - Cristiano N. Tonéis e Janete Bolite Frant
Ficção e Narrativa: o lugar dos videogames no ensino de História - Helyom Viana Telles e Lynn Alves
“Jogos, Tecnologia e Escolha” - Fabiano Alves Onça
O potencial estético-poético dos games e a sociedade de desempenho - por Aline Antunes
Dossiê
Doutorados e Mestrados sobre temática games defendidos no TIDD – Tecnologias da Inteligência e Design Digital | PUC- SP - Marilene Garcia
Resenhas
Jogo, autoria e conhecimento: fundamentos para uma compreensão dos games - Ernane Guimarães Neto
Narrativas e personagens para jogos - Thiago Mittermayer
Entrevistas
Entrevista com Gonzalo Frasca - Marilene Garcia

 


edição 10 - jul/dez 2014

 

Para este número da revista TECCOGS foi escolhido o tema da semiótica das interfaces computacionais. É para ele que os artigos estão voltados, cada um deles tratando a questão sob ângulos próprios. Em sentido geral, interface se refere a um ambiente que permite que dois ou mais sistemas se mútuo adaptem. Diferentemente da expressão face-a-face que pressupõe uma certa distância entre uma face e outra, a interface implica a interpenetração de dois sistemas em uma dinâmica e sinergia que produzem vínculos indissolúveis entre ambos. (...)

[ editorial - Prof. Dr. Winfried Nöth e Profa. Dra. Lucia Santaella, leia +++ ]

 

 

 


Artigos
Duplo vínculo e o design de interface - Eduardo Fernandes Araújo
Perspectivas semióticas das interfaces computacionais1 - Cleomar Rocha e Wagner Bandeira
Ciberespaço como ambiente hipermidiático de evolução icônica da escrita - Isabel Jungk
A linguagem sincrética do jornalismo on-line: um estudo da significação no portal UOL - Gabriela Pavanato Sardinha
Leitura semiótica dos ícones de aplicativos do iOS - Amanda Porto de Oliveira e Winfried Nöth
A materialização multidimensional do fenômeno no ciberespaço - Kalynka Cruz
Dossiê
Tradução comentada de “Máquinas Lógicas” de Charles S. Peirce - Guilherme Henrique de Oliveira Cestari, Ricardo Maciel Gazoni e Winfried Nöth
Resenhas
Ciberativismo e noticiário: da mídia torpedista às redes sociais - por Lucia Santaella
Pontes, janelas e peles: cultura, poéticas e perspectivas das interfaces computacionais - por Olira Saraiva Rodrigues
O cérebro e o robô: inteligência artificial, biotecnologia e a nova ética - por Eduardo Camargo
Entrevistas
Entrevista com o Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Gudwin - por Alessandro Mancio de Camargo

 


edição 9 - jan/jun 2014

 

Este número da TECCOGS está centrado na discussão sobre interações em ambientes virtuais da aprendizagem. Em “Towards Understanding Threads as Social and Cognitive Artifacts for Knowledge Building in Online Learning”, Murat Oztok aborda o tema da perspectiva da construção de conhecimento em educação online. Em “Gamificação aumentada: explorando a realidade aumentada em atividades lúdicas de aprendizagem”, Paula Carolei e Romero Tori exploram o tema do ponto de vista da utilização de elementos de design de games e realidade aumentada. (...)

[ editorial - Prof. Dr. João Mattar, leia +++ ]

 

 

 


Artigos
Towards Understanding Threads as Social and Cognitive Artifacts for Knowledge Building in Online Learning - Murat Oztok
"Gamificação Aumentada: explorando a realidade aumentada em atividades lúdicas de aprendizagem - Paula Carolei e Romero Tori
Aplicações web na educação: uma reflexão sobre a relação entre as características técnicas e os processos de interação - Patrícia B. Scherer Bassani, Gerson Lampert e Guilherme Muller
Interações em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - João Mattar
Dossiê
Três tipos de interação - American Journal of Distance Education: Three Types of Interaction (1989) - Michael G. Moore, tradução: Wanderlucy Czeszak, revisão: João Mattar
Moore tinha razão! Ponderações sobre a “distância” e a interação na educação a distância - comentários de Marilene Garcia
A interação aprendiz-conteúdo em tempos de dispositivos móveis (tablets e smartphones) na educação - comentário de Cláudio Fernando André
Tipos de interação: de Moore a Hirumi - comentários de Wanderlucy Corrêa Czeszak
Três Tipos de Interação. Michael G. Moore - comentários de Walkyria Acquesta Dias
Resenhas
The Art of Failure: An Essay on the Pain of Playing Video Games (2013) - por Walkyria Acquesta Dias
Entrevistas
Terry Anderson - por João Mattar

