Instalação da Escola Radiofônica
"No estudo de área, realizado pelo supervisores, já se deixou escolhido o local em que poderá funcionar a escola radiofônica. Depois do treinamento, o monitor deve movimentar a comunidade na preparação do local escolhido. O trabalho educativo deve ser comunitário. Portanto, todo o povo deve colaborar nesta preparação. Deve sentir que a escola é da comunidade, é de todos. Para conseguir isto, é preciso que o monitor se encontre aberto para a ideia de trabalho em equipe, saiba promover e coordenar uma reunião, saiba solicitar o empréstimo de uma mesa, o conserto de um banco, a instalação do quadro, dos candeeiros etc. em síntese, para se instalar uma escola radiofônica, é preciso o seguinte material:
- um local adequado
- mesas ou carteiras
- cadeiras ou bancos
- receptor
- quadro, giz e apagador
- lampiões (quando não houver iluminação elétrica)
- folhas de matrícula e de frequência
- livros de leitura, cadernos, lápis, borracha
O MEB tem fornecido sempre o receptor cativo, com as primeiras quatro pilhas, os livros de leitura, as folhas de matrícula e de frequência. Atualmente, fornece também o quadro, o lampião, o fio e as castanhas para a antena."
MEB: o monitor. Apostila 4 - serie A. p17.
"No dia 10 [setembro] houve uma boa festa [que] reuniu muita gente. Depois que havia chegado muita gente começaram os 'suntos' da festa. Cantamos hinos do MEB, depois continuaram a pescaria [que] prolongou sempre umas horas. Terminando a barraquinha continuaram a dançar. Passando a festa vinha um e outro e dizia: gostei muito da barraquinha de pescaria, nunca vi! Que festa boa! não esperava assim tão boa!"
Amarina Vieira da Silva
Relato das atividades das Escolas. Santa Maria da Boa Vista, setembro.
|