Número 23, Janeiro - Junho/2021
ISSN: 1984-3585
 
 

ARTIGOS

Deepfakes na perspectiva da semiótica - por Carlos Eduardo de Souza e Lucia Santaella

As notícias falsas são uma arma de desinformação conhecida, capaz de ameaçar o estado democrático. Em um momento em que as mídias tradicionais são constantemente atacadas e acusadas de fazerem parte de uma grande conspiração para manter o poder das classes dominantes, as pessoas transformaram as redes sociais em sua fonte primária de informação, pois nelas existe menos controle sobre o que circula e, pretensamente, trazem menor risco de manipulação pelas mídias tradicionais. (...)

Deepfake de áudio: manipulação simula voz real para retratar alguém dizendo algo que não disse - por Magaly Pereira do Prado

“Deepfake de áudio” faz parte do complexo de deepfakes, que é uma das formas das fake news (FN) que assolam o planeta no intuito de enganar os incautos. O objetivo do estudo é entender de que maneira o deepfake de áudio contribui a propagar e exercer uma ascendência sobre o público, desvirtuando sua maneira de pensar, sendo a incógnita por trás dos algoritmos complexos que as inflamam. (...)

Deepfake – Inteligência Artificial para discriminação e geração de conteúdos - por Thaïs Helena Falcão Botelho e Winfried Nöth

O termo “fake news” começou a povoar as mídias sociais, principalmente a partir de 2016, em função das eleições à presidência dos Estados Unidos. Estudos apontam que as notícias falsas acabam tendo um número maior de compartilhamento do que publicações de sites idôneos, podendo inclusive influenciar no resultado da eleição. (...)

Entre ver e crer: deepfakes e criação para arte e entretenimento - por Fabio de Paula Assis Junior e Ana Maria Di Grado Hessel

Ao se analisar a deepfake sob a ótica histórica da produção artística, encontram-se paralelos no passado que podem ajudar a solucionar alguns dos desafios incitados pela nova tecnologia. Afinal, esta não é a primeira vez em que a sociedade se questiona se ver é, de fato, acreditar. (...)

Deepfake e as consequências sociais da mecanização da desconfiança - por Marcelo de Mattos Salgado e Lucia Santaella

O artigo tem origem em trabalhos anteriores que analisaram a crise de confiança na sociedade e como esta seria paradoxalmente impulsionada, em parte, por avanços como o blockchain, tecnologia de segurança baseada em algoritmos de Inteligência Artificial. Ao mecanizar a confiança, o blockchain paradoxalmente reduz sua importância ou até torna a mesma desnecessária como elemento dos laços entre duas partes humanas. (...)

Deepfake e a realidade sintetizada - por Patrícia Fonseca Fanaya

As tecnologias deepfake, nas quais os computadores são treinados para manipular áudio e imagens em um nível cada vez mais impressionante de perfeição, estão sendo desenvolvidas a uma velocidade vertiginosa, têm um potencial de popularização exponencial e carregam o poder de espalhar ainda mais desinformação e mentiras disfarçadas de realidade e verdade. (...)

Estratégias de criação de deepfake: uma análise semiótica - por Patrícia Margarida Farias Coelho e Hermes Renato Hildebrand

Em um cenário marcado pela expansão da internet, a população cada vez mais vai mudando seus hábitos e migrando suas ações para a rede. Com o aumento de informações trocadas nas redes sociais, as deepfakes também se proliferam, tornando-se um perigoso instrumento de persuasão e provocando consequências negativas. (...)

 
DOWNLOAD DA EDIÇÃO COMPLETA
 
TwitterFacebook
________________________________
Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
PUC-SP