A aprendizagem dos conteúdos, muitas vezes é planejada e desenvolvida de forma descontextualizada, entre um e outro assunto, dificilmente um tema é relacionado ao conteúdo de outro. Assim, os alunos têm dificuldade em fazer links entre as disciplinas estudadas. Para propiciar aos alunos a compreensão de que o conhecimento se desenvolve em redes e não em “baldes”, como se os estudantes fossem um depositório de conteúdos prontos, acabados e estanques, estaleceu-se um trabalho multidisciplinar que envolveu os alunos na elaboração de um projeto de forma que pudessem ser sujeitos de sua própria aprendizagem.

Esse trabalho teve como objetivos:

 - Despertar o interesse pela pesquisa, através do desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita;

 - Produzir textos escritos, nos vários gêneros literários, com coesão e coerência;

 - Utilizar os recursos tecnológicos (laptops Classmate PC, câmera digital, vídeo, datashow, Portal Aprende Brasil) para facilitar e inovar o desenvolvimento das atividades propostas;

- Recolher dados estatísticos e utilizar diferentes registros gráficos, como desenhos, esquemas e escritas numéricas, utilizando os editores do Classmate PC;

- Identificar as regiões do estado do Tocantins onde acontecem os maiores focos de doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos.

    
- Levar os alunos a conhecerem outros espaços de aprendizagem, além da sala de aula, como laboratórios de pesquisa (inclusive virtuais), órgãos públicos, de forma que os mesmos possam coletar informações por meio da observação direta e indireta, da experimentação e de entrevistas.