| Comunicação Oral |
| Autor(es) |
Trabalho |
| Adelaide Joia |
Creche – entre o cuidar e o educar: avanços e desafios |
| Adriana Pereira da Silva |
As contribuições do currículo crítico libertador na efetivação do real direito à educação |
| Adriana Watanabe |
Caminhos metodológicos: construindo significados no processo de intervenção |
| Alessandra Rodrigues/Eduardo Souza Lara |
Redes sociais, educação superior e currículo: reflexões sobre o perfil virtual de acadêmicos de graduação |
| Ana Lourdes Lucena de Sousa/Aldieris Braz Amorim Caprini |
O ensino e a pesquisa na formação de professores |
| Ana Lúcia Gomes da Silva/Celia Maria Carneiro/Telma Almeida |
Abordagens interdisciplinares em processos criativos e expressivos na educação |
| Ana Lúcia Gomes da Silva/Francys Marizethe Nascimento Santana Ferreira |
A interdisciplinaridade em ação pedagógica: arte e ludicidade na universidade |
| Ana Maria R. Tomazoni/Fátima Aparecida Arantes Sardinha/Dirce Encarnación Tavares/Ivani Fazenda |
Educação alimentar e vivências nos espaços escolares e escola de arte culinária - em tempos contemporâneos |
| Ana Maria Silveira Turrioni/Valdenice Minatel Melo de Cerqueira |
A mediação pedagógica e a gestão de recursos na educação a distância |
| Andrea Ramires Alves |
Contribuições da coordenação pedagógica na formação continuada de professores do Ensino Fundamental I na área de Matemática |
| Antonio Carlos Tomás Fialho Magalhaes |
Cultura e Cidadania: Constituição Federal como Integrante do Currículo no Ensino Médio |
| Aurea Andrezza Silva dos Santos/ Ney Cristina Monteiro de Oliveira |
O Programa Mais Educação/MEC: a busca da educação integral para formação escolar |
| Carmem Véra Nunes Spotti/Marina Graziela Feldmann |
Práticas e contextos do ensino da literatura nos currículos da educação básica no estado de Roraima como produção de conhecimento e valorização da cultura regional |
| Cristina Aparecida Colasanto |
A participação da criança em assembleias: proposições para a gestão democrática na educação infantil |
| Daniela Manole/Fernando José de Almeida |
Aula essencial e suas expansões em cursos massivos, abertos e on-line de aprendizagem (MOOC): conceitos, experiências, desafios e perspectivas no Brasil |
| Denise Regina da Costa Aguiar |
O currículo em ciclos de aprendizagem: pressupostos freireanos no cotidiano da escola pública |
| Edna dos Reis, Rodrigo Rodrigues/Lodovico Ortlieb Faria |
O uso de tecnologia na prática pedagógica: percepções de licenciados em Física |
| Ednaldo Coelho Pereira |
Currículo e as narrativas digitais: uma estratégia continuada de aprendizagem |
| Elda Damasio de Oliveira |
Tecnologia e educação |
| Elialdo Rodrigues de Oliveira |
O Currículo numa dimensão Multicultural: Novas Perspectivas para a Formação de Professores |
| Emilio Celso de Oliveira |
Relações entre os currículos prescritos e a prática de professores de Matemática do Ensino Fundamental de Brasil e Argentina |
| Francisco de Assis de Sousa Nascimento |
Políticas públicas e reformas educacionais: A Educação de Jovens e Adultos em Ipiranga (PI), no período de 2008 a 2012 |
| Francisco Renato Lima/Jovina da Silva/Joana D’arc Socorro Alexandrino de Araújo |
Concepção do professor sobre as tecnologias da educação e a sua contribuição para a construção de competências na gestão da sala de aula |
| Denis de Oliveira Silva/Georgina Terezinha Brito de Vasconcelos |
A educação de jovens e adultos (EJA) do campo e os principais desafios para trabalhar a sustentabilidade |
| Irlanda do Socorro de Miléo |
Sistemas municipais de ensino e o Instituto Ayrton Senna na Amazônia paraense |
| José Carlos Martins Cardoso |
PAR: gestão pública municipal de PORTEL no arquipélago de Marajó por meio do sistema de informação e articulado de educação |
| Jucimara Rojas/Francys Santana |
Cultura lúdica formativa para diferentes etnias na região do Pantanal/Aquidauana/MS |
| Juliana Fonseca de Oliveira Neri |
A violência doméstica contra a criança e o currículo no Ensino Fundamental I |
| Kátia Evangelista Regis/Marcelo Pagliosa Carvalho |
Projeto de extensão “relações étnico-raciais nos currículos escolares”: repensando os currículos das instituições educacionais |
| Katia Regina Conrad Lourenço |
O vivido, o pensado e o regido: análise retrospectiva das políticas em educação para surdos |
| Katia Regina Gonçalves Mori |
A mediação pedagógica e o uso das tecnologias da informação e da comunicação na escola |
| Kelly Szabo |
Atuação do coordenador pedagógico: formação de professores, narrativas digitais, tecnologia e currículo |
| Leila Maria Camargo |
