ANAIS

 

PÔSTER

COMUNICAÇÃO ORAL


APRESENTAÇÃO

XI Encontro de Pesquisadores do Programa de Pós - Graduação em Educação: Currículo da PUCSP

Currículo, tempos, espaços e contextos:
nosso tempo presente


Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito                       
Profa. Dra. Presidente da Comissão Organizadora do Evento


Há quase trinta anos leciono na PUCSP - Pontifícia Universidade Católica. Neste ano de 2013, pela segunda vez fui honrada pelo Programa  de Pós-Graduação em Educação: Currículo, no qual sou professora, pesquisadora e orientadora de teses e dissertações,  com a incumbência de, concomitante às demais atividades,inclusive a de  ministrar a disciplina Pesquisa em Educação, atuar como presidente da comissão organizadora, do citado evento. Há onze anos, o Encontro de Pesquisadores converge esforços de professores, alunos, egressos do Programa, autoridades da universidade, de funcionários da PUC e convidados, cuidadosamente escolhidos. 

 Em 2011, seu décimo aniversário, o Encontro de Pesquisadores da PUC São Paulo se engrandeceu, posto que, juntou à sua programação  a homenagem aos, então, 90 anos do nascimento de Paulo Freire,  ex-professor do Programa, educador que se fez gestor preocupado,entre outras, com as relações entre tempos, espaços e contextos envolvendo conhecimento e  currículo.Na avaliação daquele evento passado, já pensando no que o sucederia,levantamos alguns temas que poderiam ser contemplados, no próximo, ou seja neste de 2013. Como todo o processo que envolve o Encontro de Pesquisadores deixamos para este, o tema que, novamente colocado em discussão junto ao colegiado e alunos no Programa, permaneceu como o escolhido.

Assim, o XI Encontro de Pesquisadores, após consulta a discentes e docentes elegeu, entre muitos, o significativo tema: Currículo: tempos,  espaços e contextos. Evento agendado para os dias 29 e 30 de outubro, no  auditório 239  e salas do segundo andar do Prédio Novo PUCSP, Campus Monte Alegre.

Dia 29 de outubro, após a sessão de abertura, ocorreu a mesa com a Palestra de abertura, proferida pela Profa.  Dra. Maria da Graça Nicoletti Mizukami, cuja apresentação se fez mais tarde de forma mais detalhada. Nesta mesa, a palestrante esteve acompanhada pelas suas interlocutoras Profas. Dras. Marina Feldmann e Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito .

Na tarde deste mesmo dia (29 de outubro), as reflexões continuaram por meio  dos  25 Círculos Epistemológicos: 14 no dia 29. Na tarde do dia  30 de outubro, também  ocorreram as apresentações dos Círculos Epistemológicos. Foram aproximadamente 110 pesquisadores do Programa apresentando suas pesquisas, concluídas ou em andamentos, em forma de pôster ou comunicação oral, sob a coordenação de um Professor do Programa ou do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, somado a dois alunos do Programa. Ressalta-se que os trabalhos foram analisados por doutores, alunos egressos do programa. Após a indicação de seus ex-orientadores,os alunos egressos, tal como em 2011, realizaram o interessante e inovador movimento de ida e vinda dos trabalhos entre parecerista e autor até que os mesmos,  se tornaram  adequados para a  publicação nos Anais do Evento.

Da mesma forma, interessante e inovador é o registro do evento em galeria de fotos alimentada no site do Evento e apresentadas em Dropbox. Tal como no evento anterior, esta galeria foi criada por alunos do Programa que inovaram, também quanto à apresentação virtual dos pôsteres. Revestindo-se, ainda, pelas vias inovadoras, uma das comunicações foi apresentada por meio de Skipe.

Os Círculos foram organizados nos eixos temáticos:

1. Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares 2
2. Pensamento de Paulo Freire
3. Formação de Educadores
4. Interdisciplinaridade
5. Currículo, Conhecimento e Cultura
6. Novas Tecnologias em Educação
7.Currículo e Avaliação Educacional e
8. Inclusão.

Assim orientados, os trabalhos apresentaram questões da atualidade educacional, registrados nesta edição, “Anais 2013”, integralmente ou em resumos. São pôsteres e comunicações orais, que integram o universo nacional e internacional de pesquisa em educação, com ênfase em currículo, sublinhando tempos, espaços e contextos.

No dia 30 de outubro p.p., pela manhã, contamos com a palestra da Profa. Dra. Regina Leite Garcia, a qual foi devidamente apresentada na ocasião. A professora se fez acompanhar na mesa de debates, pela Profa. Dra. Ana Maria Saul e pelo Prof. Dr. Antônio Chizzotti.

No período da tarde, do dia 30 de outubro houve a Síntese dos Círculos Epistemológicos em plenária de encerramento, sob a coordenação da Profa. Dra. Mere Abramovich.Na ocasião, alunos coordenadores dos Círculos Epistemológicos, trouxeram  para o debate os subtemas desenvolvidos em seus círculos e questões mais significativas . Tivemos, então, a homenagem aos professores e ex-professores.

Na pessoa da Profa. Dra. Isabel Capeletti ,o Evento, à semelhança do anterior, quando foi homenageada a Profa. Dra. Ana Maria Saul, fez a sua homenagem a todos os professores que compõem o Colegiado do Programa de Pós - Graduação em Educação: Currículo da PUC SP. A Profa.Dra.Myrtes Alonso, por sua vez, representou todos  os ex-professores   que ajudaram a construir o Programa nestes seus mais de 45 anos de existência, de vida, semeando excelentes profissionais pelo Brasil e exterior. Na sequência, contamos  com a sessão de Lançamento de Livros e coquetel com autógrafos  e confraternização, nos salões da  Livraria Cortez. Houve o lançamento dos livros coordenados pelos Professores Doutores: Maria Elisabeth Bianconcini de Almeida, Mere Abramowch, Marcos Masetto, Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito, Anita Freire, além de outros de alunos e ex-alunos. Toda a programação foi entremeada por agradáveis momentos culturais e passeios entre-livros, na citada Livraria.Assim apresentada a programação e dinâmica do Evento, acreditando com Márcio D’Ámaral (2003) que:

(...) quando se fala no tempo, [espaços e contextos]
estamos instalados numa duração que chamamos de
presente, que podemos [situar] datar e cronometrar.
Não importa se falamos sobre o presente, sobre o
passado ou se especulamos sobre o futuro, não há
dúvida sobre o tempo de dentro do qual estamos
falando sobre o tempo: ele é o presente.

 

E, o nosso presente agora é este o XI Encontro de Pesquisadores!

Desejando, na ocasião, um ótimo Encontro para todos, encerramos nossa apresentação! O desejo se realizou...

 

 

 

D’ÁMARAL, Márcio Tavares. Sobre tempo: considerações intespetivas. In: DOCTORS, Márcio. (Org.). Tempo, dos tempos.Rio de Janeiro: Jorger Zahar, 2003.p.15-32

 


 

ISBN: 978-85-60453-27-6

 

Voltar a página inicial Visite o site da PUC-SP