Home / Comece a conhecer nossos Palestrantes Convidados

Palestrantes Convidados



Conforme programação, o evento terá a participação de palestrantes convidados do Brasil e do exterior, destacando-se alguns nomes a seguir:


Alexandre Barbosa

Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, pós-doutorado na HEC Montreal no Canadá, mestre em Administração de Empresas, Bradford University, Inglaterra, mestre em Ciência da Computação, UFMG e engenheiro eletricista, PUC-MG. Gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – CETIC.br. Coordenador de pesquisas nacionais para a produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e uso das TIC no Brasil.

António José Osório

Professor Associado, com Agregação, da Universidade do Minho, no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação. Coordena projetos de investigação, nacionais e internacionais, no âmbito das TDIC na Educação. É Diretor do Mestrado em Ensino de Informática e orientador de projetos de mestrado e doutoramento.

Daniela Costa

Doutoranda em Educação: Currículo e mestre em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Letras, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordena a pesquisa anual TIC Educação, sobre o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias nas escolas de Educação Básica do Brasil, no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – CETIC.br.

Inês Barbosa de Oliveira

Mestre e doutora em Educação, pós-doutorado pelo CES/Universidade de Coimbra (2002). Pesquisadora produtividade PQ1D do CNPq e cientista do Nosso Estado, FAPERJ. Professora associada da UERJ, Professora Adjunta da UNESA e Presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), membro do Conselho Fiscal da ANPEd na gestão 2015/2017.

J. Enrique Hinostroza

Diretor do Instituto de Educação da Computação na Universidade de La Frontera, Chile, Ph.D. pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres. Áreas de pesquisa: desenvolvimento de habilidades do século 21 em jovens e professores; concepção e avaliação de políticas públicas de TIC na educação; conduziu projetos de pesquisa e desenvolvimento, tem publicações em revistas científicas e assessora Ministérios da Educação na América Latina e no Caribe.

Joaquín Paredes

Doutor em Pedagogia. Professor da Universidade Autónoma de Madrid, Espanha. Secretário-Geral da Sociedade Espanhola de Pedagogia. Diretor do grupo de pesquisa FORPROICE (Universidad Autonoma de Madrid) na inovação e formação de professores (2011-14). Professor Visitante na Universidade de Girona e na Universidade da República. Coordenador de projetos de pesquisa latino-americanos sobre o ensino universitário.

José Armando Valente

Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT (1983) e Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Professor Titular do Depto de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes, e pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED, UNICAMP). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP.

Katia Morosov Alonso

Doutora em Educação pela UNICAMP, Professora Associado III da UFMT, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Líder do grupo de Pesquisa LêTECE; participa das atividades do Núcleo de Educação Aberta e a Distância do Instituto de Educação. Nos últimos cinco anos tem trabalhado com temas relacionados ao uso das TIC na formação com ênfase nos processos de interação e mediação.

Lúcia Dellagnelo

Diretora Presidente do Centro de Inovação para Educação - CIEB- organização cuja missão é promover a cultura de inovação e o uso de tecnologia nas redes públicas de ensino. Ex- Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável em Santa Catarina onde criou o Cluster de Inovação na Educação. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Harvard.

Lucia Leão

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Doutora pela mesma instituição e Pós Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É autora de vários livros, entre eles: “Processos do Imaginário”, “Cibercultura 2.0”, “A estética do labirinto” e “O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias”.

Maria Alice Carraturi Pereira

Doutora e Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP, Psicopedagoga pela Unicamp e Pedagoga pela PUC-SP. É Presidente da UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Foi assessora de Educação a Distância do Centro Paula Souza e assessora de Tecnologia Educacional e Formação de Professores na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Monica Fantin

Doutora em Educação com Pós-Doutorado em Estética, Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Educação e Comunicação, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância Comunicação Cultura de Arte, NICA/UFSC/CNPq.

Óscar Sánchez

Coordenador do Programa Nacional de Educação para a Paz - EDUCAPAZ e colunista do jornal El Tiempo. Foi Secretário de Educação de Bogotá e assessor do Ministério da Educação. Estudou Finanças e Relações Internacionais na Universidade Externado da Colômbia, com pós-graduação na Universidade de Sussex e na Universidade Javeriana.

Paula Sibilia

Professora da graduação em Estudos de Mídia e da pós-graduação em Comunicação na UFF. Pesquisadora bolsista do CNPq, autora dos livros O homem pós-orgânico, O show do eu e Redes ou paredes. Mestre em Comunicação (UFF), doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ) e em Saúde Coletiva (UERJ), com pós-doutorado na Université Paris VIII.

Peggy A. Ertmer

Professora emérita de Aprendizagem, Desenho e Tecnologia, Universidade de Purdue (EUA). Suas pesquisa se relacionam ao aumento da capacidade dos professores para uso de tecnologias no ensino e na aprendizagem centrados no aluno. Editora fundadora do Interdisciplinary Journal of Aprendizagem Baseada em Problemas e co-editora de quatro edições do casebook ID. Especialista em conteúdo para vídeos sobre aprendizagem baseada em projetos para Edutopia, Fundação Educacional George Lucas. Publicou mais de 80 artigos em periódicos.

Regina Celia Fortuna Gavassa

Coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal de Lavras, Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE/NCE-USP. Graduada em Estudos Sociais com habilitação em Geografia e em Pedagogia.

Ricardo Santos

Mestre em Administração pela Universidade de DUKE (EUA), com especialização em Gestão Avançada pelo INSEAD (França). Professor de Programas de Pós Graduação em Escolas de Negócios nos últimos 16 anos, Executivo de Negócios na Indústria de Tecnologia da Informação (TI) há 30 anos. Atua na Cisco Systems desde 2000 e atualmente gerencia o Mercado de Educação para a América Latina.

Rogério Dias de Arruda

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro; pós-doutorado, doutorado e mestrado, em Educação Ambiental, todos pela Universidade Federal do Rio Grande. Foi bolsista da ANPEd (ed. 002/2006 ANPEd/MEC/SECAD). Atuou como professor/orientador convidado na Universidade Nacional Autónoma de México no Programa Formación Mediante Creatividad. É pesquisador do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Psicologia Social, na FURG.

Roxane Rojo

Professora Livre Docente do Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL, da Universidade Estadual de Campinas. Doutora e mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC-SP. Pós-Doutorado em Didática de Língua Materna na Faculté de Psychologie et Sciences de l’Éducation (FAPSE), da Université de Genève (UNIGE), Suíça, sob a direção do Prof. Dr. Jean-Paul Bronckart. Pesquisadora 1C do CNPq.

Sérgio Paulino Abranches

Professor associado da UFPE, licenciado em Filosofia, com mestrado em Sociologia e Doutorado em Educação. Atua no Programa de Pós-Graduação em Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, desenvolve estudos nas áreas de Tecnologias na Educação, Formação de Professores para uso pedagógico de tecnologias, Aprendizagem online e em Rede e Práticas pedagógicas com tecnologias digitais.

Youssef Mourad

MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA / USP, publicitário formado pela FAAP, cursou Ciências da Computação, Mackenzie. CEO e fundador da Digital Pages, atuante em publicação digital, tecnologia na educação, produção e uso da informação. Palestrante em eventos de comunicação e educação, nacionais e do exterior e de missões empresariais internacionais e nacionais, organizados pela SOFTEX/APEX.
Compartilhe o Evento