Número 16, Julho - Dezembro/2017
ISSN: 1984-3585

ARTIGOS

Modelo 70 20 10 e o microlearning: alternativas para problemas modernos na educação corporativa - por Marissol Mello Alves e Claudio Fernando André

A neurociência na aprendizagem mostra que quando o cérebro humano aprende algo novo, precisa de tempo para sedimentação destes novos conhecimentos – o que se faz utilizando uma combinação de pensamentos em modos difuso e focado , permitindo a real apropriação do aprendizado, transportando-o para a memória de longo prazo. (...)

Blended learning baseado na inteligência coletiva: análise de um caso de formação judiciária - por José Erigleidson

A proposta desta pesquisa de campo de caráter qualitativo é analisar a ação de operadores da inteligência coletiva no blended learning no âmbito da educação de adultos em contexto corporativo, mais especificamente na formação judiciária, na Escola Judicial do TRT de São Paulo. (...)

Emprego do modelo rotação por estação para o ensino de língua portuguesa - por Maria Izabel Oliveira e Lucila Pesce

Este artigo analisa a implementação do ensino híbrido, por meio da aplicação da metodologia rotação por estações, na disciplina de língua portuguesa, junto a alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual de São Paulo. (...)

A capacidade adaptativa da cultura digital e sua relação com a tecnocultura - por Carla Dias, Roseli Gomes e Patrícia Coelho

O artigo aborda a relação existente na evolução histórica da cultura digital como manifestação humana dinâmica e mutável em permanente construção no desenvolvimento tecnocultural da Era Digital. (...)

Formação pedagógica via EaD e o desenvolvimento profissional de um professor formador: um estudo de caso - por Maria Celani, Rosinda Ramos e Maria Gazotti-Vallim

Este artigo visa a examinar a contribuição da experiência de uma professora em um curso semipresencial de formação continuada para o seu desenvolvimento como professora formadora de professores crítico-reflexivos na modalidade EaD. (...)

Narrativas de experiências do processo formativo em um curso de pedagogia EaD: constituir-se professor - por Denise de Almeida e Adriana Azevedo

As muitas urgências das salas de aula, especialmente quando focalizamos a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental I, trazem-nos a inquietante certeza de que ainda há muito que refletir, discutir, planejar e, claro, muito que fazer pela Educação em nosso país. (...)

Formação e repertório cultural dos futuros produtores de games no Brasil: a busca por uma identidade cultural local nesta indústria criativa - por Érika Caramello e Cláudia Hardagh

O artigo apresentado é um recorte da pesquisa de doutorado que aborda a questão da identidade cultural dos personagens de games de jogos comerciais. Os objetos de estudo são a formação profissional dos produtores de games e as demandas da indústria de videogames no Brasil. (...)

DOWNLOAD DA EDIÇÃO COMPLETA

TwitterFacebook
________________________________
Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital