Voltar à Home da CEDIC Voltar a Home da PUC-SP

Apresentação

Visando fomentar a pesquisa e o debate sobre projetos educacionais experimentais e alternativos e suas contribuições para o encaminhamento de desafios da educação brasileira na atualidade, o CEDIC dá continuidade as Mostras Virtuais abordando o tema Memória da Educação, colocando em foco a documentação do Fundo do Movimento de Educação de Base –MEB.

Projeto Educacional de destaque no cenário nacional na década de 1960, o Movimento de Educação de Base e suas Escolas Radiofônicas foi uma das experiências que, no decorrer daqueles anos,  se propunha  repensar e transformar a educação popular  brasileira. Na conjuntura de avanço das mobilizações populares e de acirramento das lutas por transformações e reformas sociais, junto com outros movimentos como os Centros Populares de Cultura da União Nacional de Estudantes (UNE), o Movimento de Cultura Popular de Pernambuco, a Campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler do Governo do Rio Grande do Norte, o MEB voltou-se para atuação no campo da cultura e da educação popular.

Através de uma articulação política entre o governo federal e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a radiodifusão educativa encontrou espaço na vida do trabalhador do campo. Por iniciativa de Dom Eugênio Sales, que tomou conhecimento de experiência semelhante na Colômbia, o Movimento de Educação de Base tem seus primeiros passos em 1958, com a transmissão de programas educativos pela emissora católica da Diocese de Natal (RN), onde era bispo auxiliar. A iniciativa foi seguida por outras dioceses, como nos estados do Ceará, Alagoas e Sergipe. O sucesso dessa inovação educativa levou ao governo federal expandir nacionalmente essa experiência, tornando o Movimento oficial em 21 de março de 1961, pelo decreto n. 50.390, e atingindo com isso outros estados brasileiros, como Amazonas, Pará, Piauí, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.

Com sucesso, em cinco anos, o MEB havia alcançado o número expressivo de 29 emissoras e 6200 escolas de rádio, sendo Pernambuco o estado com o maior número delas, seguido de Rio Grande do Norte, Pará e Sergipe. Para a existência física das escolas, o Movimento dependia da articulação com o poder local e o proprietário rural - dono do engenho, fazenda ou usina -, onde os agricultores encontravam-se empregados. Alunos e monitores recebiam papeis, gizes, rádio, pilhas e querosene para a realização das aulas.

Para o apoio das atividades do rádio, o Movimento produziu cartilhas e outros materiais aos alunos e educadores do campo, como Saber para Viver e Viver é Lutar, esta última em especial com forte conteúdo de conscientização e apreendida em 1963, desencadeando uma perseguição política aos padres progressistas e às lideranças do MEB. A década de 1960, marcada por forte repressão militar às expressões populares, é também a década áurea do MEB, compreendida assim por muitos de seus idealizadores. Programas radiofônicos e cartilhas continuavam sendo produzidos mesmo assim, a exemplo as Cartilhas Mutirão 1 e 2, com desenhos do cartunista Ziraldo, O Homem do Campo e Sucupira, dentro outras distribuídas nas salas de aula.

Parte do dinamismo do cotidiano desse Movimento pode ser experimentado na visitação a essa Mostra Virtual. No marco dos 50 anos da criação do MEB, Movimento que continua atuante ainda nos dias de hoje, o Centro de Documentação da PUC-SP vem tornar público o desenvolvimento de uma experiência educacional inovadora, que levou o rádio e uma programação de educação popular libertadora ao campo na tentativa de superação das desigualdades sociais.

Fundos e Coleções relacionados à Mostra Memória da Educação:

Fundo Ação Católica Brasileira, ACB
Fundo Juventude Estudantil Católica, JEC
Fundo Juventude Universitária Católica, JUC
Fundo Movimento de Educação de Base, MEB
Fundo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP
Fundo Relações Educacionais do Trabalho, RENOV
Fundo Serviço de Ensino Vocacional do Estado de São Paulo, SEV
Coleção Associação Pró-Ensino Vocacional, APROEV
Coleção Educação Popular
Coleção Educação Pública


Pontifícia Universidade Católica de são Paulo
Desenvolvido por DTI - Núcleo de Mídias Digitais