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Palestrantes Convidados



António Dias de Figueiredo

Professor catedrático emérito da Universidade de Coimbra, investigador, autor e consultor em Estratégia, Qualidade e Tecnologias na Educação. Doutor Honoris Causa pela Universidade Aberta e Sigillum Magnum pela Universidade de Bolonha. Autor de mais de duas centenas de artigos científicos e capítulos de livros

Bento Silva

Professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal), Doutor em Educação, na área da Tecnologia Educativa. Atualmente, Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação e Psicologia (2003-2010) e Vice-Presidente do Instituto de Educação (2010-2013), Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa. Desenvolve atividades de docência e pesquisa nos Programas de Mestrado e de Doutoramento em Tecnologia Educativa. É autor de diversos trabalhos de investigação sobre Tecnologia e Comunicação Educacional, recaindo os seus atuais interesses de investigação na concepção e desenvolvimento de estratégias para a integração das TDIC na Educação, particularmente na Educação Online.

Carlos Roberto Jamil Cury

Professor titular (aposentado) emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais atuando na Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado). Membro do Conselho Superior da CAPES. Tem experiência e publicações em temas sobre direito à educação, lei de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos.

Clélia Brandão Alvarenga Craveiro

Graduada em Pedagogia: Orientação Educacional e Administração Escolar pela UCG, especialista em Metodologia de Ensino pela Pontifícia, mestrado interrompido em Educação Escolar Brasileira da Faculdade de Educação da UFG. Atualmente é Diretora de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania – DPEDHUC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, Ministério de Educação-MEC e também professora titular da PUC-Goiás, ex-presidente do CNE 2008-2010, ex-reitora da PUC Goiás (1994-2001).

Danilo Romeu Streck

Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1972), mestrado em Educação Teológica - Princeton Theological Seminary (1975) e doutorado em Fundamentos Filosóficos da Educação - Rutgers - The State University of New Jersey (1977). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Los Angeles, e no Max-Planck Institute for Human Development, em Berlim. É professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde atua principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação e exclusão social, mediações pedagógicas e processos participativos. Integra o Comitê Assessor da área da Educação do CNPq e o Comitê Assessor da área da Educação e Psicologia da FAPERGS. É editor executivo da Revista International Journal of Action Research.

Dario Fiorentini

Licenciado e mestre em Matemática e doutor em Educação. Atualmente é pesquisador do CNPq (PQ-1D) e professor-pesquisador da FE/Unicamp, tendo como campo de estudo a educação matemática e os processos de formação, aprendizagem e desenvolvimento do professor. Publicou mais de 80 artigos em periódicos ou capítulos de livros e publicou/organizou 10 livros. Orientou mais de 30 dissertações/teses de mestrado/doutorado em Educação e Educação Matemática. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp.

Guilherme Canela De Souza Godói

É assessor regional de Comunicação e Informação da UNESCO para o Mercosul e Chile. Coordenou, por oito anos, a área de pesquisa de mídia e jornalismo da Agência de Notícias dos Direitos da Infância - ANDI. Foi consultor de pesquisa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidades para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente e do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. Foi membro titular do Grupo de Trabalho do Ministério da Justiça para Subsidiar a Regulamentação da Classificação Indicativa da Programação de Televisão e pesquisador associado do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da UnB. É bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). É coautor da série Mídia e Mobilização Social, publicada pela ANDI, em parceria com a Editoria Cortez.

Hermes Renato Hildebrand

Possui graduação em Matemática pela PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), Mestrado em Multimeios pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUCSP (2001). Atualmente é professor da UNICAMP e da PUCSP e exerce o cargo de coordenador do Programa de Pós-Graduação do TIDD - Tecnologia da Inteligência e Design Digital, da PUCSP e coordenador associado do Curso de Graduação em Midialogia na UNICAMP. Tem experiência nas áreas de matemática, semiótica, educação, comunicação, marketing, publicidade, propaganda, artes e jogos eletrônicos, com ênfase no uso das tecnologias digitais, instalações interativas e sistemas digitais. Em educação desenvolve projetos de ensino-aprendizagem com metodologia de formação de pessoas para serem utilizadas em escolas, comunidades e instituições empresariais focando o conceito de usuário gerador de conteúdo.

Inês Barbosa de Oliveira (UERJ)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1982), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pelo Instituto de Altos Estudos Em Educação da FGV (1988) e doutorado em Sciences Et Théories de L'éducation - Université de Sciences Humaines de Strasbourg (1993). Pós-doutora pelo Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra (2002) com Habilitation a Diriger des Recherches (HDR) pela Université de Rouen (França, 2013). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), além de membro do GT Currículo da ANPEd.

Jarina Fernandes

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008-2012), no qual realizou o Mestrado (2003-2005), sendo graduada em Pedagogia nessa universidade (1993-1997). Professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia a distância - UAB/UFSCar e coordenadora de área do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID-UFSCar) junto ao Curso de Pedagogia presencial. Tem desenvolvido pesquisas na área de educação de jovens e adultos, tecnologias e formação inicial.

