COLEÇÕES

Adoniram Barbosa

Identificação:

Denominação: ADONIRAM BARBOSA
Sigla: (ADO BAR)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1945
Data Limite Final: 1985
Quantidade: 10 pastas

Contextualização:

História Administ./Biografia: João Rubinato (Adoniram Barbosa) nasceu em 6 de julho de 1910, em Valinhos (SP), para onde haviam imigrado seus pais, italianos de Veneza.
Em 1924, a família mudou-se para Santo André. João Rubinato trabalhou como entregador de marmitas, tecelão, pintor, encanador, serralheiro, depois foi mascate e garçom. Desde menino, gostou de estudar. Aprendeu a profissão de metalúrgico-ajustador no Liceu de Artes e Ofícios. Trabalhou ainda como funcionário de loja de ferragens e entregador de tecidos.
Participando de um programa de calouros, na Rádio Cruzeiro do Sul, ganhou o concurso cantando o samba de Noel Rosa Filosofia e foi contratado pela Rádio.
Em 1935, com a marchinha Dona Boa, ganhou um concurso de músicas carnavalescas, promovido pela Prefeitura de São Paulo.
O nome Adoniram Barbosa é um pseudônimo, pois não gostava de seu verdadeiro nome. Pegou o Adoniram de um amigo, Adoniram Alves; o Barbosa emprestou de Luís Barbosa, cantor de fama na época.
Foi sambista, artista de rádio, disc-jochey, locutor, ator de programa humorístico.
Em 1941, passou a trabalhar na Rádio Record. O sucesso chegou tarde, aos 63 anos. Em 1973, gravou seu primeiro LP, em 1975 o segundo.
Adoniram Barbosa morreu aos 72 anos, em 23 de novembro de 1982.
Os documentos foram colecionados por Leo Stampachio no desenvolvimento de projeto de pesquisa sobre o tema, no Programa de Pós-Graduação em História da PUC/SP.
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram doados por Leo Stampachio, em 1º de dezembro de 1989.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de textos de programas e novelas para rádio e televisão, letras e partituras de composições de Adoniram Barbosa, curriculum artístico, repertório registrado na Sadembra, matérias jornalísticas sobre sua vida, divulgando shows, letras musicais, colocação na parada de sucesso, sua morte e eventos em homenagem ao compositor.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.
Condições de Acesso Uso:Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)
. Catálogo preliminar da Coleção Adoniram Barbosa. São Paulo, CEDIC, 1990. (em fichas)

Notas:

Notas: