Assim que a comunidade educativa foi informada sobre a inclusão do Colégio nos Experimentos do Projeto UCA a serem realizados no país, o segmento formado pela gestão, coordenação pedagógica e professores foram os primeiros a conhecerem o Projeto.

Esse grupo se inteirou dos seus objetivos e aceitou o desafio de implantação e implementação do Projeto. O segmento formado pelos alunos e pais tomou conhecimento do projeto através de reuniões realizadas pela equipe de gestão da escola e multiplicadores do NTE-Palmas.

Projeto UCA no Colégio D. Alano tem três instâncias de gestão. Na gestão realizada pela SEDUC foi criada a Coordenadoria Regional do Projeto, uma vez que a comunidade escolar sentiu a necessidade de se ter uma coordenadora específica do projeto dentro da Unidade Escolar, com o perfil técnico e pedagógico, que fosse capaz de ajudar a integrar as tecnologias no cotidiano escolar, onde os laptops assumem um papel potencializador na execução dos projetos e atividades diárias. A Coordenação tem a função de articular junto à gestão da escola e NTE-Palmas todas as ações voltadas para a implantação do projeto.