ANAIS - comunicação oral

 


Comunicação Oral
Autor(es) Trabalho
Adelaide Joia Creche – entre o cuidar e o educar: avanços e desafios
Adriana Pereira da Silva As contribuições do currículo crítico libertador na efetivação do real direito à educação
Adriana Watanabe Caminhos metodológicos: construindo significados no processo de intervenção
Alessandra Rodrigues/Eduardo Souza Lara Redes sociais, educação superior e currículo: reflexões sobre o perfil virtual de acadêmicos de graduação
Ana Lourdes Lucena de Sousa/Aldieris Braz Amorim Caprini O ensino e a pesquisa na formação de professores
Ana Lúcia Gomes da Silva/Celia Maria Carneiro/Telma Almeida Abordagens interdisciplinares em processos criativos e expressivos na educação
Ana Lúcia Gomes da Silva/Francys Marizethe Nascimento Santana Ferreira A interdisciplinaridade em ação pedagógica: arte e ludicidade na universidade
Ana Maria R. Tomazoni/Fátima Aparecida Arantes Sardinha/Dirce Encarnación Tavares/Ivani Fazenda Educação alimentar e vivências nos espaços escolares e escola de arte culinária - em tempos contemporâneos
Ana Maria Silveira Turrioni/Valdenice Minatel Melo de Cerqueira A mediação pedagógica e a gestão de recursos na educação a distância
Andrea Ramires Alves Contribuições da coordenação pedagógica na formação continuada de professores do Ensino Fundamental I na área de Matemática
Antonio Carlos Tomás Fialho Magalhaes Cultura e Cidadania: Constituição Federal como Integrante do Currículo no Ensino Médio
Aurea Andrezza Silva dos Santos/ Ney Cristina Monteiro de Oliveira O Programa Mais Educação/MEC: a busca da educação integral para formação escolar
Carmem Véra Nunes Spotti/Marina Graziela Feldmann Práticas e contextos do ensino da literatura nos currículos da educação básica no estado de Roraima como produção de conhecimento e valorização da cultura regional
Cristina Aparecida Colasanto A participação da criança em assembleias: proposições para a gestão democrática na educação infantil
Daniela Manole/Fernando José de Almeida Aula essencial e suas expansões em cursos massivos, abertos e on-line de aprendizagem (MOOC): conceitos, experiências, desafios e perspectivas no Brasil
Denise Regina da Costa Aguiar O currículo em ciclos de aprendizagem: pressupostos freireanos no cotidiano da escola pública
Edna dos Reis, Rodrigo Rodrigues/Lodovico Ortlieb Faria O uso de tecnologia na prática pedagógica: percepções de licenciados em Física
Ednaldo Coelho Pereira Currículo e as narrativas digitais: uma estratégia continuada de aprendizagem
Elda Damasio de Oliveira Tecnologia e educação
Elialdo Rodrigues de Oliveira O Currículo numa dimensão Multicultural: Novas Perspectivas para a Formação de Professores
Emilio Celso de Oliveira Relações entre os currículos prescritos e a prática de professores de Matemática do Ensino Fundamental de Brasil e Argentina
Francisco de Assis de Sousa Nascimento Políticas públicas e reformas educacionais: A Educação de Jovens e Adultos em Ipiranga (PI), no período de 2008 a 2012
Francisco Renato Lima/Jovina da Silva/Joana D’arc Socorro Alexandrino de Araújo Concepção do professor sobre as tecnologias da educação e a sua contribuição para a construção de competências na gestão da sala de aula
Denis de Oliveira Silva/Georgina Terezinha Brito de Vasconcelos A educação de jovens e adultos (EJA) do campo e os principais desafios para trabalhar a sustentabilidade
Irlanda do Socorro de Miléo Sistemas municipais de ensino e o Instituto Ayrton Senna na Amazônia paraense
José Carlos Martins Cardoso PAR: gestão pública municipal de PORTEL no arquipélago de Marajó por meio do sistema de informação e articulado de educação
Jucimara Rojas/Francys Santana Cultura lúdica formativa para diferentes etnias na região do Pantanal/Aquidauana/MS
Juliana Fonseca de Oliveira Neri A violência doméstica contra a criança e o currículo no Ensino Fundamental I
Kátia Evangelista Regis/Marcelo Pagliosa Carvalho Projeto de extensão “relações étnico-raciais nos currículos escolares”: repensando os currículos das instituições educacionais
Katia Regina Conrad Lourenço O vivido, o pensado e o regido: análise retrospectiva das políticas em educação para surdos
Katia Regina Gonçalves Mori A mediação pedagógica e o uso das tecnologias da informação e da comunicação na escola
Kelly Szabo Atuação do coordenador pedagógico: formação de professores, narrativas digitais, tecnologia e currículo
Leila Maria Camargo A escola na encruzilhada da ambivalência moral das culturas pública brasileira e os riscos para a democracia plena: primeiras indagações