 


edição 8 - jul/dez 2013

 

(...) Diversas são as questões que pautam as novas discussões sobre tecnologias e mídias digitais no contexto da expansão das redes, das interações mediadas por computador e do uso de dispositivos que expandem e povoam de questionamentos as nossas capacidades cognitivas. Para muito além do discurso maniqueísta entre o fazer bem ou o fazer mal do uso maciço e exponencial desses novos recursos e possibilidades, a revista TECCOGS traz em seu 8o número uma seleção de publicações que vem estender essas discussões. (...)

[ editorial - Profa. Dra. Cândida Almeida, leia +++ ]

 

 

 


Artigos
O ativismo digital: reflexões e apontamentos semióticos - Patrícia Margarida Farias Coelho e Marcos Rogério Martins Costa
O uso de tecnologias digitais nas produções de documentários de divulgação científica em tempos de redes sociais e cibercultura - Sebastião da Silva Vieira e Marcelo Sabbatini
"Twittando" literatura: um quanto de microconto nas mídias sociais - Tércio de Abreu Paparoto
Ser ou pertencer: o grande dilema do torcedor organizado de futebol nas redes sociais - Ary José Rocco Jr e Carlos Affonso Sartore Salles
Interfaces e protocolos da circulação do “religioso” em rede: o caso católico - Moisés Sbardelotto
Dossiê
Os sistemas das mídias sociais: emergência, circunstância e movimento - Cândida Almeida
A dinâmica associativa das mídias sociais: semiose e convergência - Geane Alzamora e Joana Ziller
Sites de redes sociais sob a perspectiva da cognição distribuída: um diálogo com a teoria ator-rede? - Patrícia G. C. Rossini
Proposta metodológica para parametrização das redes nas mídias sociais quanto à constituição relacional - Monica F. Carniello
Resenhas
Web 2.0 e redes sociais na educação (João Mattar) - por Bruno dos Santos Joaquim
Entrevistas
Dra. Raquel Recuero (UCPel) - por Cândida Almeida

 


 

 

edição 7 - jan/jun 2013

 

Nesta sétima edição da Revista TECCOGS, estão reunidos textos que abordam questões sobre a aprendizagem no contexto comunicativo das redes as quais reconfiguram-se velozmente. A contribuição dos autores/ pesquisadores valoriza e acrescenta ideias inovadoras para a linha de pesquisa Aprendizagem e Semiótica Cognitiva, do Programa de Estudos Pós-Graduados Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUCSP. Nos últimos anos, vivenciou-se um avanço rápido e massivo das pesquisas sobre cognição e aprendizagem nas redes. Surgiram em resposta às questões emergentes para compreender as mudanças paradigmáticas na cultura da aprendizagem as quais estão ligadas historicamente ao desenvolvimento das novas tecnologias de conservação e difusão da informação e do processo de comunicação. (...)

[ editorial - Profa. Dra. Ana Maria Di Grado Hessel, leia +++ ]

 

 

 


Artigos
O valor agregado nos Recursos Educacionais Abertos: oportunidades de empreendedorismo e inovação nas IES particulares brasileiras - Andreia Inamorato dos Santos
Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs - João Mattar
A criação de atos de currículo no contexto de espaços intersticiais - Edméa Santos e Aline Weber
Texto e autoria no universo da web: reflexões e apontamentos - Patrícia Margarida Farias Coelho e Marcos Rogério Martins
Os signos como educadores: Insights peircianos - Winfried Nöth
Resenhas
Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter (Lucia Santaella e Renata Lemos) - por David de Oliveira Lemes
Dossiê
É proibido acessar as redes sociais? Uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa através das Redes Sociais no Ensino Fundamental - Flávia Cristina Martins Knebel e Hermes Renato Hildebrand
Entrevistas
Dra. Lucila Pesce - por Ana Maria Di Grado Hessel
Dr. José da Silva Ribeiro - por Ana Maria Di Grado Hessel