A escola na encruzilhada da ambivalência moral das culturas pública brasileira e os riscos para a democracia plena: primeiras indagações |
| Livio dos Santos Wogel |
O tempo do ócio na formação escolar: a pedagogia do ócio |
| Luiza Bittencourt Krainski |
Caminhos (im)previsíveis? Um olhar para a trajetória dos estudantes oriundos de escolas públicas na UEPG |
| Marcelo de Andrade Bastos |
Considerações sobre o conceito de currículo e seu papel na universidade |
| Marcio Alexandre Masella/Cláudia Rocco |
Luta por Reconhecimento Crianças e Adolescentes: Um olhar sobre as Políticas Sociais |
| Marcos da Silva e Silva |
A fenomenologia na pesquisa qualitativa e a produção de conhecimento no currículo |
| Maria Célia Borges |
A formação dos professores da educação básica por meio do PIBID |
| Maria das Graças Pereira Soares |
Pedagogia da infância amazônica: currículo da educação infantil ribeirinha |
| Maria Dolores Fortes Alves |
Princípios para a construção de cenários e estratégias de aprendizagem integradoras: complexidade, transdisciplinaridade e pensamento ecossistêmico |
| Maria dos Reis Moreno Tavares/Marina Graziela Feldman |
Currículo e formação de educadores: relação teoria-prática |
| Maria Eduarda de Lima Menezes |
A autoria de alunos com o uso das TDIC e das mídias digitais no processo educativo |
| Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares |
Formação continuada e suas contribuições para a reflexão sobre a prática pedagógica de professores (as) do ensino fundamental |
| Maria Rejane Lima Brandim/Marina Graziela Feldman |
Do currículo necessário às práticas estabelecidas: a realidade da formação dos professores de ciências e de biologia nos campi de expansão da universidade federal do Piauí-UFPI |
| Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih |
Educação em tempo integral no Brasil e em Portugal: percursos e perspectivas |
| Marilice Pereira Ruiz do Amaral Mello/Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito |
Formação inicial de professores: reflexões sobre o currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL |
| Mariluza SartorI Deorce |
A educação profissional por vias da educação ambiental crítica: contribuições para uma formação humana emancipatória |
| Mary Gracy e Silva Lima/Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito |
Tornando-se professor no interior do nordeste: um estudo sobre desenvolvimento profissional docente |
| Monalisa Magalhaes |
A educação especial e a formação docente: análise curricular no curso de licenciatura em Geografia |
| Mônica Alves Feliciano Rasoppi |
Histórias Infantis: uma possibilidade de alfabetizar letrando |
| Nelson Lambert de Andrade/ Neide Pena Cária/Laís Gonçalves Andrade |
Atualização do currículo e a convergência das normas internacionais de contabilidade |
| Oziris Alves Guimarães |
Currículo escolar versus insucesso da aprendizagem |
| Peterson José Cruz Fernandes |
Qual o papel da escola hoje? Cinco ‘talvezes’ interdisciplinares: um ensaio |
| Remane Selimane/Alípio Casali |
Reforma educacional em Moçambique: buscando o sentido da nossa proposta de integração curricular |
| Rivania Kalil Duarte |
Arquitetura e educação: construções de projetos escolares voltados á educação infantil |
| Roberta Maria Bueno Bocchi/Jocinete das G. Figueiredo |
O tempo escolar na educação básica da escola pública: uma experiência no estado de SP |
| Sandra Faria Fernandes |
Currículo, Cultura e História: breve painel |
| Sandra Paula da Silva Batistão |
Educação para todos: possibilidades de objetivação na sociedade de classes |
| Silvana Alves Freitas |
O Professor Coordenador emergente da Proposta Curricular do Estado de São Paulo (gestão 2007-2010) como pilar de sustentação do Currículo |
| Simon Skarabone Rodrigues Chiacchio/Bruno Educardo Teixeira/Rafael Tavares de Oliveira |
Educação e currículo desafios e perspectivas: a prática pedagógica e aprendizagem do cadete de intendência da Academia da Força Aérea Brasileira |
| Simone Fabrini Paulino |
A prática da participação na política educacional do Município de Diadema - São Paulo: a influência dos referenciais freireanos |
| Viviani Anaya |
Currículo, Educação a Distância e Cultura do Estudo Autônomo em curso de Pedagogia: limites e possibilidades |
| Walter Eduardo Ferreira Parente |
Quem eu sou, de onde vim e o que faço. Um pouco da minha história através de uma narrativa digital |
Warlley Ferreira Sahb/Fernando Almeida
|
Tecnologia como direito humano: acesso, liberdade, usos e criação |
| Zizelda Lima Fernandes |
O currículo no contexto de uma escola pública da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista - BA |