Lino de Macedo

É graduado (1966) em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto, mestre (1970), doutor (1973) e livre docente (1983) em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É membro da Academia Paulista de Psicologia e docente aposentado (a partir de agosto de 2011) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo onde exercia o cargo de professor titular. É professor e orientador no Programa de Pós- graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, neste instituto, tendo orientado 70 teses de doutorado e dissertações de mestrado. Sua linha de pesquisa é sobre o valor dos jogos na Psicologia e Educação como recurso de observação e promoção de processos de aprendizagem e desenvolvimento, na visão de Piaget. Atualmente, é integrante do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil Sabará - Pensi.

Luciano Mendes de Faria Filho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). É professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde exerce a função de Diretor do Centro de Pesquisa, Memória e Documentação e coordena o Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil - 1822/2022, iniciativa desenvolvida em rede por mais de uma dezenas de instituições universitárias do Brasil. Atualmente é membro do Conselho Deliberativo do CNPq e da Câmara de Ciências Humanas, Sociais e Educação - CHE da FAPEMIG. Participa do Conselho Editorial de diversos periódicos. Foi Coordenador do GT-História da Educação da ANPEd e vice-presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (2003-2007).

Luis Garibaldi

Diretor de Educação do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai. Mestre e doutor de Língua Espanhola (2003). É professor de Formação de Professores na Área de Didática de Ensino de Línguas desde 1998. Publicou oito títulos de livros didáticos para uso escolar. Coordenou pesquisas na área de Ensino de Línguas, a última sobre o ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas do Uruguai. Foi membro das Assembleias Técnicos docentes (órgão consultivo do Conselho de Ensino Fundamental) desde a sua instalação em 1991 até 2001. Integrou os órgãos de direção da Associação de Professores de Montevidéu (ADEMU) e da Federação Uruguaia de Professores (FUM-TEP). Diretor da Educação, Ministério da Educação e Cultura do Uruguai a partir de 2005-2010 e integra, desde a sua criação, a Comissão Política do Plano Ceibal.

María Nieves Tapia de Basílico

Fundadora e Diretora acadêmica, CLAYSS (Centro Latinoamericano de Aprendizaje y Servicio Solidario,Assessora do Programa Nacional Educação Solidária, Ministério da Educação da República Argentina. Professora na FLACSO (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales). Coordenadora da Red Iberoamericana de aprendizaje-servicio. Atuou como membro do Founding Board, International Service-Learning Research Professional Association e Representante de América del Sur en la Comisión Directiva de IANYS (International Association for National Youth Service).

Miriam Struchiner

Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Diretora do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - NUTES/UFRJ, coordenadora do Laboratório de Tecnologias Cognitivas (LTC/NUTES) desde 1995, líder do grupo de pesquisa "Pesquisa e Desenvolvimento de Ambientes Construtivistas de Aprendizagem Presenciais e a Distância com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação". Atua na área de Tecnologia Educacional, com ênfase na pesquisa e desenvolviimento de Ambientes de Aprendizagem baseados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação em Ciências e Saúde, principalmente nos seguintes temas: educação a distância, Internet e Educação, aprendizagem colaborativa, construtivismo social, formação de recursos humanos em saúde e educação em ciências e saúde na escola básica. Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Educação - Boston University (1986) e doutorado em Educação - Boston University (1992).

Remane Selimane (Moçambique)

Mestre e Doutorando em Educação: Currículo pela PUC/SP; Especialista em Planificação Curricular pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres; licenciado em Ensino de História e Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo. Técnico Pedagógico no MINED - Moçambique - categoria profissional de Especialista em Educação. Notável experiência em Educação, com ênfase na docência do Ensino Secundário Geral e Superior; foco em: Língua Portuguesa, História, Didáticas de História e Práticas Pedagógicas. Atua, também, em Supervisão Educacional, Apoio e Aperfeiçoamento Pedagógico, Formação Inicial e em Exercício de Professores e em Desenvolvimento Curricular.

Roberto Sidnei Macedo

Possui graduação em Psicologia Clínica e Educacional pelo Centro Ensino Unificado de Brasília (1975), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1988), Doutorado em Ciências da Educação - Universidade de Paris VIII (1995), Pós-doutorado em Currículo e Formação pela Universidade de Fribourg na Suíça (2007). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal da Bahia, credenciado nos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento. Nesse contexto coordena o Grupo de Pesquisa FORMACCE em Aberto. Coordenador do GT de Currículo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED , tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes áreas: currículo; formação docente; formação; infância e educação; epistemologia da educação,etnopesquisa crítica e etnopesquisa-formação.

Rosely Zen Cerny (UFSC)

Professora de Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Estudos Especializados em Educação. Doutora em Educação-Currículo pela PUC/SP; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Coordenadora de Projetos Institucionais de EAD. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Itinera. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa COMUNIC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, educação de adultos, tecnologias de comunicação na educação.