 


 

 

edição 6 - jan/jun 2012

 

Existe algo de mágico na possibilidade de discar para um contato arquivado em um software de voz sobre IP e, em instantes, ver na tela alguém que está no outro lado do planeta. Mesmo que a voz do interlocutor distante, em um momento ou outro, chegue entrecortada, ou que sua imagem congele por instantes. Quando a câmera no tablet usado pelo colega remoto deixa escapar uma fresta de luz do sol, que surge ao lado dorelógio no canto superior da tela (marcando quase duas da madrugada), os conhecidos versos do haicai ganham um sentido completamente inesperado: “um céu de outro lugar”. (...)

[ editorial - Prof Marcus Bastos, leia +++ ]

 

 

 


Artigos
Desdobramentos contemporâneos do cinema experimental - Natália Aly
Dispositivos performáticos: a imagem digital, bancos-de-dados e milhões de cáculos - Gabriel Menotti
Ao vivo: entre técnicas, scripts e bancos-de-dados - Patrícia Moran
Sobre olhos ouvintes e ouvidos videntes: uma estética midiática de várias relações entre som e imagem - Birgit Schneider
A imagem expandida: sobre a musicalização das artes visuais no século vinte - Sandra Naumann
Arte sonora: sons integrados no espaço - Dudu Tsuda
Obras e procedimentos: uma análise dos cinemas ao vivo - Rodrigo Gontijo
Experiência e fruição nas práticas da performance audiovisual ao vivo - Ana Carvalho
Sinestesia e percepção digital - Sergio Basbaum
Tempo pós polaroides - Pollyana Ferrari
Resenhas
Vjam theory - Patrícia Reis
Sight unseen: a galeria como ambiente multi-sensorial - Marcus Bastos
Suspensão e silêncio: novos ares híbridos - Dudu Tsuda
Dossiê
Projeto da estética generativa - Max Bense
Arte computacional - Jasia Reichardt
Sobre tempo, espaço e música - Ianis Xenakis
Sobre o reaparecimento do interesse em visual music - Greg Kurcewicz
As raízes do VJing: uma visão histórica - Bram Crevits
Entrevistas
Entrevistas: Luis DuVa, Fernão da Costa Ciampa, Rodrigo Minelli

 


 

 

edição 5 - jul/dez 2011

 

No centro deste quinto número do TECCOGS estão os temas cognição e informação, que são áreas de pesquisa de relevância central nos estudos pós-graduados do programa de Tecnologia da Inteligência e Design Digital da PUC de São Paulo. Pela primeira vez, o fórum do TECCOGS foi aberto para a participação de doutorandos do programa TIDD. Amaral Gurick apresenta elementos dos seus estudos sobre o conceito da informação junto com o organizador deste número. O trabalho de Lucas Meneguette foi escolhido para ser incluído neste número como trabalho de aluno exemplar. Trata-se da monografia que o doutorando apresentou como trabalho final no curso “Elementos semióticos para as ciências cognitivas” no quadro do programa TIDD, PUCSP, Módulo II – Teórico Avançado, Área de Concentração: Processos Cognitivos e Ambientes Digitais, Linha de Pesquisa: Aprendizagem e Semiótica Cognitiva. (...)

[ editorial - Prof Winfried Noth, leia +++ ]

 

 

 


Artigos
A teoria da informação de Charles S. Peirce - Winfried Nöth, Amaral Gurick
Princípios para processos cognitivos - João Ranhel
Aspectos cognitivos na teoria gerativa da música tonal - Lucas Meneguette
Resenhas
Resenha do Livro "Cybersemiotics: Why Information is not Enough", de Søren Brier - Lucia Santaella e Winfried Nöth
Resenha do livro "Cyberpragmatics: Internet-Mediated Communication in Context", de Francisco Yus - Lucia Santaella
Resenha do livro "A mente pós-evolutiva: A filosofia da mente no universo do silício", de João de Fernándes Teixeira - Winfried Nöth
Dossiê
Processos semióticos e de informação: A semiótica da computação, por Mihai Nadin (tradução: Priscila Borges)
Entrevistas
Entrevista com Lucia Santaella (entrevista concedida à Revista IHU online)

