Um dia sete dias
Grupo de Pesquisa em Mídias
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica
– PUC-SP
Coordenação: José Luiz Aidar Prado
Objetivos do grupo: O Grupo de Pesquisas em Mídias
desenvolve suas atividades no Programa de Estudos Pós-graduados
em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e visa estudar as atuais
configurações midiáticas na era da hipermidiatização,
considerando as intensas circulações de textos e práticas nas
redes sociais, bem como as construções discursivas que permitem
compreender o quadro geral das interações nos media,
considerando os discursos sincréticos (audioverbivisuais) em
reportagens, capas, notícias, filmes, programas etc. Partimos
dos modos pelos quais os contratos comunicacionais são propostos
pelos enunciadores aos enunciatários, a partir da análise de
discurso e de outras teorias ligadas à circulação nas redes.
Como são construídas as figuras e temas? Como é agendado o
público em relação aos diversos temas nos dispositivos
midiáticos? Como são construídas as bordas da “realidade”, posta
a partir de valores específicos? Como a biopolítica nos ajuda a
compreender as convocações midiáticas? Como uma teoria do
capitalismo globalizado apoia essa análises midiáticas?
Analisamos as mídias visando compreender:
- como os agendamentos temáticos e figurativos da mídia se ligam
a construções sociais discursivas ancoradas a regimes
axiológicos de significação específicos de visibilidade?
- como são elaborados, a partir de tais regimes, os mapas
midiáticos de visibilidade social e como certos movimentos
sociais e certas práticas se tornam invisíveis na mídia?
- que configurações modalizadoras são apresentadas aos leitores?
Em outras palavras: como o enunciador convoca o leitor,
afirmando, por meio de palavras de ordem o que ele deve saber,
fazer, como lidar com suas competências e como melhorá-las a fim
de conseguir adquirir ou manter o universo de valores
segmentados (em menor ou maior escala) de sua classe
sócio-econômica?
- como o inteligível e o sensível se acoplam nessas mensagens
que circulam vertiginosamente nas redes? Como a semiótica
tensiva auxilia nessa compreensão?
- como a cultura do consumo investe nos agenciamentos
pulsionais?
- como certos mapas cognitivos são construídos como verdades
(como ter sucesso, como ficar rico?, como se tornar visível para
ter sucesso?, como se tornar uma pessoa globalizada?, como se
sentir bem?, como adquirir virtudes euforizadas para ter
sucesso, riqueza etc?) dentro desses regimes de visibilidade?
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Grupo criado em 2000. Certificado pelo CNPq.
Encontros: Reuniões quinzenais para discussão da
pesquisa em andamento e para leitura de textos.
Local: Rua Ministro Godói, 969, 4º andar, no COS.
Para saber mais detalhes e participar entre em contato pelo
e-mail umdiasete@gmail.com
ou procure o coordenador do Grupo de Pesquisa pessoalmente
na PUC-SP
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