Impresso | E-book
CANNABIS GLOBAL CO.: CONSENSO FISSURADO
Um estudo de relações internacionais sobre o nexo entre drogas e capitalismo
Paulo José dos Reis Pereira
Neste livro, Paulo Pereira analisa o que denomina capitalismo canábico: a transformação da cannabis em uma mercadoria global, impulsionada por corporações transnacionais e regulada sob lógicas neoliberais. Partindo de uma perspectiva crítica das Relações Internacionais, o autor investiga como o questionamento do consenso proibicionista tem aberto espaço para novas formas de regulação da cannabis, mais lucrativas do que justas, que mantêm e até aprofundam desigualdades históricas. Ao longo da obra, Pereira revela como essa transição legal, longe de significar o fim da repressão, opera sob novas formas de controle e exclusão. Com base em ampla pesquisa qualitativa e referencial teórico sofisticado, o livro traça um panorama preciso e provocador das disputas em torno da cannabis no século XXI. Uma leitura fundamental para quem deseja compreender os dilemas da legalização em tempos de mercantilização acelerada, heranças estruturais de dominação e disputas por justiça social.
Impressão sob demanda | E-book
CAMINHOS E ENCRUZILHADAS DO ENEGRECIMENTO
10 anos da Lei de Cotas no Brasil
Clerio Rodrigues da Costa
Elizabeth Cardoso
Fabio Mariano da Silva
Em "Caminhos e encruzilhadas do enegrecimento", caminhos e descaminhos se cruzam e se misturam formando encruzilhadas epistemológicas. Na maioria dos capítulos, mais de um eixo é acionado, justamente porque os autores e autoras não pensam de modo aquartelado, suas reflexões não reconhecem os limites convencionais da academia e, portanto, não podem ser organizados em partes ou divididos por campo do conhecimento. De fato, eles formam uma grande encruzilhada – uma multiplicidade de caminhos que indica possibilidades, pois a encruzilhada é espaço do desconhecido, do pensamento nômade e criativo, sem fixidez ou hierarquia. De modo que você pode ler os capítulos de traz para frente, dando saltos, selecionando seus interesses ou experimentando áreas fora de sua atuação e até mesmo pode ler sequencialmente.
Impressão sob demanda | E-book
NA TRAMA DO RAP
Amailton Magno Azevedo
A história aqui contada trata de uma modalidade musical negra, o "rap", e de seus principais protagonistas entre as décadas de 1980 e 2000, nas cidades de São Paulo e de Havana. O argumento central é que o rap inaugurou novas formas de representação sobre o negro e a periferia. Na contramão da representação racista do negro e da periferia como ameaçadores, compreende um reposicionamento em que são conferidas outras noções, baseadas no orgulho e na dignidade humana.
Impressão sob demanda | E-book gratuito
SÃO PAULO NA COVID-19
Uma abordagem multidisciplinar
Ana Claudia de Oliveira
Maria Aparecida Junqueira
Mariangela Belfiore Wanderley
Maura Pardini Bicudo Véras
Com o apoio do PIPEq – Plano de Incentivo à Pesquisa da PUC-SP –, esta coletânea reflete sobre a situação pandêmica da covid-19 na cidade de São Paulo em diferentes áreas do saber. A perspectiva multidisciplinar pergunta: em tempos de pandemia, como a cidade e seus territórios propõem formas para sobrepor-se e/ou adaptar-se a esse cenário? Como quebrar o cerco e atravessá-la? A resposta foi interrogá-la, problematizá-la, dando margem ao surgimento de ideias que, na contramão do lamento e do negacionismo, energizasse o pensar afetando-o sensível e criticamente, investindo-o de indignação e de potência política, social, cultural, frente a um acontecimento desconhecido que afetou a nossa vida subjetiva e singularmente a nossa vida social. Todos os passos da pesquisa e seus resultados estão disponíveis em plataforma digital. Esperamos incitar novas discussões, abrir possibilidades de trocas entre as áreas de conhecimento, enfrentar os desafios anunciados, apreender nas fissuras do acontecimento as práticas inovadoras, as experiências alternativas, colocando em jogo confrontos e complexidades.
Impressão sob demanda | E-book
AS FORÇAS ARMADAS E O PODER CONSTITUINTE
a tutela militar no processo de transição política (1974-1988)
Pedro Fassoni Arruda
O livro "As Forças Armadas e o poder constituinte..." dedica-se ao estudo do lobby das Forças Armadas que contribuiu para sepultar importantes reivindicações democráticas, como a não ingerência dos militares em questões estritamente políticas, a punição dos criminosos da ditadura, a revisão da Lei de Anistia, o desmantelamento dos serviços de inteligência e a desmilitarização das polícias. Como bem assinala José Genoino Neto, no prefácio, este livro é uma importante contribuição para o entendimento e enfrentamento de tais graves questões nacionais.
Impressão sob demanda | E-book
COLONIZAÇÃO NEOLIBERAL DE JERUSALÉM
Bruno Huberman
"Colonização neoliberal de Jerusalém" debruça-se sobre a contradição entre o avanço do desenvolvimento neoliberal e a continuidade de políticas coloniais de Israel em Jerusalém Oriental. Em oposição àqueles que entendem o entrelaçamento entre medidas coloniais e neoliberais como um paradoxo, este livro argumenta que o colonialismo neoliberal permite a Israel reproduzir a subjugação dos palestinos em Jerusalém Oriental como resultado “natural” das relações de mercado. Por um lado, infraestruturas coloniais são construídas como se fossem a mera adaptação da cidade à globalização neoliberal. Por outro lado, há a formação de um anticolonialismo neoliberal entre os palestinos que não consegue enfrentar verdadeiramente o avanço colonial de Israel.
Impressão sob demanda | E-book
PODER CONSTITUINTE E DEMOCRACIA
a atuação das esquerdas e dos movimentos sociais na transição política (1984-1988)
Pedro Fassoni Arruda
O livro "Poder constituinte e democracia..." contribui, de maneira didática, com informações detalhadas e reflexões diversas, importantes e, ainda até hoje, pouco divulgadas e conhecidas sobre os meandros, as articulações de bastidores utilizadas no Congresso Constituinte, de seus preparativos e de seu produto final: a Constituição Federal de 1988. Pedro Fassoni vai fundo no assunto, sem se deixar levar pelo grande entusiasmo da época, em que muitos grupos políticos e populares viam a Constituição como panaceia para resolver muitos de nossos males. Ao aprofundar suas pesquisas, enfatiza o significado histórico da participação dos movimentos sociais e populares na vida política. A leitura deste livro torna-se imprescindível e obrigatória. Não basta inscrever direitos na Constituição. É urgente efetivá-los. (Amelinha Teles)