 


 

 

edição 4 - jul/dez 2010

 

O número 4 da Revista Digital de Tecnologias Cognitivas (TECCCOGS), do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), apresenta um conjunto de artigos, resenhas, entrevistas, dossiês, relacionado à linha de pesquisa “Aprendizagem e Semiótica Cognitiva” com a temática direcionada à Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Ação Criativa. Pesquisadores de áreas diversas, semiótica, ciências cognitivas, lingüística, literatura, teatro, dança se propõem a observar objetos criativamente. (...)

[ editorial - Profa Ana Maria Guimarães Jorge, leia +++ ]

 

 

 


Artigos
Consciousness and Self in Language. A View from Cognitive Semiotics - Ana Margarida Abrantes
The Mental Architecture of Meaning. A View from Cognitive Semiotics - Prof. Per Aage Brandt
Transforming Gesture to Sign in the Theatre - John Lutterbie
Artefatos Cognitivos e Técnica de Dança - Daniella Aguiar, João Queiroz
Resenhas
Resenha do Livro "Imagem: cognição, semiótica, mídia", de Lucia Santaella e Winfried Nöth - Maria Ogécia Drigo (UNISO-SP)
Resenha do livro "Topologia da ação mental: introdução à teoria da mente", de Ana Maria Guimarães Jorge - Maria Amelia de Carvalho (UNESP-Marilia)
Resenha do livro "Peirce´s Theory of Signs, de T. Short" - Maria de Lourdes Bacha (Mackenzie-SP)
Dossiê
Cognitive Semiotics, Multidisciplinary Journal on Meaning and Mind
Entrevistas
Entrevista com PER AAGE BRANDT por Ana Maria Guimarães Jorge
Entrevista com MARIA EUNICE QUILICI GONZALEZ E LAURO F. BARBOSA DA SILVEIRA (diálogo entre os Centros de Pesquisa em Ciências Cognitivas e o Centro de Semiótica, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, de Marília) por Ana Maria Guimarães Jorge

 


 

 

edição 3 - jan/jun 2010

 

O presente número da Revista Digital de Tecnologias Cognitivas (TECCCOGS) – do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) – pretende promover e fomentar a pesquisa sobre um dos veios teóricos afeitos à linha de pesquisa “Aprendizagem e Semiótica Cognitiva”: o tema Aprendizagem em Ambientes Virtuais. Em face de tal intento, tem como objetivo fomentar a discussão sobre o tema Aprendizagem em Ambientes Virtuais, mediante divulgação de estudos e pesquisas apresentados em três gêneros do discurso: artigos, resenhas e entrevistas. (...)

[ editorial - Profa Lucila Pesce, leia +++ ]

 

 


Artigos
Aprendizagem Plástica e Integradora: contribuições da Neurociência e sua Articulação com os Processos de Aprendizagem em Ambientes Virtuais – Adriana Rocha Bruno
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Aberta: Bases para uma nova tendência – Alexandra Okadah e Daniela Melaré Barros
Educar na Cibercultura: desafios à Formação de Professores para Docência em Cursos Online – Marco Silva
Resenhas
Resenha da obra "Formação online de educadores: identidade em construção" de Ana Hessel, Lucila Pesce e Sonia Allegretti (org.) – Aglaé Cecília Toledo Porto Alves
Resenha da obra "Homo zappiens: educando na era digital" de Wim Veen e Ben Vrakking - Izabel Patrícia Meister
Resenha da obra "Cibercultura" de Pierre Lévy -Marcia Pereira Sebastião e Lucila Pesce
Entrevistas
Maria Luiza Sevillano
Haydée Guilhermina Paez

 


 

 

edição 2 - jul/dez 2009

 

A produção de conhecimento em Design digital e inteligência coletiva é a
força motriz do segundo número da TECCOGS - Revista Digital de Tecnologias
Cognitivas (Revista eletrônica do curso Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP). Projetada a partir de um olhar transdisciplinar, a atual edição busca desvelar os interstícios que permeiam a pesquisa e os processos de criação de interfaces digitais e estéticas tecnológicas, assim como a emergência do conhecimento e da inteligência coletiva. Estruturada em quatro módulos ou núcleos, a revista é composta por artigos, dossiês, resenhas e entrevista. (...)