Rosane Aragón

Doutora em Informática na Educação (2001), mestre em Educação (1988) e graduada em Psicologia (1983) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRGS e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), orientando alunos de mestrado e doutorado, Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na modalidade a distância (PEAD/FACED/UFRGS), líder do Núcleo de Estudos em Tecnologias Digitais na Educação. Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem em Ambientes Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, informática na educação, aprendizagem e projetos de aprendizagem.

Rubem Paulo Torri Saldanha

Rubem Paulo Torri Saldanha, gerente de educação da Intel Semicondutores do Brasil, é formado em ciências da computação pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e mestre pela PUC-SP na linha de pesquisa “novas tecnologias aplicadas ao currículo” do Departamento de Educação e Currículo daquela universidade.Trabalha desde 1999 com inclusão digital dentro e fora da escola, já tendo atuado pelo Instituto Ayrton Senna, Microsoft e TV Cultura, sempre debatendo como a tecnologia pode ajudar as pessoas a atingirem a sua plenitude como cidadãos, dentro e fora da escola. Na Intel, é responsável, entre outras coisas, pela parte de capacitação de professores para atuação com tecnologia em sala de aula.



Palestrantes



Ana Maria Saul, PUC-SP

Ana Maria Saul é professora titular da PUC-SP. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação em Educação: Currículo e Educação: Formação de Formadores. Coordena a Cátedra Paulo Freire dessa instituição, onde desenvolve ensino e pesquisa. É pesquisadora Nível 1 do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa: O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira, certificado pelo CNPq.

Andrea Brito, UNESCO- IIPE Buenos Aires

Andrea Brito es consultora investigadora del IIPE UNESCO Buenos Aires. Licenciada en Ciencias de la Educación (Universidad de Buenos Aires) y Magister en Ciencias Sociales con orientación en Educación (FLACSO Argentina), sus temas de investigación son el currículum y las TIC en el marco de las políticas educativas y de las prácticas de enseñanza en el sistema educativo.

Antônio Chizzotti, PUC-SP.

Possui graduação em Educação pela Faculdade N S Medianeira (1972), graduação em filosofia do curso do Seminario Central do Ipiranga validado pela complementação filosofica, cf Decreto Lei 1051 de 21 de outubro de 1969; bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal e Uberlândia; mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975) e doutorado em Educação: pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980). Pós-doutorado no Institut National de Recherche Pédagogigue de Paris. Professor do Programa de Pós-graduação em educação da PUCSP; Professor titular aposentado da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia da educação, políticas públicas de educação e currículo, e pesquisas em ciências humanas.

Fernando José de Almeida, PUC-SP

Possui graduação em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1970), mestrado em Educação: Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Educação: Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984). Pós-doutorado bolsa CNRS/CAPES, em Lyon, França (1987). foi secretário de Educação da cidade de São Paulo (2001-2002) Vice-Reitor Acadêmico da PUC-SP (1994-1996) onde é professor titular do curso de pós-graduação em Educação: Currículo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, informática, gestão pública, currículo, formação de professor e ensino-aprendizagem. Vice-Presidente da Fundação Padre Anchieta - rádios e TV educativas de São Paulo (2007-2010) e Diretor de Educação da mesma instituição até 2013. Atualmente é Diretor de Currículo, Avaliação e Formação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

José Armando Valente, PUC-SP e UNICAMP.

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) da UNICAMP. Prémio Ordem Nacional do Mérito Educativo, Presidência da República Federativa do Brasil, 2002 e Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz , Universidade Estadual de Campinas, 2002. Membro do Comitê de Assessoramento de Educação do CNPq (2011-2014); Membro de Conselho Editorial de 10 periódicos, sendo 3 internacionais; Coordenador de dois projetos temáticos: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação: do estudar fatos científicos para o fazer ciência (financiado pelo CNPq, envolvendo UFPA e Unicamp); Projeto Um Computador por Aluno (UCA) UNICAMP (financiado pelo MED e envolvendo UFPA, UNIR, UFAC, e Unicamp). Orientador de 43 doutorados e 35 mestrados concluídos.

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, PUC-SP

Professora da PUC-SP. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, linha de pesquisa de Novas Tecnologias em Educação. Pós-doutorado na Universidade do Minho. Pesquisadora produtividade do CNPq, membro do Comitê Nacional de Assessoramento ao CNPq na área de Educação (2014 - 2017). Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital.

Maria da Graça Moreira da Silva, PUC-SP

Maria da Graça Moreira da Silva concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2004. Atualmente é docente do Departamento de Computação e do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Integra o PROGRAMA POSTDOCTORAL DE INVESTIGACIÓN EN CIENCIAS SOCIALES NIÑEZ Y JUVENTUD, oferecido pelo Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud numa parceria entre Brasil, México e Colômbia. Consultora educacional na implantação de projetos educacionais em instituições de ensino, ONG e empresas. Larga experiência na gestão de projetos em larga escala, na formação de recursos humanos, e-learning, EaD e tecnologias para a educação. Participou de diversos projetos internacionais e nacionais junto ao MEC, UNDIME, PRADIME, UNDP e em outras instituições. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância, computadores e educação, e-learning, formação de professores, tecnologia educacional, computadores educação, educação especial, design instrucional e educação e tecnologia.
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