Impressão sob demanda | E-book
JUVENTUDES
violência, biocultura, biorresistência
Silvia Helena Simões Borelli
Rosana de Lima Soares
A coletânea "Juventudes: violência, biocultura, biorresistência" encontra-se estruturada em duas partes: a primeira dialoga com as mediações e as narrativas juvenis em textos que debatem apropriações midiáticas e formas de resistência por meio de plataformas audiovisuais, redes sociais e formatos documentais para a denúncia de violências e segregações, bem como para a organização em grupos e coletivos juvenis, ampliando sua visibilidade e modos de inserção social. Na segunda parte, as mediações são compreendidas por meio de ativismos juvenis nas áreas educacionais, de saúde e em programas de proteção às populações vulneráveis; textos que fazem interlocução com políticas sociais – públicas ou privadas – e com ações e produções político-culturais mais autônomas.
E-book gratuito
MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL
uma agenda permanente de pesquisa
Mariangela Belfiore Wanderley
Rosangela Dias Oliveira da Paz
Ademir Alves da Silva
Rachel Raichelis
Em comemoração aos 50 anos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP e, especialmente, dos 34 anos de existência do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais – Nemos, esta publicação traz a público estudos, pesquisas e debates de docentes, pesquisadores e estudantes desse Núcleo de Estudo. Uma contribuição àqueles que militam, atuam e pesquisam sobre movimentos sociais.
E-book gratuito
NOVA-VELHA MORFOLOGIA DO TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL
TICs e pandemia
Raquel Raichelis
Damares Vicente
Nuria Pardillos Vieira
Ademir Alves da Silva
Esta coletânea, fruto da produção intelectual do Netrab, revela-se uma contribuição fecunda para o desvendamento do mundo do trabalho no capitalismo contemporâneo, ao enfrentar o desafio de decifrar, sob múltiplos aspectos, os fundamentos da relação entre capital e trabalho, em tempos de domínio do capital. O referente inovador das análises desenvolvidas, como apontam suas autoras, e a hipótese de que há, no Serviço Social, uma nova (velha?) morfologia do trabalho.
E-book gratuito
POLÍTICAS SOCIAIS, CONTRARREFORMA DO ESTADO E "AJUSTE FISCAL"
Ademir Alves da Silva
Rachel Raichelis
"Políticas sociais, contrarreforma do Estado e 'ajuste fiscal'", sob a organização do Neppos – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Sociais, é um livro fundamental para o aprofundamento a respeito das políticas sociais no contexto do capitalismo contemporâneo. A potência de seu diagnóstico a respeito dos problemas é instigante e merece uma leitura atenta em cada capítulo, sobretudo por todEs que se incomodam com os tempos de barbárie e buscam fortalecer suas armas da crítica. (Áquilas Mendes)
Impresso | E-book
TECITURAS DAS CIDADES
História, memória e deslocamentos humanos
Arlete Assumpção Monteiro
Edgar da Silva Gomes
Yvone Dias Avelino
Os textos de "Tecituras das cidades. História, memória e deslocamentos humanos" dizem respeito às temáticas voltadas para os estudos dos deslocamentos humanos em suas mais variadas formas de abordagem: são olhares teóricos e sínteses sobre a memória e história dos mais variados objetos de estudos, que se tornaram, por sua relevância, migrações representativas de uma coletividade humana em busca de novos horizontes.
E-book gratuito
VIREI SERVIÇO! E AGORA?
Aldaíza de Oliveira Sposati
Raquel Cristina Serranoni da Costa
Thiago Agenor dos Santos de Lima
Ademir Alves da Silva
Rachel Raichelis
Esta coletânea, resultado de trabalho coletivo de pesquisadores do Nepsas – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social –, dedica-se a apresentar análises sobre a ética, a natureza pública e a constituição dos serviços socioassistenciais, estabelecendo comparativos com a legislação Basca dos serviços sociais.
Compêndio Legislação Basca: CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD
Impressão sob demanda | E-book
ALTERIDADE, RASTROS, DISCURSOS
Maria Constança Peres Pissarra
A coletânea "Alteridade, rastros, discursos" busca refletir sobre questões contemporâneas fundamentais – alteridade, racismo, tolerância, multiculturalismo, refugiados, direitos humanos, poder – enquanto conceitos interdependentes e impossíveis de serem pensados de forma isolada, pois requerem uma reflexão em rede pela complexidade e tensões que encerram.