Livio dos Santos Wogel O tempo do ócio na formação escolar: a pedagogia do ócio
Luiza Bittencourt Krainski Caminhos (im)previsíveis? Um olhar para a trajetória dos estudantes oriundos de escolas públicas na UEPG
Marcelo de Andrade Bastos Considerações sobre o conceito de currículo e seu papel na universidade
Marcio Alexandre Masella/Cláudia Rocco Luta por Reconhecimento Crianças e Adolescentes: Um olhar sobre as Políticas Sociais
Marcos da Silva e Silva A fenomenologia na pesquisa qualitativa e a produção de conhecimento no currículo
Maria Célia Borges A formação dos professores da educação básica por meio do PIBID
Maria das Graças Pereira Soares Pedagogia da infância amazônica: currículo da educação infantil ribeirinha
Maria Dolores Fortes Alves Princípios para a construção de cenários e estratégias de aprendizagem integradoras: complexidade, transdisciplinaridade e pensamento ecossistêmico
Maria dos Reis Moreno Tavares/Marina Graziela Feldman Currículo e formação de educadores: relação teoria-prática
Maria Eduarda de Lima Menezes A autoria de alunos com o uso das TDIC e das mídias digitais no processo educativo
Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares Formação continuada e suas contribuições para a reflexão sobre a prática pedagógica de professores (as) do ensino fundamental
Maria Rejane Lima Brandim/Marina Graziela Feldman Do currículo necessário às práticas estabelecidas: a realidade da formação dos professores de ciências e de biologia nos campi de expansão da universidade federal do Piauí-UFPI
Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih Educação em tempo integral no Brasil e em Portugal: percursos e perspectivas
Marilice Pereira Ruiz do Amaral Mello/Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito Formação inicial de professores: reflexões sobre o currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Mariluza SartorI Deorce A educação profissional por vias da educação ambiental crítica: contribuições para uma formação humana emancipatória
Mary Gracy e Silva Lima/Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito Tornando-se professor no interior do nordeste: um estudo sobre desenvolvimento profissional docente
Monalisa Magalhaes A educação especial e a formação docente: análise curricular no curso de licenciatura em Geografia
Mônica Alves Feliciano Rasoppi Histórias Infantis: uma possibilidade de alfabetizar letrando
Nelson Lambert de Andrade/ Neide Pena Cária/Laís Gonçalves Andrade Atualização do currículo e a convergência das normas internacionais de contabilidade
Oziris Alves Guimarães Currículo escolar versus insucesso da aprendizagem
Peterson José Cruz Fernandes Qual o papel da escola hoje? Cinco ‘talvezes’ interdisciplinares: um ensaio
Remane Selimane/Alípio Casali Reforma educacional em Moçambique: buscando o sentido da nossa proposta de integração curricular
Rivania Kalil Duarte  Arquitetura e educação: construções de projetos escolares voltados á educação infantil
Roberta Maria Bueno Bocchi/Jocinete das G. Figueiredo O tempo escolar na educação básica da escola pública: uma experiência no estado de SP
Sandra Faria Fernandes Currículo, Cultura e História: breve painel
Sandra Paula da Silva Batistão Educação para todos: possibilidades de objetivação na sociedade de classes
Silvana Alves Freitas O Professor Coordenador emergente da Proposta Curricular do Estado de São Paulo (gestão 2007-2010) como pilar de sustentação do Currículo
Simon Skarabone Rodrigues Chiacchio/Bruno Educardo Teixeira/Rafael Tavares de Oliveira Educação e currículo desafios e perspectivas: a prática pedagógica e aprendizagem do cadete de intendência da Academia da Força Aérea Brasileira
Simone Fabrini Paulino A prática da participação na política educacional do Município de Diadema - São Paulo: a influência dos referenciais freireanos
Viviani Anaya Currículo, Educação a Distância e Cultura do Estudo Autônomo em curso de Pedagogia: limites e possibilidades
Walter Eduardo Ferreira Parente Quem eu sou, de onde vim e o que faço. Um pouco da minha história através de uma narrativa digital

Warlley Ferreira Sahb/Fernando Almeida

 

Tecnologia como direito humano: acesso, liberdade, usos e criação
Zizelda Lima Fernandes O currículo no contexto de uma escola pública da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista - BA


 

ISBN: 978-85-60453-27-6

 

 

Voltar a página inicial Visite o site da PUC-SP