O trabalho teve início a partir da exposição do conteúdo “microorganismos”. Após o exposto, iniciou-se um diálogo sobre algumas doenças causadas por esses seres, tais como: AIDS, Hanseníase, Tuberculose, Teníase, Cisticerose, Dengue. A partir daí foi proposto aos alunos que fosse realizado um trabalho em grupo sobre essas doenças.

A turma teve a liberdade para formar seus grupos, bem como propor o tema que iriam trabalhar. Foram orientados para os passos que teriam que seguir para realizarem a pesquisa: estudo no Portal Aprende Brasil, visita à Biblioteca, produção escrita de todos os aspectos estudados no editor de texto “Open Office Writer”. A cada dia de trabalho eram trocadas experiências com a professora e com os colegas sobre as descobertas dos alunos de cada grupo.

Para a socialização dos resultados da pesquisa os alunos elaboraram cartazes e exposições usando a ferramenta “editor de apresentação – OpenOffice Impress”. Para montar os slides, primeiramente, foi dado um tempo para a busca, seleção e gravação de imagens e textos na pasta individual do aluno em seu Classmate, para, em seguida, montar as apresentações.

Em visita à Secretaria Estadual de Saúde, após estudos preliminares, os alunos colheram dados estatísticos sobre o índice de doenças causadas pelos microorganismos estudados por eles, bem como sobre as ações do Poder público para o controle das mesmas. Nessa etapa do projeto os alunos iniciaram atividades referentes à disciplina de matemática, elaborando gráficos, tabelas e cálculos referentes à pesquisa.

Feito isso, os alunos fizeram interpretações, análises e iniciaram uma forma organizada de registro utilizando os aplicativos dos laptops Classmate PC. Nesse processo, os erros e equívocos de ortografia, gramática e conceitos, pela natureza de um projeto de pesquisa que visa à autonomia do conhecimento, foram sendo esclarecidos em sala de aula

Os estudantes fizeram uma pesquisa no Portal Aprende Brasil no link “Microscopia virtual” para conhecerem o microscópio, bem como seu funcionamento e ainda alguns microorganismos disponíveis no Portal. Depois dessa atividade visitaram um laboratório de Biomedicina ou de Análises Clinicas a fim de compararem e visualizarem o virtual e o concreto.

Essa parte da pesquisa visava estudar as estruturas dos microorganismos que estavam sendo abordados.

Os alunos também levaram os Classmate PC para casa para produzirem os textos, ilustrarem o trabalho e criarem os slides sobre os temas estudados para depois apresentarem o trabalho junto a comunidade escolar.