Observou-se que os alunos são multiplicadores das atividades desenvolvidas, pois envolveram tanto os pais como os demais colegas da escola. Ficou evidenciado que o projeto favoreceu o trabalho em grupo e atitudes voltadas para o senso de solidariedade e responsabilidade no desempenho e desenvolvimento das atividades.

Pode-se perceber o grande crescimento dos alunos em relação à pesquisa e ao manuseio dos laptops como recurso facilitador da aprendizagem, utilizando os editores de texto e apresentação para registro de suas descobertas. Os alunos também se tornaram mais críticos em relação à seleção das informações pesquisadas. Além disso, as interações entre os alunos e entre os alunos e professora se intensificaram durante a realização das atividades. Estes aspectos positivos para a aprendizagem dos alunos impulsionavam e motivavam os alunos e a professora para a realização das demais ações do projeto, como: a leitura de gráficos, a interpretação e escrita de textos variados (argumentativo, descritivo, gráficos, desenhos, entre outros).

Observou-se que os alunos demonstraram domínio dos assuntos trabalhados, respondendo com maturidade e segurança os questionamentos feitos.

______________________________________

Depoimento da Professora:

“No decorrer desse trabalho com os alunos detectei um grande avanço por parte dos mesmos, tanto na aprendizagem quanto no aspecto social da turma. Com as inovações nas metodologias em sala de aula eles se interessaram mais pelo assunto tratado, tiveram mais compromisso com as atividades propostas, ganharam experiências de relacionamento com os trabalhos em grupo e interagiram bastante uns com os outros e comigo (professora).  

Comigo também ocorreram mudanças de comportamento. Tive a preocupação de pesquisar em livros, revistas, jornais e internet, procurando uma melhor metodologia onde os alunos pudessem participar mais ativamente do seu próprio processo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, uma metodologia que explorasse todos os conteúdos a serem trabalhados durante esse período.

As soluções tecnológicas utilizadas, que mais se destacaram no projeto e mais atraíram os alunos, foram os recursos do Classmate PC e os conteúdos do Portal Aprende Brasil. Eles nos auxiliaram nas pesquisas, digitação de textos, gráficos, tabelas e na procura de imagens, facilitando assim, todo trabalho, tanto em sala de aula como nas pesquisas de campo.

 Fico muito feliz em trabalhar nessa Unidade Escolar, onde tenho à minha disposição os recursos tecnológicos para a melhoria das minhas aulas, o apoio da coordenação pedagógica do projeto UCA, o apoio do suporte pedagógico e da gestão, o apoio dos parceiros. Estes fatores são essenciais para que meu desempenho com os alunos se torne mais eficaz e que a aprendizagem dos alunos ocorra com maior facilidade.”