[ editorial - Profa Lucia Leão, leia +++ ]

 

 


Artigos
Syncretic Reality: art, process, and potentiality – Roy Ascott
The Contemporary Dérive: a partial review of issues concerning the contemporary practice of psychogeography – Phil Smith
As redes sociais e suas propriedades emergentes como a Inteligência Coletiva. A criação do comum e da subjetividade – Eduardo Cardoso Braga
Virtual Cognitivo: o desvelar de morfologias matemáticas afetivas em repertórios poéticos de imersão – Donizetti Louro, Tania Fraga e Luciana Louro
A inteligência corporal no design dos jogos – Roger Tavares e Edson P. Pfutzenreuter
Resenhas
Mapa do jogo: a diversidade cultural dos games. – por Ana Paula Narciso Severo, Guilherme Quintana, Gilberto Tensai e Reynaldo Ramos
10 livros de games em 1400 caracteres: micro-resenha, twitter e divulgação científica na era do excesso de informação – por Roger Tavares
Dossiê
1. Muito além dos mapas: por uma estética da visualização dinâmica de dados – Edição: Profª Drª Lucia Leão
2. Metaversos– Edição: Prof. Dr. Luís Carlos Petry e Profª Drª Lucia Leão
2.1 A essência da realidade virtual – por Michael Heim
2.2 A jornada da narrativa: a história de Myst contada em dois meio- por Drew Davidson
2.3 Metaverso Ilha Cabu: relato de uma produção em processo– por Arlete dos Santos Petry
2.4 Elementos de paisagens sonoras nos Metaversos– por Maurício Nacib Pontuschka
Entrevistas
Drª Giselle Beiguelman

 


 

 

edição 1 - jan/jun 2009  

 

O conjunto de artigos que o leitor ora acessa constitui o primeiro número da publicação eletrônica da TECCOGS, que tem como objetivo dar visibilidade e recorte às áreas de conhecimento tratadas no “Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital” (TIDD) da PUC-SP. Proposta audaciosa e inovadora, como o é a do TIDD, vem promover e fomentar a pesquisa sobre a interface homem-máquina, numa sociedade mediada e operacionalizada por aparatos tecnológicos. O TIDD posiciona-se, assim, com o olhar voltado para os desafios do futuro, para a compreensão dos processos tecnológicos e sociais em curso, com base em três linhas de pesquisa: Aprendizagem e Semiótica Cognitiva, Inteligência Coletiva e Ambientes Interativos, Design Digital e Redes. Desse modo, coloca-se numa interseção marcadamente interdisciplinar, em que temas normalmente do âmbito das ciências humanas são convidados a aproximar-se das pesquisas tecnológicas de ponta e dos problemas das inteligências artificiais, na constatação de que não há mais horizonte na cultura em que o ser humano não se veja interagindo, servindo-se e definindo-se mesmo na interação com diversos tipos de aparatos tecnológicos, chamados já tantas vezes, e provavelmente de modo insuficiente, de "próteses" - que assumem presentemente a forma de computador. (...)

[ editorial - Prof. Sérgio Roclaw Basbaum, leia +++ ]

 

 


Artigos
Some remarks on the logic and epistemology of computation – João de Fernandes Teixeira (UFSC)
The Hidden Sense: On Becoming Aware of Synesthesia – Cretien van Campen (Synesthetics Netherlands)
A cournotian approach to the emergence of relational collectives – Carlos Lungarzo & Alfredo Pereira Jr. (UNICAMP / UNESP)
Resenhas
Filosofia da Mente – por Ana Maria Guimarães Jorge
Ciência: formas de conhecimento: arte e ciência – uma visão a partir da complexidade – por Moacir Carnelós
Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição - por Cândida Almeida
Entrevistas
Prof. Dr. João de Fernades Teixeira

 


 
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Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
PUC-SP