APRESENTAÇÃO

Um dia sete dias
Grupo de Pesquisa em Mídias
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica – PUC-SP

Coordenação: José Luiz Aidar Prado


Objetivos do grupo:
O Grupo de Pesquisas em Mídias desenvolve suas atividades no Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e visa estudar as atuais configurações midiáticas na era da hipermidiatização, considerando as intensas circulações de textos e práticas nas redes sociais, bem como as construções discursivas que permitem compreender o quadro geral das interações nos media, considerando os discursos sincréticos (audioverbivisuais) em reportagens, capas, notícias, filmes, programas etc. Partimos dos modos pelos quais os contratos comunicacionais são propostos pelos enunciadores aos enunciatários, a partir da análise de discurso e de outras teorias ligadas à circulação nas redes. Como são construídas as figuras e temas? Como é agendado o público em relação aos diversos temas nos dispositivos midiáticos? Como são construídas as bordas da “realidade”, posta a partir de valores específicos? Como a biopolítica nos ajuda a compreender as convocações midiáticas? Como uma teoria do capitalismo globalizado apoia essa análises midiáticas?

Analisamos as mídias visando compreender:
- como os agendamentos temáticos e figurativos da mídia se ligam a construções sociais discursivas ancoradas a regimes axiológicos de significação específicos de visibilidade?
- como são elaborados, a partir de tais regimes, os mapas midiáticos de visibilidade social e como certos movimentos sociais e certas práticas se tornam invisíveis na mídia?
- que configurações modalizadoras são apresentadas aos leitores? Em outras palavras: como o enunciador convoca o leitor, afirmando, por meio de palavras de ordem o que ele deve saber, fazer, como lidar com suas competências e como melhorá-las a fim de conseguir adquirir ou manter o universo de valores segmentados (em menor ou maior escala) de sua classe sócio-econômica?
- como o inteligível e o sensível se acoplam nessas mensagens que circulam vertiginosamente nas redes? Como a semiótica tensiva auxilia nessa compreensão?
- como a cultura do consumo investe nos agenciamentos pulsionais?
- como certos mapas cognitivos são construídos como verdades (como ter sucesso, como ficar rico?, como se tornar visível para ter sucesso?, como se tornar uma pessoa globalizada?, como se sentir bem?, como adquirir virtudes euforizadas para ter sucesso, riqueza etc?) dentro desses regimes de visibilidade?

 

Grupo criado em 2000. Certificado pelo CNPq.

Encontros: Reuniões quinzenais para discussão da pesquisa em andamento e para leitura de textos.
Local: Rua Ministro Godói, 969, 4º andar, no COS.

Para saber mais detalhes e participar entre em contato pelo e-mail umdiasete@gmail.com ou procure o coordenador do Grupo de Pesquisa pessoalmente na PUC-SP


Participantes:

Alexandre Bueno
Bruna Callegretti
Cynthia Menezes Mello Ferrari
Fabio da Silva Gomes
Fernanda Bevilacqua Aguiar
José Luiz Aidar Prado (coordenador)
Mariana Alvim
Rafael Giovannini
Renata Cardenas
Vinicius Prates da Fonseca Bueno
Antigos Participantes:

Allan Kozlakowski
Camila Bezerra Furtado Barros
Carolina Lôbo
Caroline Suellen Cardoso Pereira
Cynthia Arantes Ferreira Luderer
Denise Gallo
Elisangela Peña Munhoz
Érico Fernando de Oliveira
Felipe Ferreira Neves
Filipe Cantanhede Aquino
Giovanna Lícia Rocha Triñanes Aveiro
Larissa Zuim Matarésio
Márcia Ribeiro Landsmann
Pedro Veríssimo Fernandes
Tania Marcia Cezar Hoff
Thaís Hoehne Peres Polato Trindade
Thiara Ribeiro Santos
Vinicius Prates da Fonseca Bueno
© 2014, UM DIA SETE DIAS | Desenvolvido por DTI-NMD