Apresentação História A Experiência Renovada O Futuro Interrompido Memórias Galeria de Vídeos


Fundos e Coleções relacionados à Mostra Memória da Educação:


Fundo Relações Educacionais do Trabalho, RENOV

Fundo Serviço de Ensino Vocacional do Estado de São Paulo

Fundo Ação Católica Brasileira, ACB

Fundo Juventude Estudantil Católica, JEC

Fundo Juventude Universitária Católica, JUC

Fundo Movimento de Educação de Base, MEB

Fundo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP

Coleção Associação Pró-Ensino Vocacional APROEV

Coleção Educação Popular

Coleção Educação Pública

 

Apresentação CEDIC

A atual Mostra tem como tema a Memória da Educação e o papel de projetos educacionais experimentais e alternativos na formulação e consolidação de direitos sociais e políticos em nosso país.

Considerado subversivo e extinto em 1969, o Serviço de Ensino Vocacional do Estado de São Paulo e seus Ginásios (1961-1969) foi uma dessas experiências alternativas que no decorrer dos anos 1960 se propunham repensar e transformar a educação brasileira.

Envolvendo em suas propostas pedagógicas inovadoras milhares de jovens alunos e professores, tendo como um de seus fundamentos a união entre autonomia intelectual, visão crítica de realidade e a habilitação profissional ainda no segundo grau do ensino, os Ginásios Vocacionais enfrentaram desafios educacionais que convivem conosco até os dias atuais.

Muitos dos orientadores, professores e alunos foram reprimidos e parte dos arquivos e da história desse modelo educacional fragmentado. Destacamos a prisão da educadora Maria Nilde Mascellani (1931-1999), que muito se esforçou para que a memória dessa experiência fosse transmitida por gerações.

Maria Nilde, aposentada do serviço público pelo AI-5 em 1970, foi acolhida imediatamente por esta Pontifícia Universidade Católica de São Paulo como professora da Faculdade de Psicologia. O CEDIC, em meados de 1992, foi procurado pela educadora e ex-coordenadora do SEV e escolhido como local de guarda permanente do arquivo que tanto preservou.

Na atual conjuntura de resgate de dimensões da resistência à ditadura e das lutas por direitos humanos, e no marco dos 50 anos da criação do SEV, o Centro de Documentação da PUC-SP vem tornar público suportes da memória dessa experiência pedagógica, vivida por educadores e jovens alunos para os quais esta Universidade sempre se manteve aberta.


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desenvolvido por DTI - Núcleo de Mídias Digitais