Autores


MARIA DA GRAÇA MARCHINA GONÇALVES

Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) no curso de graduação em Psicologia e na pós-graduação em Psicologia Social. Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Coordena o Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Desigualdade Social (Nuppdes) da PUC-SP. Coordenadora do grupo de trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpepp) Método e categorias teóricas na pesquisa em Psicologia Sócio-histórica. Membro da diretoria do Instituto Silvia Lane.


— Conheça o livro —

DESIGUALDADE SOCIAL

MARIA DE FÁTIMA VILAR DE MELO

Mestra em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Diplôme d’Études Approfondies e Doutora em Psicologia pela Université René Descartes – Paris V – Sciences Humaines – Sorbonne. Fez pós-doutorado em Linguística na Université Paris III – Sorbonne. É professora adjunta IV da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), atuando no curso de graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. É coordenadora do Laboratório Aquisição e Distúrbios de Linguagem e líder do grupo de pesquisa dessa mesma Universidade. Seu interesse de pesquisa recai sobre questões relacionadas ao campo da aquisição da língua estrangeira e da escrita, bem como ao campo literário, levando em consideração as imbricações e diferenças entre língua, língua materna, linguagem e a constituição do ser falante. Essas pesquisas são realizadas a partir do diálogo entre a Linguística, a Literatura e a Psicanálise.


— Conheça o livro —

SAUSSURE DO CLG E DOS ANAGRAMAS

MARIA FRANCISCA DE ANDRADE FERREIRA LIER-DEVITTO

Professora titular no Departamento de Linguística da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora e docente do Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), PUCSP. Pesquisadora CNPq (20 anos). Líder do grupo de pesquisa Aquisição, Patologias e Clinica de Linguagem. Membro do Serviço de Patologias da Linguagem (SPL) na Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic), está na coordenação do Centro de Atendimento a afásicos (CAAF) e no Projeto Entrelaços de atendimento a crianças com dificuldades na relação com a linguagem e no laço social. Formação e Clinica em Psicanálise. Membro do Outrarte no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.


MARIA LÚCIA MARTINELLI

Assistente social, mestra e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Especiais da Universidade de São Paulo (USP). Docente, pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Identidade (NEPI) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social (PEPGSS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).


— Conheça o livro —

COTIDIANO, CULTURA E SOCIABILIDADE

MARIA LUCIA RODRIGUES

Professora doutora em Serviço Social, titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Complexidade, Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social (NemessComplex).


— Conheça o livro —

ENSAIOS MULTIDIMENSIONAIS

MARIA LUCIA SILVA BARROCO

Coordenadora do NEPEDH.


MARIA LUIZA RODRIGUES FLORES

É mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é professora associada, atuando na Área de Política e Gestão da Educação e na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais junto ao PPGEdu da Faculdade de Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil e o Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda, vinculados a mesma Universidade. Foi acolhida no Negri por Fúlvia Rosemberg em 2014.