Home / Conheça nossos Convidados Especiais

Convidados Especiais



Maria Altina Silva Ramos

Tem Licenciatura pela Universidade do Porto, Mestrado pela Universidade de Toulouse-le Mirail, França, e Doutoramento pela Universidade do Minho na área de Estudos da Criança -Tecnologias de Informação e Comunicação. É docente e investigadora no Instituto de Educação da Universidade do Minho nas áreas de formação de professores para o uso educativos de tecnologias digitais com crianças e jovens e metodologias de investigação, em particular análise de dados qualitativos multimedia com de apoio de NVivo.

 

 

 

António Dias de Figueiredo

Professor catedrático emérito da Universidade de Coimbra, investigador, autor e consultor em Estratégia, Qualidade e Tecnologias na Educação. Doutor Honoris Causa pela Universidade Aberta e Sigillum Magnum pela Universidade de Bolonha. Autor de mais de duas centenas de artigos científicos e capítulos de livros.

 

 

 

Alice Casimiro Lopes

Alice Casimiro Lopes concluiu o doutorado em Educação pela UFRJ e é Professora Associada e Procientista da Faculdade de Educação da UERJ. É Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2009 e bolsista de produtividade do CNPq desde 1998, hoje com nível 1 C. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação (Proped) (2008-2012). Orienta pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos, e outros bolsistas do projeto de pesquisa Discurso e representação nas políticas de currículo. Coordenou o Fórum Nacional de Programas de Pós-graduação em Educação (2011-2012). Publicou quatro livros completos, capítulos de livros, vários artigos em periódicos, como Cadernos de Pesquisa, Educação e Sociedade, Educação e Realidade, Journal of Curriculum and Pedagogy, Journal of the American Association for the Advancement of Curriculum Studies e Revista Brasileira de Educação. É editora do periódico Transnational Curriculum Inquiry, revista da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS), e membro do conselho editorial de Journal of Education Policy, Revista Brasileira de Educação, Educação e Realidade, Educação e Sociedade, dentre outras. Foi Integrou a Comissão de Avaliação de Programas na Capes (2002-2004), membro suplente do CA Educação do CNPq (2012-2013) da qual é membro titular desde julho de 2013. Suas pesquisas são financiadas pelo CNPq, pela Capes e pela Faperj.

 

 

 

Roxane Helena Rodrigues Rojo

Roxane possui graduação em Letras Neolatinas Português-Francês/Língua e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1974), mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Fez estágio de Pós-Doutorado em Didática de Língua Materna na Faculté de Psychologie et Sciences de l'Education (FAPSE), da Université de Genève (UNIGE), Suíça, sob a direção do Prof. Dr. Jean-Paul Bronckart (1996). Atualmente, é professora associada livre docente (MS5-1) do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: (multi)letramentos, gêneros do discurso, ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e avaliação e elaboração de materiais didáticos.

 

 

 

Fernando José de Almeida

Possui pós-doutorado bolsa CNRS/CAPES, em Lyon, França (1987), doutorado em Educação: Filosofia, pela PUC-SP (1984), mestrado em Educação: Filosofia, pela PUC-SP (1977) e graduação em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1970). Foi Secretário de Educação da cidade de São Paulo (2001-2002) e Vice-Reitor Acadêmico da PUC-SP (1994-1996) onde é professor titular do curso de pós-graduação em Educação: Currículo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, informática, gestão pública, currículo, formação de professor e ensino-aprendizagem. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Fundação Padre Anchieta - Rádios e TV Educativas de São Paulo (2007-2010) e de Diretor de Educação da mesma instituição até 2013. Atualmente é Diretor de Currículo, Avaliação e Formação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

 

 

 

Carmen Moreira de Castro Neves

Servidora pública federal, da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental; Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, especialista em Administração da Educação pela Universidade de Brasília e licenciada em Letras pela Universidade Católica de Pelotas. Função atual: Diretora de Formação de Professores da Educação Básica, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior – CAPES.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apoio




Compartilhe o Evento